Se inscreva no meu canal do Youtube e receba mais conteúdos!

Acessar!

Você Tem Baixa Autoestima? Descubra Agora!

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Davi Klein
em outubro 10, 2020

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Compartilhe agora mesmo:

Pessoas com baixa autoestima tendem a ver o mundo como um lugar hostil e foram condicionadas a enxergar a si mesmas como vítimas.

Possuem diversos medos como: medo de expressarem quem realmente são para o mundo (de serem autênticas), de serem assertivas, de errar, de tomar riscos e, por conta disso, acabam perdendo diversas oportunidades e acabam se sentindo impotentes e frustradas consigo mesmas.

A autoestima é a reputação que adquirimos com nós mesmos. É algo íntimo, está relacionado ao seu mundo interno e não a coisas externas.

A verdade é que todos os problemas relacionados a baixa autoestima são relacionados a sua autoimagem, sua identidade, a maneira como você se define, as crenças inconscientes que possui sobre si mesmo.

A baixa autoestima se origina a partir das imagens mentais e crenças negativas que você construiu a respeito de si mesmo, que você acredita “serem você”. Porém, na verdade, são todas ilusões, são apenas pensamentos que acabamos nos identificando e que se tornaram nossa história, a forma como nos vemos.

A baixa autoestima, portanto, tem total relação com o seu autoconceito. Nathaniel Branden diz no seu livro “The Six Pillars of Self-Esteem“, que “O autoconceito é o destino“, ou seja, a forma como você se define acaba influenciando toda a sua vida,e prediz tudo o que ocorrerá nela!

O seu autoconceito diz até onde você irá chegar na vida! Se você tem uma visão ruim a respeito de si mesmo, se você não achar que merece sucesso, que não merece respeito, que não merece viver, então esse será o seu destino!

Como Nathaniel Branden diz a obtenção de uma autoestima saudável está relacionada ao progresso espiritual, ou seja, a expansão dos seus níveis de consciência. Está relacionado com você largar essa falsa noção de eu que você construiu acerca de si mesmo, de você dissolver o seu ego frágil e medroso e de você descobrir a sua divindade interior!

A melhor maneira de você ter uma alta autoestima é você se livrando do ego e descobrindo o seu verdadeiro ser! E a maneira mais fácil de fazer isso é através da meditação, pois você aprende a não se identificar com os seus pensamentos, você aprende somente a observá-los sem se envolver no fluxo mental.

Com isso, você acaba percebendo que você não é o seus pensamentos e sim a testemunha, aquele que observa a mente. A sua noção de “eu” acaba mudando totalmente com isso!

O Nathaniel Branden no seu livro “The six pillars of self esteem” diz que os 6 pilares da autoestima (a prática de viver conscientemente, a prática da responsabilidade pessoal, a prática da autoaceitação, a prática da auto-assertividade, a prática de viver com próposito e a prática da integridade pessoal) são todas operações da própria consciência!

Por isso, a subida da autoestima pode ser vista realmente como um progresso espiritual de expansão da sua consciência e dissolução do seu ego frágil e inseguro. Lembre-se que o seu verdadeiro ser é a consciência pura, você é como o céu infinito!

Existem muitas pessoas que sofrem de baixa autoestima, porém as vezes os sinais não são óbvios. Vou lhe dar alguns sinais para você ficar mais consciente, caso note esse comportamento em você ou nos outros. Identificar é o primeiro passo para a melhoria!

1° Dificuldade em estar sozinho

Pessoas com baixa autoestima não gostam de passar o tempo sozinhas, consigo mesmas, pois geralmente não gostam delas mesmas. Procuram a todo o momento estar perto de pessoas para preencherem o seu “vazio interior”

2° Colocar os outros acima de si mesmo

Deixar os outros opinarem e dirigirem sua vida, não expressar seus sentimentos, necessidades e não estabelecer seus limites pessoas.

Ser o famoso “People Pleaser“, o “Nice Guy”, que coloca os outros sempre na frente de si mesmo. Você nunca vive autenticamente, nunca mostra seu verdadeiro ser para os outros.

Você vive para agradar os outros mas nunca se sente retribuído, nunca se sente amado de fato, pois ainda não aprendeu a amar a si mesmo acima de tudo, a ser um “Egoísta Saudável”.

Pare de cumprir as expectativas dos outros, porque essa é a maneira de você cometer suicídio. Você não está aqui para satisfazer as expectativas de ninguém e ninguém está aqui para satisfazer suas expectativas.

