Uma habilidade fundamental que todo mundo precisa aprender a desenvolver é a de saber identificar as influências negativas, aquelas que só te drenam, sugam e não te ajudam em nada na sua trajetória de vida e substituí-las por influencias positivas, que agregam, que te fortalecem e ajudam você a se tornar a sua melhor versão.
Uma dessas influências que muitas pessoas tendem a desconsiderar ou subestimar é relacionada ao tipo de pessoa que você permite em sua vida – o seu círculo de amizades, as pessoas que você se relaciona e escolhe passar o seu tempo.
Você já deve ter ouvido falar da frase “Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”. Isso não é baboseira ou invenção – entenda que as pessoas que você escolhe se cercar podem estar te afetando de forma positiva ou negativa.
Entenda que com quem você passa seu tempo pode ser o único fator mais determinante da pessoa em que você se tornará e de sua qualidade de vida.
Basicamente elas podem ser classificadas em 2 tipos:
- Âncoras – Pessoas que se contentam com uma vida medíocre, que não estão interessadas em buscar a excelência e se desenvolver como pessoa. São pessoas que se acomodaram e estão operando abaixo de seus potenciais. São os escravos da Matrix.
- Pessoas que buscam a maestria e excelência: São pessoas que fazem do desenvolvimento pessoal um estilo de vida, que constantemente se desafiam e não aceitam serem meras baterias do sistema. Procuram ativamente criar a vida dos seus sonhos e ir em direção ao seu propósito maior. São pessoas que te inspiram e te apoiam na sua jornada.
São com esse segundo tipo de pessoa que você deve se relacionar e investir o seu tempo. Se você, porém, escolher se cercar com pessoas que são negativas, que amam criar dramas, que amam reclamar, falar mal dos outros e culpá-los por suas situações de vida, grande chance de você se tornar mais uma delas!
Se você está cercado de pessoas preguiçosas, de mente fraca e que dão desculpas, inevitavelmente se tornará como elas. Passe seu tempo com indivíduos que são realizadores de sucesso e positivos e, inevitavelmente, as atitudes e os hábitos de sucesso deles serão refletidos em você. Você se tornará cada vez mais como eles.
Infelizmente, haverão muitos tentando progredir na vida mas sendo puxados para baixo por aqueles ao seu redor. Isso pode ser especialmente difícil quando essas pessoas são a sua família. Você deve ser forte e se assegurar de passar menos tempo com os que não o encorajam e o desafiam a ser o melhor que pode ser.
Portanto, é fundamental que você ativamente ache sua tribo (ou crie a sua própria) de pessoas que são vencedoras, que possam ajudá-lo a criar a vida dos seus sonhos e cortar os “perdedores” de sua vida! Sempre procure por indivíduos que agregarão valor a sua existência e despertarão o que há de melhor em você. E, é claro, seja essa pessoa para os outros.
Não subestime o poder da energia negativa! Costuma-se dizer, com frequência, que “A miséria ama companhia“, mas o mesmo vale para a mediocridade. Não deixe que os medos, as inseguranças e crenças limitadoras dos outros limitem o que é possível para você!
Abaixo, separei uma série de perguntas que você pode se fazer para examinar o tipo de pessoa que você está se cercando:
Como Diferenciar Pessoas Negativas e Positivas
Algumas perguntas importantes para você se fazer, para identificar o tipo de pessoa que você está lidando, são:
- “Essa pessoa está emanando vida?” – Basicamente existem 2 tipos de pessoas: Aquelas que estão vivas, com vigor, energia e paixão pela vida e outras apenas estão apenas existindo, basicamente mortas por dentro, sem nenhuma vitalidade e propósito. Observe bem suas pupilas, se elas estão dilatadas ou contraídas, suas expressões faciais etc. Veja o tipo de energia que essa pessoa transmite ao mundo.
- “Qual o estado emocional que essa pessoa reside?” – Ela é negativa e séria o tempo todo? Quais são os assuntos que ela costumam falar? Ela tende ao positivo ou ao negativo? Ela foca mais nos problemas ou nas soluções?
- “Que tipos de atividades e escolhas ela costuma fazer?” – Ela costuma se envolver em atividades criativas ou destrutivas? Ela cuida de si mesma, tanto fisicamente quanto mentalmente, ou possui hábitos negativos (vícios por exemplo?)
- “Elas estão se movendo para cima ou para baixo na vida?“
Identificando vampiros energéticos
Os vampiros energéticos são pessoas que drenam sua energia emocional (muitas vezes de forma intencional). Eles se alimentam de sua disposição de ouvi-los e cuidar deles e acabam te deixando exausto e oprimido (basicamente só sugam sem dar nada em troca).
Algumas características dos vampiros energéticos são:
- Não assumem responsabilidade por suas condutas e atitudes e culpam/atribuem seus problemas as outras pessoas (fazendo com que você se sinta culpado). Basicamente são vítimas e sempre colocam seus problemas diretamente sobre os ombros de outras pessoas. Eles não assumem nenhuma responsabilidade pelas escolhas que realizaram.
- Gostam de dramas: Sempre estão envolvidos em algum tipo de problema e catástrofe.
- Não conseguem ter felicidade genuína por outra pessoa: Em vez disso, eles preferem sugar energia dos outros para alimentar suas demandas emocionais. Por exemplo: “Estou tão orgulhoso de você! Faltam apenas mais três certificados para me alcançar!”
