Nesse post irei comentar os pontos mais importantes do livro de Michael Brown chamado “The Presence Process”. Esse é, sem dúvidas, um dos melhor livros que já li!
Ele explica como somos governados por certas emoções não integradas de certos traumas passados que vivenciamos em nossa infância e que o caminho para descobrirmos nosso verdadeiro eu (Nossa felicidade natural, Paz Interior) é justamente liberando esse bloqueios emocionais que estão nos prendendo a esses padrões cíclicos de reatividade em nossas vidas.
O que é o Presence Process?
O Presence Process é uma abordagem auto facilitadora para o crescimento emocional, estruturada para integrar as cargas emocionais do passado (infância) (medos, raivas, tristezas) e alcançar um estado de Presença e consciência do momento presente. Incentiva o crescimento emocional e convida você a se tornar alguém que “responde” às circunstâncias da vida, em vez de alguém que “reage” a elas.
Geralmente só estamos familiarizados com a dimensão mental e física de nossas vidas. Quase nunca exploramos o terreno emocional.
Em relação a nossas emoções, tendemos a nos comportar como crianças. Não crescemos quase nada emocionalmente ao longo de nossas vidas. Apesar de fisicamente termos crescido, emocionalmente temos reações emocionais totalmente infantis.
Nós nunca aprendemos uma maneira eficaz sobre como processar e soltar nossas emoções desconfortáveis. Nunca nos ensinaram um método eficiente para integrarmos certas emocionais traumáticas que ainda residem no nosso corpo, que foram se acumulando devido a certas experiências emocionalmente marcantes que experiências em nossa infância (que são a causa de nosso sofrimento atual).
E é justamente sobre isso que se trata o “The Presence Process“: Ele oferece uma abordagem metódica para resolver/integrar traumas passados não resolvidos, assim como as projeções medrosas que a mente cria sobre o futuro, que nos impedem de experienciar a presença que nós verdadeiramente somos.
Tudo o que é requerido nesse processo é realizarmos as práticas de respiração, realizar as respostas conscientes (afirmações que o autor sugere para você se lembrar ao longo do dia, que nos instrui a respondermos as situações de forma consciente – ao invés de sermos reativos, e ler os textos que são fornecidos a cada semana do processo (tais leituras nos ajudam a corrigir certas percepções equivocadas que possamos ter sobre a realidade).
O processo tem duração de 10 semanas! O autor recomenda que o completemos 3X, com um intervalo de 3 semanas a cada vez que você completar o processo (porém, você pode realizar esse processo quantas vezes que quiser – essa é uma jornada de exploração e expansão de consciência que percorreremos durante nossa vida inteira, não existe um ponto de chegada).
A respiração que ele oferece nesse livro começa a nos revelar todos os nossos traumas não resolvidos e não integrados que existem dentro de nós. Eles começam a subir a superfície de nossa consciência para serem integrados.
Vamos entender melhor sobre essa respiração a seguir:
A respiração consciente conectada
“The Presence Processes” pede que realizemos 2 sessões de respirações conscientes conectadas durante 15 minutos (de manhã e de noite).
A técnica de respiração que ele ensina nesse livro (que é a base de todo esse processo) é útil para aprendermos a estar completamente presentes com nossas emoções, pois é somente pelo SENTIR que podemos integrar essas cargas emocionais – ela é uma forma de entrarmos em contato com nosso corpo emocional e integrar a carga emocional não resolvida..
Nossa intenção, durante a sessão de respiração é respirar sem pausas prolongadas não importa o que aconteça (por isso essa respiração chama respiração consciente conectada – ou cíclica).
Todo o desconforto que experienciarmos internamente durante nossa sessão de respiração é consequência do trauma passado vindo a superfície para ser integrado.
Esse desconforto durante a sessão de respiração é proposital e válido. Nós apenas o abraçamos. Tudo o que é requerido na sessão é manter a respiração conectada.
E a única coisa que você tem que fazer, quando tais energia traumática subirem é simplesmente FICAR INCONDICIONALMENTE com elas. Sem querer entende-las, sem querer modificá-las, sem querer afastá-las.
Durante os estagios iniciais de cada sessão de respiração, nós podemos encontrar vários níveis de resistência. Isso é normal. Existem 3 níveis de resistência que temos que superar:
- O primeiro é físico, quando nós dizemos a nós mesmos “Eu não to afim de fazer isso, é muito difícil”.
