Se inscreva no meu canal do Youtube e receba mais conteúdos!

Acessar!

Uma Resposta Cristã aos Ensinamentos de “Um Novo Mundo” de Eckhart Tolle

Tempo de leitura: 18 min

Escrito por Davi Klein
em maio 6, 2024

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Compartilhe agora mesmo:

Esse post foi uma resenha que fiz do documento original de Dr. Ron Woodworth, um estudioso de religiões comparadas (ver artigo original aqui) que ajudará a clarificar algumas diferenças fundamentais da visão de mundo e espiritualidade promovida por Eckhart Tolle e a perspectiva Bíblica-Cristã, da Espiritualidade ensinada por Jesus Cristo.

Em lugar da espiritualidade e mensagem de salvação cristã, o que Tolle nos recomenda é que todos nós abandonemos o nosso pensamento racional em favor de uma consciência que é um “consciência sem pensamento”.

Em outras palavras, vivermos em um estado de consciência não-crítica que não encontra necessidade de intervenção divinasem necessidade do sacrifício expiatório de Cristosem necessidade da ressurreição dos mortos… sem necessidade do próprio cristianismo.

Antes de você embarcar nessa jornada que Eckhart Tolle te convida a fazer rumo ao despertar/iluminação é importante você saber as distinções que existem, e que o caminho que Eckhart Tolle oferece pode não ser o melhor.

Origens das ideias de Eckhart Tolle

Eckhart Tolle alega não estar alinhado com nenhum tradição religiosa e espiritual especifica, porém ele mesmo (e outras pessoas) reconhecem a influencia que os seguintes mestres e doutrinas religiosas/filosoficas exerceram em seus ensinamentos e as bases do pensamento que sustenta sua visão de mundo:

  • J. Krishnamurti (1895-1986)…foi um filósofo indiano e escritor/palestrante que, entre muitas outras coisas, ensinou que não existe nenhum caminho para a verdade e nenhum conjunto de crenças que pode orientá-lo. Em essência, toda verdade é relativa a cada indivíduo que deve traçar seu próprio caminho. No entanto, Krishnamurti, em contradição com o relativismo, defendeu seus próprios ensinamentos “absolutamente e incondicionalmente.”
  • Ramana Maharshi (1879-1915)…foi um sábio indiano que ensinou o não-dualismo (ou monismo), que sustenta que existe apenas uma realidade e consciência última no universo. Em outras palavras, todas as sugestões do dualismo, como entre criador e criação não existem e são portanto, delírios.
  • O Zen Budismo é uma seita particular do Budismo Mahayana (ou liberal) em qual os praticantes alcançam o “despertar” através do uso da meditação e sabedoria experiencial sobre a aprendizagem teórica ou baseada em texto. Especialmente notável é a ênfase do Zen no “momento presente, ação espontânea e abandonar a autoconsciência e o julgamento
  • O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas e a terceira maior do mundo, cuja a origem é rastreada na Índia. O Hinduísmo (pai do Budismo e do Jainismo) é baseado no carma, na reencarnação e no conceito de libertação (moksha) do ciclo interminável da vida (nascimento, morte e renascimento).
  • Um Curso em Milagres (ACIM) é um livro escrito pela psicóloga Helen Schucman (1909-1981), que insiste que ela estava canalizando (através “ditado interno”) Jesus Cristo, que é visto como sendo um irmão de evolução consciencial. O texto do curso baseia-se na “filosofia religiosa oriental, mas usa a terminologia judaico-cristã tradicional, embora contradiga doutrina cristã – e é mais popular entre aqueles que foram desiludidos com o cristianismo organizado/institucional. JG Melton e W. Hanegraaffof, estudiosos seculares de religiões alternativas – incluindo movimento da Nova Era, chamaram o Um Curso em Milagres de “escritura sagrada” do movimento Nova Era.

O conceito de Anticristo dos evangelhos vs nova era

Eu classificaria o livro de Tolle como uma forma de espiritualidade da Nova Era com uma versão ocidentalizada do Zen Budismo em sua essência.

Para aqueles que não estão familiarizados com a espiritualidade da Nova Era, pode basicamente ser descrito como um “fenômeno social descentralizado e um movimento sócio-religiosa ocidental que combina aspectos de espiritualidade, esoterismo (o esoterismo implica conhecimento místico interior especial, disponível apenas para o iluminado) e práticas religioso-filosóficas de muitas tradições orientais (asiáticas e indianas) e ocidentais em todo o mundo.”

Várias características-chave da espiritualidade da Nova Era incluem o ecletismo (formada por elementos de vários/diversas fontes), individualismo relativista (reivindicar a si mesmo como a autoridade última de
verdade), gnosticismo (Gnosticismo significa literalmente “saber” e sugere conhecimento espiritual especial conhecido apenas por aqueles que foram iniciados na iluminação) e universalismo (o universalismo mantém a inter-relação última/divina de todas as criaturas) – incluindo uma forte aversão a credos (doutrinas ou sistemas de crenças) de religiões históricas e/ou institucionalizadas tradições.

