“As muitas faces do medo são familiares para todos nós. Já sentimos uma forte ansiedade e pânico. Já fomos congelados e paralisados pelo medo, com as palpitações e apreensões que o acompanham. Preocupações são medos crônicos. Paranoia é o extremo do medo. Em formas mais suaves, ficamos inquietos. Quando ele é mais severo ficamos assustados, cautelosos, bloqueados, tensos, acanhado, calados, defensivos, desconfiados, ameaçados, inseguros, temerosos, suspeitos, tímidos, presos, culpados e cheios de medo do palco. Existe o medo da dor e do sofrimento, medo de viver, medo de amar, medo da proximidade, medo da rejeição, medo de falhar, medo de Deus, medo do inferno, medo da condenação, medo da pobreza, medo do ridiculo e da crítica, medo de ser preso, medo da inadequação, medo do perigo, medo da desaprovação, medo do tédio, medo da responsabilidade, medo de tomar uma decisão, medo da autoridade, medo da punição, medo da mudança, medo da perda de segurança, medo da violência, medo do desconforto, medo do sexo, medo de ficar por conta própria e medo do próprio medo.“
David R. Hawkins
Medo
“Tenho que ter cuidado com o que falo. Alguém vai me atacar, não posso confiar em ninguém. Então vou manter minha segurança e nunca deixarei ninguém chegar muito perto.“
Uma pessoa em medo
Medo: É um nível de energia caótico. O medo é um “sentimento de ansiedade e agitação causada pela presença ou proximidade de perigo, maldade, dor, etc.” É a timidez; o temor; a apreensão.
O medo é um nível de energia caótico. Por causa de sua natureza caótica, o medo é uma emoção que não gostamos de sentir. Tentamos ao máximo evitá-lo, porque não é confortável. Tentaremos escapar, suprimir e fingir que ele não está lá.
Enquanto nos níveis de consciência da apatia e tristeza os processos de pensamento são bastante lentos e entorpecidos, no medo a mente corre solta, cheia de preocupações.
O medo obscurece completamente nossa capacidade de enxergar a realidade tal como ela (distorce nossa percepção do que está acontecendo) é e muitas vezes não conseguimos pensar no que fazer (nossas mentes ficam brancas e não conseguimos realizar nenhuma ação).
O medo é uma emoção que também experimentamos quando não há realmente a presença ou proximidade de perigo, pois um simples pensamento de medo pode desencadear as mesmas reações, como se a ameaça estivesse acontecendo e presente (mesmo ela não estando).
O medo também pode se manifestar como uma sensação geral de ansiedade que parece permear todas as nossas atividades. Outra qualidade do medo é defensividade. Nesse nível buscamos a proteção e evitamos lugares, informações novas e pessoas desconhecidas. Tímida para ser o centro das atenções, geralmente uma pessoa presa nessa nível de consciência ficara obscurecida no pano de fundo.
O medo é uma emoção extremamente debilitante. Isso esgota nossa força e muitas vezes nos coloca em um estado de imobilidade, que não é como a apatia, com seu peso e dormência, mas que é mais como estar congelado, tenso e incapaz de se mover ou fazer uma decisão.
Formas de diminuir o medo
Grande parte da mídia de massa, bem como a chamada mídia “alternativa” é baseado no medo, desejo e raiva. Confira os relatórios em jornais, na TV e online, e você verá que há muito intenção de semear o medo e o sentimento de ser vítima de um mundo caótico. Ler muitas notícias baseadas no medo tende a enfraquecer o seu estado. Portanto, evite o consumo excessivo de tais informações.
Caminhos para a cura e ascensão da faixa de energia do medo incluem relaxamento e ainda mais relaxamento. Massagens, saunas, spas, são bons lugares para as pessoas presas nesse nível se regenerarem e se moverem mais alto.
Além disso, confrontar a raiva reprimida (perdão) e expressar essa raiva também é uma ótima forma de transcender esse nível.
Perguntas para deixar ir medo
- O que você não quer que aconteça?
- O que você está tentando evitar?
- Qual seria a pior coisa que poderia acontecer?
- Algo está ameaçando você?
- O que não pode acontecer em nenhuma circunstância?
- Alguém está atrás de você?
- Quais são os males do mundo?
- Por que você precisa de seguro?
- O que você está escondendo?
- Qual é a sua relação com o desconhecido?
- Como você se sente sobre o paranormal?
- O que é assustador para você?
- De quem você espera orientação e respostas?
- Qual é a pior coisa que pode acontecer?
Deixe um comentário