“O reino de Deus não vem com coisas que podem ser observadas; não dirão ‘Aqui está’ ou ‘Ali está’, porque o reino de Deus está dentro de você”
Jesus Cristo
“Quando você atinge a iluminação, você não se torna uma nova pessoa. Na verdade, você não ganha nada, apenas perde algo: se desprende de suas correntes, de suas amarras, deixa para trás seu sofrimento. A iluminação é um processo de perda. Quando não há nada mais a perder, esse estado é o nirvana. Esse estado de completo silencio pode ser chamado de iluminação”
OSHO
Também conhecida por nomes como Autorrealização, Fim do sofrimento, Salvação, Nirvana, Unidade, Céu, Moksha e Satori, a iluminação espiritual é essencialmente uma mudança da identificação do ego ilusório para o “Eu” expansivo, mais amplo, primordial e eterno.
A iluminação espiritual não é algo que você obtém, mas uma experiência de perda, desilusão e a morte da identificação com o falso ego.
Eckhart Tolle explica, no seu livro “Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência” que o estado mental padrão da maioria das pessoas é caracterizado por uma espécie de distúrbio, um certo grau de insanidade e loucura. É só você olhar o comportamento do ser humano ao longo da história: guerras, violências, torturas, criação de dispositivos de destruição em massa, paranoia, etc…
Porém, há uma possibilidade de transformarmos nossa consciência, de passarmos por uma revolução interior, uma espécie de purificação de todos esses condicionamentos egoicos. Como o Eckhart Tolle diz no seu livro:
A maioria das religiões e tradições espirituais compartilha a ideia de que nosso estado mental “normal” é prejudicado por uma imperfeição fundamental, o distúrbio a que me referi. No entanto, além dessa percepção da natureza da condição humana – que podemos chamar de má notícia -, há uma segunda percepção, ou a boa notícia, que é a possibilidade de uma transformação radical da nossa consciência. Nas mensagens hinduístas (e, em alguns casos, também no budismo), essa mudança é chamada de iluminação; nos ensinamentos de Jesus, de salvação; no budismo, de fim do sofrimento. Outros termos usados para caracterizá-la são libertação e despertar.
Eckhart Tolle
O mestre espiritual Eckhart Tolle também diz:
“O segredo da vida é morrer antes de morrer – e perceber que não existe morte.“
Então, como você pode ver, há um tema rodando aqui; o da destruição, da morte e da perda de algo – isto é, as muitas ilusões que obscurecem nosso acesso à realidade e à consciência.
O nosso “eu real” é conhecido por vários nomes, como a Verdadeira Natureza, Espírito, Ser, Presença, Eu Divino, Consciência Crística, Consciência Não-dual, Brahman e assim por diante.
“A iluminação é, no fim, nada mais do que o estado natural de ser. Se você retirar toda a terminologia complexa e todo o jargão complexo, a iluminação é simplesmente retornar ao nosso estado natural de ser. Um estado natural, é claro, significa um estado que não é artificial (inventado), um estado que não requer esforço ou disciplina para ser mantido, um estado de ser que não é intensificado por qualquer tipo de manipulação da mente ou do corpo – em outras palavras, um estado que é completamente natural, totalmente espontâneo.
E, é claro, quando estamos falando da iluminação ou do despertar espiritual, estamos falando sobre despertar da mente, despertar do ego“
Adyashanti
A experiência da iluminação espiritual em si é descrita por místicos, sábios e pessoas santas ao longo dos tempos como amor sem limites, uma profunda paz interior, total liberdade e libertação do medo da morte.
Lembre-se: a iluminação não é algo que acontece por acaso e chega a um ponto final. Não! A iluminação começa, mas nunca termina. É um processo contínuo. Ele se torna cada vez mais enriquecido. E quando as coisas continuam se tornando cada vez mais enriquecidas, como você vai voltar para trás? Quem se lembra do caminho de volta, do passado? Porque todos os dias você está enfrentando uma nova revelação, uma nova luz, uma nova alegria. Todo dia é tão novo que não há necessidade de olhar para trás.
OSHO
Como obter a iluminação espiritual?
A iluminação espiritual é um caminho sem caminho, que nunca pode ser ensinado, mas apenas indicado.
“Por nós mesmos o mal é feito,
Sozinhos nós suportamos a dor,
Por nós mesmos, deixamos de errar,
Por nós mesmos nos tornamos puros.Ninguém nos salva senão nós mesmos.
Karma: A Story of Buddhist Ethics, by Paul Carus
Ninguém pode e ninguém pode.
Nós mesmos devemos trilhar o caminho:
Os budas apenas mostram o caminho.“
Nenhum ensinamento espiritual é um caminho direto à iluminação. Na verdade, não existe um caminho para a iluminação, simplesmente porque a iluminação está sempre presente em todos os lugares e a todo instante.
O que você pode fazer é remover toda e qualquer ilusão, especialmente aquelas que você valoriza e que fazem você se sentir seguro – que atuam como um véu/neblina para a Realidade. Desapegue-se de suas ilusões e pare de resistir ao que é, e, naturalmente, a Realidade se mostrará a você.
Porém, apesar de não haver caminho ou prática que leve diretamente ao despertar, também é verdade que o que você faz é de extrema importância na determinação do rumo de sua vida espiritual.
A iluminação espiritual florescerá quando florescer, encontrará você quando encontrar você e o desmantelará quando for a hora certa. Apenas tenha a intenção firme de querer conhecer a si mesmo acima de tudo e curta a jornada!
“O principal requisito para o crescimento espiritual é o desejo de conhecer a si mesmo”
Adyashanti
Como o David R. Hawkins recomenda:
“Buscar a iluminação é buscar o arrastamento para os padrões atratores (níveis energéticos) poderosos. A chave novamente é a vontade, um ato repetidamente constante de escolha. Disposição persistente é o gatilho que ativa um novo campo atrator e permite que o indivíduo comece a sair do antigo.
Um nível individual de consciência é determinado pelos princípios a que estão comprometidos. Para manter o progresso na consciência não pode haver hesitação sobre o princípio, a conveniência nunca é uma justificativa adequada. “
David R. Hawkins
Espero que esse post tenha agregado valor! Se você curtiu, não deixe de comentar aqui embaixo o seu principal aprendizado ou algum outro insight que queira fazer! Tmj!
Deixe um comentário