O principal problema da Nova Era é que muitas das fontes que consulta contradizem ou, no caso de Tolle, substituem a revelação bíblica que “ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.” (2 Cor 5:19).

Em outras palavras, o Cristianismo começa (e termina) com Cristo Jesus, o Filho de Deus, que foi/é o Cordeiro de Deus que “tira o pecado do mundo” pelo seu sacrifício na cruz no Calvário.

Na “teologia” de Tolle não há menção à necessidade do sacrifícios/expiação de Jesus Cristo por causa de seu alinhamento com o Budismo, que é uma filosofia religiosa não-teísta.

Quem foi Buda?

Antes de alguém abraçar o Budismo como sua visão de mundo, é importante saber alguns fatos sobre o Buda.

Nascido em 563 aC, Siddhartha Gautama (falecido em 483 AC), mais tarde chamado de Buda (lit. “Iluminado”), cresceu na cultura do hinduísmo politeísta, que ele passou a ver como superstição e futilidade. Isto ajuda a explicar a sua aversão a noção de Deus em favor de uma filosofia não-teísta.

Portanto, para o Buda, o conceito de salvação (a liberdade do sofrimento humano sem fim) foi uma questão de “salvação pessoal”, independente da crença em qualquer deus mitológico oferecido pelo hinduísmo durante a vida de Buda.

Isso também ajuda a explicar sua rejeição do dualismo (deus vs. criatura) em favor de monismo – no qual existe apenas uma realidade última.

No entanto, o budismo “moderno” argumenta que o problema da humanidade é não “pecado” (exigindo expiação), mas sim “ignorância” necessitando iluminação, ou o que Tolle chama de despertar.

Isto é claramente um proposição ateísta ou que nega a Deus. Contudo, em vez de ofender as sensibilidades teístas da cultura ocidental, Tolle evita intencionalmente o uso do termo ateísmo. Em vez de negar a Deus, ele simplesmente substitui a noção de divindade, sugerindo, em termos monistas/budistas, que você é seu próprio “Deus”, seu próprio Ser, Presença, Fonte – até mesmo nosso próprio “Eu Sou” (pág. 251).

OBS: “EU SOU” é o nome divino nas Escrituras Judaicas e também o título Jesus reivindicado como sua própria identidade (Êxodo 3:14; João 8:58). Observe o uso de letras maiúsculas por Tolle para sublinham a sua afirmação de que nós, e não um “Deus transcendente” ou Jesus Cristo, somos a realidade última

Em termos cristãos, esta deificação da humanidade encontra um corolário direto com o conceito do “anticristo”. A palavra anticristo literalmente significa duas coisas: “no lugar de” e/ou “contra” Cristo. O Novo Testamento usa o termo 5 vezes para indicar a oposição espiritual (algum tipo de influência global – seja doutrina, filosofia ou uma pessoa) que engana o mundo procurando usurpar o título, o poder,
e prerrogativas do Senhor Jesus Cristo.

Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus desta forma: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus, mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo; vocês ouviram que ele vem, e agora já está no mundo.

João 4:2-3

Religião e espiritualidade

Tolle injustificadamente chega à conclusão de que a verdadeira espiritualidade não tem nada a ver com crenças ou pensamento. Em vez disso, um conjunto de crenças levam necessariamente ao julgamento e escravização de sua mente e de sua verdadeira identidade.

Este simplesmente não é o caso. Há muitas pessoas que são tão espiritual como Tolle e ao mesmo tempo abraçam um conjunto histórico de crenças (a encarnação de Cristo Jesus, seu ministério milagroso, morte expiatória pelo pecado, confirmação da ressurreição e ascensão corporal, e derramamento do Espírito Santo na festa judaica de Pentecostes). Não é preciso rejeitar a sua racionalidade para ser espiritual.

Na verdade, ecoando o Antigo Testamento, Jesus ensinou que devemos amar o Senhor nosso Deus com todo nosso coração, alma e mente – e amar o próximo como a si mesmo.

O Eu egoico e a imortalidade

Tolle define o ego como “o sentido ilusório do eu” (p. 27-28), que deve ser exposto para que a ilusão do eu egoico e de todos os suas identificações baseadas na forma (pensar, sentir, querer, possuir, nosso corpos, etc.) sejam dissolvidos.

Tal dissolução do eu egoico é necessário para perceber o “eu sou” da nossa eterna presente existência, que é outro termo para nossa consciência desperta.

Em Na verdade, grande parte do livro de Tolle é dedicada a detectar e, assim, dissolver a escravidão do eu egóico – seja ele individual ou coletivo.

