Se inscreva no meu canal do Youtube e receba mais conteúdos!

Acessar!

O Movimento da Nova Era | A Rejeição de Deus e a Falsa Espiritualidade Moderna

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Davi Klein
em março 6, 2024

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Compartilhe agora mesmo:

“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também,”

2 Timóteo 3:1-5

Esse texto foi inspirado pelo post da Doreen Virtue (eu só fiz alguns acréscimos e modifiquei algumas partes), em que ela explica as 10 razões pelas quais o Cristianismo e o movimento da Nova Era não podem coexistir (como as teses da nova era contradizem o que Jesus ensinava).

Basicamente o Movimento Nova Era é uma mistura de religiões orientais (Hinduísmo e Budismo) com práticas ocultistas. A Nova Era, na verdade, não é nada nova, são ensinamentos que nos afastam da verdade e nos levam à confusão espiritual e à separação de Deus.

O Movimento Nova Era diz que tudo é permitido porque não existe certo ou errado. Os adeptos da Nova Era acreditam que estamos em uma jornada para nos tornarmos uma pessoa melhor, alcançando um nível mais elevado de consciência/consciência, em essência, para alcançar sua própria divindade.

Tudo está centrado no próprio prazer e na busca da felicidade, independentemente de como você chega lá. Eles agem espiritualmente enquanto rejeitam o poder que poderia torná-los piedosos. Então, temos pessoas que sabem instintivamente que Deus existe, mas não estão dispostas a desistir dos seus pecados, por isso se sentem atraídas aos ensinamentos da nova era, pois podem continuar vivendo a vida que costumam viver.

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

1 Timóteo 4:1

Eis algumas das características do pensamento da nova era:

  • Monismo“todas as coisas são um”. Tudo e todos são inter-relacionados e são interdependentes e que não há diferença real entre humanos, animais, objetos inanimados etc.
  • Panteísmo“tudo é deus”. Toda a criação tem uma essência divina; que tudo tem divindade dentro.
  • O homem é DEUS. Existem essas 3 formas principais nas quais a nova era concebe Deus:
  1. Deus como Consciência Cósmica – Muitas vezes os adeptos da Nova Era descrevem Deus como sendo o “Universo” ou alguma “Consciência Cósmica” ou “Mente Cósmica”. Deus, nesta visão, é essencialmente uma “Energia” ou “Força” dentro do universo que se acredita ser capaz de trazer bênção ou iluminação à vida humana. Porém, isso é problemático pois o universo teve início com o Big Bang há cerca de 13 bilhões de anos atrás. Todas as coisas (incluindo a energia) vieram a existencia neste momento do Big Bang – portanto a energia é algo criado, não o Criador.
  2. Deus como universo – Nosso universo teve um início, portanto não pode ser Deus, o Eterno. Os adeptos da nova era implicitamente acreditam que houve um momento em que Deus não existia (pois o universo não existia antes do Big Bang). Porém, isso é um erro lógico, pois Deus não pode ter sido originado do Nada e o nada absoluto não tem poderes causais para provocar qualquer transformação, mudança ou efeito. Então, se um Deus existe, ele teria que existir além do universo físico para trazer o universo à existência. Portanto, Deus não pode ser o universo e deve existir antes dele.
  3. Nós somos Deuses. Cada pessoa é divina e o objetivo ou propósito da vida é descobrir a nossa própria divindade.
  • O mal não existe – Como os adeptos da Nova Era não acreditam no mal, eles não aceitam a separação do homem de Deus pelo pecado. Mais uma vez, eles acreditam que as pessoas simplesmente ignoram a sua própria divindade, então a sua solução é procurar uma “consciência superior” através da meditação, yoga, cristais, canalização, guias espirituais e outras práticas ocultistas.
  • Reencarnação – Depois de morrermos renasceremos como um bebê para viver outra vida. Na forma tradicional (Hinduísmo), as reencarnações são necessárias para eliminar nosso karma ruim e alcançar a perfeição. Karma afirma que a condição atual de uma pessoa é determinada pelas ações de uma vida passada. A versão ocidentalizada do karma que os adeptos da Nova Era seguem dá menos ênfase ao karma ruim e acredita que a reencarnação é uma escalada ascendente em direção à perfeição.
  • Relativismo Moral – Como os adeptos da Nova Era acreditam no monismo ou que “tudo é um”, não há diferença entre o certo e o errado ou o bem e o mal. Os adeptos da Nova Era pensam em termos de cinza e não de preto e branco. É por causa dessa crença que ensinam que todas as religiões são verdadeiras e que existem múltiplos caminhos para Deus. Os adeptos da Nova Era defendem o relativismo moral, a visão de que não existem fatos morais objetivos. Para eles, não há código de ética herdado (como os 10 mandamentos). E, como resultado de não ter nenhum padrão externo pelo qual julgar as ações morais, o adepto da Nova Era tem que elaborá-las por si mesmo. Isso leva ao relativismo moral, no qual simplesmente escolhemos quais morais/valores seguiremos.