Nunca torne-se uma vítima das expectativas dos outros e não faça qualquer um vítima das suas expectativas. Respeite o seu ser!

3° Dificuldades em dizer não!

Relacionado ao item anterior, ligado ao respeito próprio. Se você é uma pessoa que tem dificuldades de ser assertivo, de manter sua integridade e estabelecer limites pessoais do que tolera de outras pessoas ou não, você sofrerá muito essa vida.

Se você não se respeita, as outras pessoas não irão te respeitar também. Se você não tiver um roteiro, um plano para a sua vida, pode ter certeza que outra pessoa terá um pra você.

4° Colocar os outros para baixo

Atitude típica de pessoas com falta de amor próprio. Elas, por se sentirem mal consigo mesmas, tentam trazer todas as pessoas para o mesmo nível dela, seja por meio de críticas, falar mal, ridicularizar etc.

5° Medo de cometer erros e Perfeccionismo

Pessoas com baixa autoestima não acreditam em si mesmas e isso cria um medo em cometer erros e falhas. Elas nem tentam atingir seus objetivos, metas pois acreditam não serem capazes disso.

Pessoas com baixa autoestima são facilmente perturbadas com seus problemas, não conseguem tomar ação para resolvê-los.

Além disso, tendem a ser perfeccionistas. Isso não é uma qualidade! Perfeccionismo pode ser uma coisa muito destrutiva, bloqueadora de talentos e oportunidades.

Um perfeccionista é alguém que vive com um constante sentimento de falha por suas conquistas, não importa o quão impressionantes elas sejam, nunca parecem o bastante. 

6° Escolha ruim de amigos e atividades

Como são as pessoas que você se cerca? Como são seus comportamentos? Elas são pessoas que te inspiram a se desenvolver, que ressaltam suas qualidades, que você admira e que pode se espelhar?

Semelhante atrai semelhante. Fique consciente com quem você está passando o seu tempo, pois você tende a se aproximar e atrair pessoas “iguais” a sua frequência energética.

Se você é uma pessoa negativa, vai atrair outras pessoas negativas para perto de você, pois vocês “combinam”, podem falar dos mesmos assuntos negativos e o relacionamento de vocês é firmado nesse ponto comum da negatividade.

Uma pessoa negativa não consegue se sentir a vontade com uma pessoa que tem grande amor próprio, positiva, assim como uma pessoa de baixa autoestima não se sente a vontade com uma pessoa com uma autoestima elevada.

Por isso, comece a observar seus “amigos” e analise bem o comportamento deles: se são pessoas realmente positivas para com a vida, se são pessoas que estão crescendo, com entusiasmo etc. Se você perceber que a maioria dos seus amigos não são dessa forma, está na hora de você rever com quem você anda!

Além disso, uma baixa autoestima faz com que você se envolva em hábitos destrutivos, maléficos e prejudiciais a sua saúde física e mental. Por isso, comece a tomar consciência das coisas que você costuma fazer durante o dia.

Faça uma lista das coisas que você percebe que não estão te fazendo bem (que sugam a sua energia). Vou dar alguns exemplos de áreas importantes que você deve analisar como é sua conduta:

  • Alimentação
  • Tempo gasto em mídias sociais
  • Tipo de conteúdo que você consome
  • Exercícios
  • Cuidado pessoal (aparência, higiene)
  • Hobbies
  • Substâncias entorpecentes, drogas
  • Pornografia, masturbação, sexo
  • Amizades, relacionamentos

Uma pessoa que ama verdadeiramente a si mesma não se engaja em hábitos e atividades destrutivas. Portanto, é muito útil começar a avaliar o seu próprio comportamento em relação a si mesmo

7° Não sair de sua zona de conforto

O crescimento só é possível no desconhecido e não no familiar, no confortável. Como que é possível crescer se você só fica no mesmo ambiente familiar, seguro e previsível? O crescimento, o aprendizado só ocorre ao você se expor a novas situações, ao enfrentar seus medos, ao se arriscar!

A todo o momento, o crescimento do homem é otimizado se ele se inclina além de seus limites, de sua capacidade, de seu medo. Ele não deve ser preguiçoso, felizmente estagnado na sua zona de segurança e conforto.

E nem deve se forçar muito, se estressando desnecessariamente e não metabolizando a experiência. Ele deve estar um pouco fora de sua zona de conforto e medo, constantemente, em tudo o que faz.