No entanto, esta negação radical do eu “egóico” é ao mesmo tempo um mal-entendido da espiritualidade do Novo Testamento, bem como uma lógica extensão das suposições monísticas (não dualidade) de Tolle.

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.

Lucas 23:24

Primeiro, o que Tolle não consegue ver é a distinção entre negar o EU (monismo) versus negar a si mesmo (Cristianismo).

Em outras palavras, Jesus admitiu que existia algo como um eu pessoal que precisava ser negado na prática diária de segui-lo como Senhor. Essencialmente, isto significa renunciar às reivindicações egocêntricas de autonomia para viver em Cristo (o espírito regenerado interior) e por Cristo (e não por fama, fortuna, felicidade, etc.).

Em segundo lugar, Jesus também reconhece especificamente a necessidade de “perder a vida” para ganhá-la. Novamente, isso implica claramente que cada pessoa, deve fazer uma escolha deliberada de renunciar (entregar) a sua própria vida para servir ao propósito de Deus e, portanto, ganhar uma recompensa/bênção “nesta vida presente e também na vindoura

A entrada no reino de Deus requer biblicamente “arrependimento”, que é literalmente “uma mudança de mente”. Em outras palavras, a iluminação do reino requer uma mudança radical de mentalidade. No entanto, tal alteração/renovação nunca implica uma negação, dissolução ou “desidentificação” de/com a própria mente.

Corpo de dor

Tolle define o “corpo de dor” como um “acúmulo de velhos [negativos] dor emocional” , que se alimenta e/ou é desencadeada por tal coisas como seus pensamentos, emoções, drama relacional e sentimentos negativos formas de entretenimento A solução de Tolle para o corpo de dor é quebrar o padrão de acumulando e perpetuando a velha dor emocional do passado.

Fazemos isso reconhecendo a realidade do próprio corpo de dor, aceitando a presença das emoções negativas que surgem e então mudando a consciência através da prática da Presença– que pode ser imediatamente acessado pela consciência de seu respirando

Eckhart Tolle

De uma perspectiva cristã, embora o termo “corpo de dor” possa não ser uma palavra bíblica, mas a ideia de precisar superar emoções que são transferíveis geracionalmente, causada por traumas passados, reforçada por pensamentos obsessivos, sendo a base de grande parte da infelicidade humana é compatível com a psicologia cristã e espiritualidade. Além disso, a ideia de viver no presente, em vez de do que o passado ou o futuro é um tema bíblico familiar.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus

A diferença é que a versão de Presença de Tolle não é a presença do Senhor, mas um estado de consciência alterado induzido pela respiração que supostamente revela a natureza divina que se encontra dentro de todas as coisas.

Essa visão panteísta (“Deus é o universo e o universo é Deus“) da realidade é estranha à cosmovisão bíblica de um amor celestial Pai, que enviou Jesus Cristo, seu Filho, para restituir à humanidade um direito relação. Tal relacionamento permite que a presença de Deus permeie todos os aspectos da nossa existência terrena pelo dom e poder do Santo Espírito.

O Espírito Santo fornece orientação, conforto, cura, força, e sabedoria para superar nossas feridas passadas e as tentações atuais, pois vivemos em comunhão com Ele momento a momento.

Daí a ideia de que deveríamos entrar em contato com o nosso verdadeiro eu divino respirando profundamente fica muito aquém da graça de Deus e provisão abundante em Cristo – o dom prometido do Espírito Santo.

A Transformação da consciência

Quando Tolle afirma que a “mensagem central” de Jesus (p.6) era a transformação de consciência ele está de uma perspectiva cristã, “meio certo” e “meio errado”. Ele está certo da necessidade de transformação que o ser humano precisa ter para criarmos um mundo melhor, mas esse não é o ensinamento central de Jesus.

No Budismo a morte é uma ilusão que dá lugar à inúmeras reencarnações. Para Tolle, a reencarnação é o mecanismo implícito (e necessário) para que a evolução humana ocorra – esperançosamente resultando em uma consciência universal.

O único problema é que para que isso ocorresse significaria que todo ser humano teria, em última análise, que chegar ao estado totalmente desperto de consciência. Tolle sugere que todos aqueles que participam de alguma religião, que possuem crença em Deus precisam abandonar suas crenças “ultrapassadas” e abraçar sua filosofia para que a espécie humana inteira desperte para uma nova terra e um novo céu. As chances para isso acontecer são nulas!

Só para você ter uma ideia, existem cerca de 3.3 bilhões de pessoas que acreditam no teísmo monoteista! Este número inclui 2,1 mil milhões de cristãos, 1,2 mil milhões de muçulmanos e 14,1 mil milhões de pessoas. milhões de judeus. Para Eckhart Tolle, pessoas que se envolvem em tais religiões estão presas ao estado egoico de consciência, pois estão identificada com a religião.