O problema é que o relativismo moral é algo muito danoso. Por exemplo, se alguém é um relativista moral, então com que base poderia ele ou ela dizer que a ação realizada por outra pessoa é moralmente boa ou má? A moralidade nesse caso vira uma mera opinião pessoal (visto que não há o certo e o errado objetivos).

Se os seres humanos simplesmente inventam a moral ao longo da vida, então quem pode dizer que o que Adolf Hitler fez aos judeus na Alemanha nazista foi inerentemente/moralmente mau? Na visão do relativismo moral, Hitler simplesmente criou o seu próprio sistema moral (isto é, superioridade racial, e que exterminar judeus é uma coisa moralmente boa para a humanidade), e pode ser minha crença moral subjetiva que amar alguém em vez de assassiná-lo nas câmaras de gás é um ato moralmente bom, mas, no relativismo moral, essa é apenas minha opinião sem peso.

Se o relativismo moral é verdadeiro, não há diferença objetiva entre amar o próximo e estuprar uma pessoa. Pois para mim, amar pode ser o que considero correto e para o agressor, estuprar pode ser visto como algo bom, portanto igualmente válido.

Ateistas dizem que Deus não existe e não pode ser a base da Moralidade. Eles percebem que se cortarmos a fonte transcendente da moralidade, então a humanidade terá de inventar a moral.

  • Contatos Espirituais – Os adeptos da Nova Era acreditam que existem guias espirituais, extraterrestres e entidades que procuram se comunicar com os humanos através de médiuns ou canalizadores.
  • Utopia ou Otimismo Evolutivo – O principal objetivo do Movimento Nova Era é trazer paz ao mundo ao entrar na Era de Aquário. Eles acreditam que isso acontecerá através de uma nova ordem mundial

Eis as principais diferenças entre o Cristianismo e a nova era:

  • O movimento da nova era glorifica o eu. Diz coisas como “Você é Deus”, “Você cria e manifesta a sua própria realidade”, “Acredite em si mesmo”. Já o cristianismo glorifica a Deus. Pessoas da nova era acreditam que o homem é Deus (apenas está inconsciente disso). Já o Cristianismo ensina que o homem é a criatura e Deus é o Criador. O homem é criado na imagem e semelhança de Deus mas não é Deus.
  • Deus, nas religiões monoteístas tradicionais, é transcendente acima de sua criação, e não, como acreditam os adeptos da Nova Era, parte do universo.
  • Muitos adeptos da Nova Era, por exemplo, usam termos como “autoconhecimento”, “iluminação” ou “crescimento espiritual” para descrever o processo em que a pessoa se torna consciente de sua natureza divina. Os adeptos da Nova Era também tendem a usar o termo “iluminação” para se referir a um estado superior de consciência que se tornará comum numa “nova era”.
  • O movimento da nova era diz: “Siga o seu coração e faça o que te faz feliz”. O Cristianismo diz: “Siga e obedeça Jesus, pois o seu coração pode te enganar”.
  • A Nova Era recorre aos mestres ascencionados, aos guias espirituais, ao universo, à astrologia e aos anjos em busca de ajuda; O Cristianismo segue apenas a Santíssima Trindade. Muitos adeptos da Nova Era acreditam que Jesus conseguiu alcançar a iluminação espiritual e que veio para ensinar outros como alcançar o mesmo. Além disso, o fato de Jesus ser apenas mais um indivíduo espiritualmente iluminado, talvez como os adeptos da Nova Era acreditam em Buda e Zoroastro, não consegue dar sentido à mensagem e ao autoconceito do próprio Jesus. A visão do próprio Jesus sobre Deus (um conceito monoteísta pessoal), o pecado (alguns atos são objetivamente maus e contrários à vontade de Deus) e a situação humana (todos os seres humanos são pecadores aos olhos do Deus de Jesus e, portanto, requerem um salvador para perdoá-los) contradizem abertamente as crenças da Nova Era relativas à “Consciência Crística” (de que Jesus veio para nos ensinar uma consciência da nossa divindade). Na opinião do próprio Jesus, o seu propósito divinamente ordenado era salvar os pecadores, e não ensinar aos seres humanos que eles próprios são divinos.
  • A Nova Era tenta prever e controlar o futuro; O Cristianismo confia a Deus o futuro.
  • A Nova Era diz que não existe pecado, inferno, diabo ou demônios; O Cristianismo acredita nos ensinamentos de Jesus sobre o pecado, o inferno, o diabo e os demônios na Bíblia Sagrada.
  • A Nova Era depende de livros canalizados, cartas e leituras psíquicas para orientação; O Cristianismo depende da oração e da Bíblia.
  • A Nova Era diz que Jesus é um “mestre ascensionado” ou “apenas um homem que foi iluminado”. O Cristianismo diz que Jesus era o próprio Deus encarnado (sendo 100% divino e 100% humano) e está agora à direita do nosso Deus Pai Celestial, como o segundo membro da Santíssima Trindade. Todos estaremos diante de Deus no dia do julgamento, e queremos que Jesus esteja conosco para atestar que fomos perdoados pelos nossos pecados.
  • A Nova Era diz que você entra no céu “sendo uma boa pessoa” ou “fazendo boas obras”; O Cristianismo diz que não são as suas obras que o salvam – é a graça de Deus que nos salva através da nossa fé na vida, morte e ressurreição do nosso Salvador Jesus (que foi a única pessoa sem pecado e verdadeiramente boa que andou na terra). O amor de Deus não nos dá licença para fazer o que quisermos.
  • A Nova Era tenta “manifestar” seus desejos e vontades; O Cristianismo confia na promessa de Deus de atender às necessidades dos crentes.
  • A Nova Era diz que existem muitos caminhos para Deus; O Cristianismo cita as próprias palavras de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
  • Para o pessoal da nova era, amor significa você aceitar as pessoas como elas são e aprovar todas as formas como elas escolhem viver suas vidas. O amor, para os Cristãos, significa direcionar as pessoas aos evangelhos, pois Jesus é o único caminho a Deus e que oferece salvação ao perdoar nossos pecados
  • Cuidado com o cristianismo progressista, que segue uma caricatura/adaptação de Cristo (criam a sua própria versão de quem Cristo era em suas mentes) e não o Cristo Real relatado nas escrituras.
  • A nova era não gosta de religiões organizadas, alegando que são intolerantes e que só possuem o desejo egoista de preservarem suas tradições (ao invés de serem abertas a novas ideias).
  • Trabalhadores de luz se veem como seres que evitam cair em vibrações negativas, e escolhem permanecer em vibrações mais elevadas como amor, compaixão, etc. A nova era vê o conflito, a discussão e o debate como coisas ruins e que devem ser evitadas, pois levam a separação. Porém, o conflito, o debate entre ideias diferentes é algo extremamente importante, pois nos leva a amadurecermos intelectualmente e a abrirmos nossa mente a novas ideias. A capacidade de “discutir” as nossas ideias é uma liberdade que deve ser protegida. Essa liberdade é a própria base daquilo que constitui uma sociedade saudável, na qual a liberdade de expressão é protegida e onde o progresso moral é possível.
  • Pessoas da nova era acreditam em reencarnação. A reencarnação, especialmente nas sociedades hindus, muitas vezes resulta na marginalização das pessoas e no sofrimento de estigma e discriminação como resultado da sua posição na sociedade. Muitas vezes também se sentem presos e incapazes de mudar a sua própria situação para melhor. Os hindus de status inferior acreditam que estão presos na miséria por causa de eventos e decisões desconhecidas e incontroláveis ​​​​que supostamente tomaram em uma vida anterior.
  • A união das religiões- Muitos adeptos da Nova Era parecem sugerir que diferentes religiões mundiais são apenas formas diferentes de conhecer Deus ou de entrar em contato com a “realidade última”. Pense na analogia da montanha, em que “Todos os muitos caminhos levam ao topo da montanha”. Os adeptos da nova era dizem que fazer uma declaração/reinvindicação de exclusividade é algo intolerante, como por exemplo você dizer que “Jesus Cristo é o caminho”, ou que “Allah é o unico caminho”. Então, a solução é dizer que todas as religiões se equivalem e levam a Deus. O problema, contudo, é que a afirmação dos adeptos da Nova Era de que “todos os caminhos” conduzem a Deus é também uma reivindicação de exclusividade, no sentido de que afirma dogmaticamente que todas as religiões, se não a maioria, são falsas. As religiões fazem afirmações de verdade exclusivas sobre a realidade e a teologia e, como resultado, não há duas religiões que possam ser harmonizadas uma com a outra sem causar grandes danos aos princípios centrais de uma religião específica, incluindo os princípios de quem é Deus, o que Deus é e como podemos conhecer esse Deus específico. A crença da Nova Era de que todas as religiões levam a Deus não pode ser logicamente verdadeira.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

  • Camila disse:

    Que texto incrível e revelador!
    Consegui entender em poucos minutos as diferenças .. excelente 🌷🙏🏻

  • Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

    Se inscreva no meu canal do Youtube!

    Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.