Sempre esteja um pouco fora de seus limites!

8° Comparação excessiva

Pessoas com baixa autoestima costumam se comparar constantemente com outras pessoas. Vivem na base da comparação. Essa comparação pode ser de 2 tipos: Se achar superior aos demais, ou inferior a todo mundo.

Pessoas que se acham superiores aos demais também são inseguras. Alguém que está a vontade consigo mesmo, que possui uma autoestima saudável, não se considera superior e nem inferior aos demais.

Na verdade, ela nem pensa em se comparar com os demais, pois está a vontade com a sua própria vida, está internamente feliz e completo, por isso, não fica perdendo o seu tempo “olhando para o gramado do vizinho”

9° Constante julgamento a si mesmo e aos demais

Você tem uma voz crítica na sua cabeça, que te critica o tempo todo? Os seus pensamentos recorrentes são positivos ou negativos? Como são os pensamentos que você costuma ter em relação a si mesmo?

Se você é crítico e costuma julgar a si mesmo pode ter certeza que você também é crítico e julga os demais.

O seu relacionamento consigo mesmo é a base de todos os outros relacionamentos, portanto, se você costuma se criticar, julgar negativamente, você tratará os outros da mesma forma.

Só pessoas que se amam e respeitam conseguem amar e respeitar os outros seres. E ai, como você se relaciona consigo mesmo?

10° Esconder partes de si mesmo

Você tem medo de que as pessoas descubram algo sobre você? Alguma insegurança sua talvez? Algum “segredo sujo” seu?

Tem medo de ser vulnerável, de demonstrar seus sentimentos, admitir suas falhas, de dizer a verdade, de falar suas necessidades? Tem medo de se expressar, de ser assertivo?

Resumindo: Você tem medo de ser você mesmo? De ser autêntico?

Essa é a maior tristeza de todas: não conseguir ser você mesmo, e esse é todo o problema da autoestima baixa. Você não se sente a vontade com o seu próprio ser! Você se considera insuficiente, sem valor!

Deixe te fazer uma pergunta: Por que motivo você esconderia partes de si mesmo? Por que você tem medo de ser quem você é, de aceitar a sua totalidade, tanto suas partes “ruins” como “boas”? Qual motivo levaria uma pessoa a não ser autêntica, de ter medo de ser ela mesma?

O motivo é o seguinte: Você foi condicionado desde cedo a achar que você não é bom o suficiente do jeito que você é! Desde o momento em que você nasceu, uma chuva de condicionamento sociais, crenças limitantes caíram em cima de você, por meio da sua família, dos amigos, da escola, da mídia, da sociedade.

Toda a sociedade foi estruturada para fazer você se desviar do seu ser original, abundante, ilimitado, autêntico, ou seja, de sua divindade interior. Com isso, você começa a acreditar que você é insuficiente, que o seu ser não é bom o suficiente, que você não tem valor etc.

Você começa a acreditar que deve se tornar outra pessoa, pois o seu ser não é aceito como ele é. Percebe? Você é ensinado a odiar a si mesmo! Como você pode amar a si mesmo se é ensinado a se tornar alguém diferente de quem você é?

Ninguém nunca te aceitou da forma que você é. Com isso, você acaba desenvolvendo um Ego, um falso eu, para se adequar a sociedade.

O problema é que você ficou tão identificado com esse falso eu que você nem se relembra do seu ser original, que é abundante, feliz, alegre, pacífico por natureza.

Ele possui toda a autoestima do mundo, pois é a sua divindade interior! É no seu “ser autêntico” que se encontra toda a felicidade, tudo o que você procura!

Isso que é o autoconhecimento! É você se conhecer verdadeiramente, descobrir o seu verdadeiro ser por trás de todos esse condicionamentos, falsidades e mascaras que você acabou construindo. Ou seja, é você se libertar do falso eu, o ego!

E é nisso que eu quero te ajudar! Foi pra isso que eu criei esse site e meu canal no Youtube! Portanto, agora que você sabe o motivo real de você não ter uma autoestima foda, que é essa identificação com o falso eu, sua prioridade deve começar a mudar.

Você deve focar toda sua vida no autoconhecimento, em descobrir a sua verdadeira natureza! Essa é a solução para todos os seus problemas!

Portanto, não deixe de acompanhar o meu canal e os artigos desse site, pois te auxiliarei a encontrar o seu verdadeiro ser!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.