- São egocêntricos: Para drenar o máximo de energia de você, os vampiros de energia desviarão a atenção da discussão para si mesmos, mesmo quando você está compartilhando suas dificuldades e problemas. Por exemplo: “Ah nem foi tão ruim assim, aconteceu uma coisa bem pior comigo…”
- Se aproveitam de sua natureza bondosa: Pessoas que são sensíveis e compassivas são os alvos principais dos vampiros energéticos. Eles monopolizam seu tempo em todas as ocasiões sociais para que possam ter o máximo de sua energia possível (pois sabem que você vai se sentir culpado ao recusar seu convite).
- Fazem você se sentir culpado: Exploram a natureza bondosa das pessoas fazendo-as se sentir culpadas, como forma de manipulação para conseguirem o que desejam. Exemplo: “Se você realmente se importa comigo, você tem que parar de ver os seus amigos”.
- São críticos e negativos: Utilizam de críticas, julgamentos e comentários desencorajadores para minarem o sucesso de suas “presas”. Eles adoram implicar com outras pessoas. Fazem isso para fortalecerem seus egos, fazendo com que você se sinta pequeno, patético ou envergonhado.
- Focam mais em problemas do que em soluções.
- Não possuem integridade: Evite pessoas que não possuem comportamentos e palavras alinhadas. Sabe aquela pessoa que diz uma coisa e faz totalmente o contrário? isso demonstra uma falta de integridade, que é o desalinhamento entre as ideias e as ações. Tome cuidado com os mentirosos.
Dicas para eliminar os vampiros energéticos de sua vida:
Os vampiros de energia exigem muito das pessoas com que se relacionam, sem dar basicamente nada em troca. Essa drenagem contínua de seus recursos pode ter um efeito perceptível em seu bem-estar. Com o tempo, esse estresse excessivo pode causar ansiedade, depressão, doenças cardíacas e muito mais.
É por isso que é importante reconhecer e se atentar aos comportamentos que listei acima em qualquer pessoa que você se associar, sejam seus amigos, desconhecidos e até mesmo familiares.
Ao identificar tais comportamentos, é fundamental que você tome algum tipo de ação para se proteger contra essa influência negativa, seja diminuindo o contato com tal pessoa (estabelecendo limites/barreiras pessoais) ou eliminando-a completamente de sua vida.
Algumas dicas para te auxiliar nesse processo são:
- Estabeleça barreiras pessoais: Aprenda a dizer “não” aos convites de tais pessoas. Não concorde com eventos sociais, como jantares ou encontros para café. Guarde o seu tempo e energia para o que realmente importa.
- Verifique se você está dando mais do que recebendo: Relações saudáveis são baseadas no tipo “ganha/ganha“, na qual ambas as partes são beneficiadas de alguma forma. A partir do momento em que uma pessoa começa mais a sugar do que agregar, a relação entra em desequilíbrio. Nessas ocasiões, o melhor a se fazer é diminuir o contato com tal pessoa ou até mesmo eliminá-la completamente de sua vida.
- Não alimente a negatividade: Não alimente a conversa fazendo mais perguntas. Quando a conversa se tornar negativa, não dê a eles a resposta que procuram. Você pode tentar mudar a direção da conversa para algo mais leve também.
- Permaneça tranquilo e calmo: Não reaja compulsivamente. Uma dica útil é colocar a sua atenção em sua respiração. Respire de forma profunda e lenta. Dessa forma, você ficará mais centrado e equilibrado, mesmo diante de todo aquele drama e negatividade.
- Não deixe as pessoas fazerem dos problemas delas os seus problemas: Você não é o responsável por lidar com os problemas de outras pessoas (que foram resultado das más escolhas que elas mesmas realizaram em suas vidas) elas que são!
- Preste atenção nas ações das pessoas e não em suas palavras. Você só vê o valores de uma pessoa através dos seus comportamentos. e atitudes. Não preste atenção somente nas palavras, veja os comportamentos dela!
Evite os infelizes e os desafortunados
Fique atento em relação as pessoas que você se cerca, principalmente aquelas que você é mais próximo. Isso pode ser desconfortável, pois podem ser nossos amigos e família. Apenas reconheça e não deixe aquele tipo de energia entrar em você. Não se envolva com a negatividade. Não alimente as fofocas, os comentários negativos e o drama dessas pessoas.
No livro “48 Leis do Poder” de Robert Greene, a 10 lei diz o seguinte:
EVITE O INFELIZ E AZARADO
As 48 Leis do Poder
“A miséria alheia pode matar você – estados emocionais são tão contagiosos quanto as doenças. Você pode achar que está ajudando o homem que se afoga, mas só está precipitando o seu próprio desastre. Os infelizes às vezes provocam a própria infelicidade; vão provocar a sua também. Associe-se aos felizes e afortunados”
Conclusão
Ao reconhecer esses comportamentos em alguém e tomar algum tipo de ação (seja reduzindo o seu tempo de exposição com tal pessoa ou cortando-a de sua vida, você está protegendo a si mesmo, sua saúde e seu bem-estar geral.
Os vampiros de energia atacam os outros porque estão com dor. No entanto, o importante a lembrar é que você NÃO é responsável por resolver os problemas deles. ELES são responsáveis por resolver suas lutas.
Portanto, ache sua tribo de vencedores e evite os infelizes!
Espero que esse post tenha agregado valor a você! Não deixe de comentar o seu principal aprendizado e sobre alguma experiência que possa ter tido com “vampiros energéticos e âncoras” na sua vida.
Te convido a dar uma olhada no meu canal do Youtube também e se inscrever lá. (Clique aqui para acessar!)
Deixe um comentário