“A principal aflição da nossa civilização moderna é que não sabemos lidar com o sofrimento dentro de nós, e tentamos encobri-lo com todos os tipos de consumo.”
Thich Nhat Hanh
O sofrimento é como se fosse uma criança chorado e implorando por sua atenção. Porém, nos constantemente ignoramos a nossa dor emocional e tentamos medicá-la, seda-la, nega-la de infinitas maneiras. O ser humano é um mestre de escapar de si mesmo.
Não adianta tentar encobrir o sofrimento. A menos e até que sejamos capazes de enfrentar nosso sofrimento, não podemos estar presentes e disponíveis para a vida, e a felicidade continuará a nos escapar.
A consequência disso é que tais sentimentos negativos nunca têm a oportunidade de aflorarem em nosso consciente para que possamos processá-los e soltá-los. Ficamos empurrando nossa dor emocional para baixo a todo momento (tais sentimentos negativos que não foram “observados” pela luz de nossa consciência e SENTIDOS autenticamente vão para as profundezas de nossa mente subconsciente, que é lotada de emoções negativas – é o local onde depositamos todas as nossas dores emocionais que não foram “enfrentadas”).
Tal pressão acumulada de sentimentos negativos que temos em nosso subconsciente é uma das principais causas de nosso sofrimento atual, o motivo de nossos comportamentos reativos/inconscientes e a causa de nossa mente são tão negativa e agitada!
Por isso, da próxima vez que algum sentimento desconfortável surgir em você, não corra dele! Use esse desconforto que se revelou em você e se permita SENTÍ-LO totalmente. Deixe ele estar ali com você, sem julgá-lo, condená-lo, evitá-lo ou querer fazer algo a respeito dele, pois tudo isso são formas de RESISTÊNCIA, e é justamente essa resistência que fica mantendo os sentimentos presos e estocados em nós.
SENTIR É CURAR! O QUE VOCÊ RESISTE, PERSISTE!
Deixe um comentário