A noite sombria da alma (que eu acho que o nome correto seria “A noite sombria do ego”) é um período que a maioria das pessoas passa durante um despertar espiritual, caracterizado por sentimentos de depressão, falta de significado, apatia, ansiedade, angústia, solidão, desconexão etc.
Por que eu acho que esse outro nome é o adequado? Pois é exatamente durante esse processo que o ego, aos poucos, começa o seu processo de dissolução, e isso pode causar um extremo sofrimento e angústia existencial.
Na verdade, a noite sombria da alma, é um dos “sintomas” mais comuns do despertar espiritual.
É o período da sua vida em que você passa por uma depressão espiritual, uma crise existencial, na qual a vida perde o sentido e o propósito para você.
Por que isso acontece? Pois o seu ego, a falsa identidade que você criou e está identificado, começa a se desintegrar. Com isso, tudo que estava ligado aquela identidade, de repente, começa a cair junto com ela.
Você não sabe mais o que quer, não vê mais significado e sentido nas coisas, (mesmo aquelas que antes você era identificado), você se sente totalmente desorientado e perdido, em relação a quem você é, sobre sua vida, sobre seu propósito, sobre a razão de sua existência.
Você pode chegar até a ter pensamentos de suicídio! De não ver mais sentido em nada, de não querer fazer mais nada, pois a vida não tem mais sentido!
Mas calma lá! Por mais insuportável que isso possa parecer, isso está acontecendo por um motivo superior!
Pode ser difícil de achar que esse período, que talvez você esteja passando, possa ter algo bom por trás. Mas eu te garanto que, no final, você verá que isso foi a melhor coisa que poderia ter te acontecido!
Sabe por que isso está acontecendo com você? Simplesmente para dissolver tudo o que não é você, tudo o que não é autêntico em você, todas as máscaras que você criou, retirar toda a falsidade que existe em você.
É uma limpeza que está ocorrendo! Tudo o que não te serve, está sendo jogado fora, para que, no final, só reste o verdadeiro, a verdade de quem você é! A sua natureza de Buda! Seu ser autêntico! Isso é parte de sua evolução espiritual.
Continue firme nessa jornada de descamação! Só o real restará. O falso ira morrer.
“A iluminação é um processo destrutivo. Não tem nada a ver com tornar-se melhor ou ser mais feliz. A iluminação é a desmoronação do falso. É ver através da fachada das aparências. É a completa erradicação de tudo o que imaginávamos ser verdade”
Adyashanti
Deixe um comentário