- O segundo nível é mental, quando dizemos a nós mesmos “Eu não to a fim de fazer isso porque nada está acontecendo”.
- O terceiro nível é emocional, quando dizemos a nós mesmos “Eu acho que posso parar agora pois estou me sentindo bem”
Nós sabemos que ultrapassamos a resistência quando, durante uma sessão de respiração nós sentimos como “Isso é fantástico, eu posso respirar continuar respirando assim para sempre”
Entenda que essas resistências são o seu ego/mente querendo se preservar.
Principais Insights e Aprendizados do livro The Presence Process
- O que faz com que seja difícil para nós estarmos presentes no aqui e agora são os nosso traumas passados não integrados. A beleza do mundo natural é escondida de nós devido a nosso trauma emocional passado não integrado e projeções medrosas sobre o futuro que a mente cria.
- Esse processo demonstra que é a nossa carga emocional profundamente suprimida que nos distrai da consciência do momento presente e nos deixar em um estado mental confuso (que surge dessas emoções não integradas).
- A chave para trabalhar com o Presence Process é para de correr ou projetar nos outros, a carga emocional não resolvida da infância, que continuam ressurfando em nossa vida cotidiana. Memórias e feridas emocionais não integradas constantemente estão sendo repetidas em nossa vida adulta.
- Esse processo nos ensina a liberar emoções bloqueadas, e quando elas são bloqueadas, o efeito é automaticamente refletido em nossa experiência física, mental e emocional. A chave para restaurarmos a harmonia na qualidade de nossa experiência de vida se encontra no desenvolvimento emocional.
- É um processo prático que nos guia em tomar responsabilidade pela integração de nossos bloqueios emocionais, é uma forma de conscientemente crescermos e expandirmos nossa consciência. – integrar o medo suprimido, a raiva e a tristeza que influenciam nossa vida diária.
- Conforme integramos esses padrões energéticos que está por baixo de nosso comportamento e crenças, é possivel responder a todas as nossas experiencias ao invés de reagir a elas.
- Nós não conseguimos entrar conscientemente na consciência do momento presente se ainda estivermos nos apegando a trauma passado e projeções futuras de medo
- A razão real pela qual não estamos experienciando a qualidade de alegria, abundância e saúde agora é devido a nossa carga emocional não integrada do passado.
- O jeito acelerado de realizar mudanças profundas na qualidade de nossa experiência é não perder tempo com abordagens físicas ou mentais e sim focar no corpo emocional.
- Achamos que estamos vivendo cada dia um novo dia, mas na verdade, estamos vivendo no passado. Estamos constantemente escrevendo um futuro que replica o nosso passado emocional que não foi integrado e nem processado.
- Toda vez que encontramos presença, experienciamos uma completude e uma sensação de estar totalmente realizado. A presença não é afetada pelas dificuldades de sua situação de vida. Não importa o que esteja acontecendo na sua vida, o quão ruim tenha sido o seu passado, a presença não está envolvida nisso. Ela é nossa felicidade natural e não é dependente de nada externo.
- Uma boa indicação para ver se estamos presentes é o nosso senso de gratidão em relação a vida. Quanto mais ingratos, mais presos no tempo estamos. Pois, quando estamos no tempo (presos em nossos pensamentos) estamos usando o momento presente como um meio para um fim. Usamos esse momento presente como forma de chegar a um outro lugar melhor, porém, vida é AQUI e AGORA. O vírus é viver no tempo. Esse processo é sobre sair do tempo e migrar-se para a PRESENÇA.
- Esse processo faz com que a inconsciência se manifesta em nossa consciência. Pensamentos, sentimentos de não merecimentos, insuficiência, rejeição virão a tona. Quando eles vierem, a única coisa que você precisa fazer é ficar com eles! Respire com eles.
- Esse processo nos ajuda a acessar emoções suprimidas, aquelas que preferimos não reconhecer. Não se trata de entende-las intelectualmente e sim sobre senti-las incondicionalmente.
- Nossa reatividade é originada de traumas não integrados. Existem emoções carregadas em você (imprints emocionais) que estão influenciando e governando sua vida, criando sempre aqueles mesmos padrões, pois elas querem ser vistas e integradas.
- Uma grande parte desse processo é ficarmos conscientes de nossa criança interior, que acabamos abandonando quando saímos da infância, porém, essa criança abandonada ainda está lá nos controlando. Esse processo faz com que a criança interior se sinta segura e quando isso acontece, varias energia não integrada começam a surgir.
Deixe um comentário