A impermanência da Forma, Vida Eterna e Propósito Divino

Uma parte fundamental do argumento de Tolle é que o nosso eu egoico está ligado/identificado/apegado a formas, sejam elas materiais ou não, em sua sede insaciável por aquilo que em última análise, leva a um falso senso de identidade. É somente através da realização da instabilidade de todas as formas (estruturas) em que a paz interna surgira em nós.

Isso porque, segundo Tolle, “o reconhecimento da impermanência de todas as formas desperta você para a dimensão do sem forma dentro de você, aquilo que está além da morte.”

A noção de que a vida eterna está de alguma forma associada ao despertar para a ausência de forma dentro de si mesmo não é nem remotamente uma consideração de Jesus.

Pelo contrário, Jesus ensinou especificamente que a vida eterna era uma dádiva de um Deus amoroso mediada por Ele a todos os que contemplassem e acreditassem no salvação realizada por sua morte em nome deles.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna

João

Em última análise, a alternativa bíblica a uma vida de preocupação com as formas passageiras deste mundo é amorosamente dedicar-se a servir a vontade (propósito e intenção) de Deus em terra.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre

1 João 2:15-17

A afirmação de Tolle é que a “razão da nossa existência” (p. 166) é trazer uma consciência de nossa própria conexão universal (ou consciência) para o planeta. No entanto, o chamado e o destino divino para um cristão é indubitavelmente e essencialmente refletido em uma atitude sincera com o que é chamado de “a grande comissão” (batizar os arrependidos, ensinar e pregar o envangelho ao mundo, crescer o “corpo de cristo”, aumentar a fé das pessoas, etc).

O problema do mal

Na visão de mundo de Tolle, o problema do mal é apenas uma questão de percepção equivocada. Na verdade, o mal só existe (em termos relativos) naqueles que estão atualmente não iluminados/não despertos e, portanto, inconsciente da ilusão do mal, que opera através da identificação baseada na forma da mente egoica. É por isso que Tolle insiste que o único “perpetrador do mal no planeta é a inconsciência humana”

Essencialmente, a inconsciência de nossa interconexão universal juntamente com nossa identificação egóica com formas é o que Tolle chama de “pecado original” (esquecimento de nossa conexão com o universo) – resultando em sofrimento e ilusão.

Esta noção de pacifismo face à presença do mal baseia-se numa fatalismo filosófico que nos diz a abraçar tudo o que nos acontece, independentemente da aparência do mal, como uma parte necessária do “todo maior” ao qual estamos todos conectados.

O apóstolo Paulo esclarece que a fonte última do mal não são as pessoas, mas “forças espirituais do mal nos reinos celestiais”. Aqui Paulo fala do diabo/satanás, que, como arquiinimigo de Deus, deve estar firmemente resistido por todos que acreditam na verdade em Cristo.

A cura para a infelicidade

Segundo Tolle, toda infelicidade é resultado de não estarmos alinhados com o momento presente. Para ele, o segredo da vida, do sucesso, e felicidade é ser “um com a vida”…um com o momento presente

Como resultado, toda infelicidade é simplesmente um estado de mente egóica que deve ser superada pela negação de – ou do que Tolle prefere chamar de “desidentificação” – do poder da ilusão.

É claro que a ilusão é tudo o que parece ser a causa do sofrimento mental ou emocional, que pode ser uma questão dolorosa de passado ou desejos em relação ao futuro. Assim, tanto o passado como o futuro devem ser igualmente resistido, ou desidentificado, para viver no agora do momento presente e fique livre de toda infelicidade.

Na percepção da realidade de Tolle, ele toma emprestado muito do que é chamado de Quatro Nobres Verdades da Budismo, que são construídos em torno do conceito de que toda a vida envolve sofrimento – que só pode ser “extinguido” (lit. Nirvana) pela cessação do desejo. Tal desejo é a motivação para o apego a coisas que podem proporcionar apenas satisfação temporária. Portanto, para para não sofrer a decepção final, devemos recusar todos os apegos alcançando e aperfeiçoando uma atitude sem paixão (ou desapegada) pela existência.

O Novo Testamento afirma, mesmo com a realidade da “queda do homem” e da entrada do pecado, que ainda existe uma bondade intrínseca na criação de Deus que não deve ser rejeitada por aqueles que conhecem e acreditam na verdade.

Finalmente, há a questão da própria infelicidade. Como acima mencionado, A solução de Tolle para a infelicidade é simplesmente viver no presente momento – o eterno agora do ser. E, enquanto aprender a viver um dia de cada vez (momento a momento/pensamento a pensamento) também é um aspecto vital da espiritualidade cristã, há biblicamente muito mais envolvidos na abordagem abrangente das causas e curas para infelicidade.

Especificamente, a felicidade flui para aqueles que foram abençoados por Deus alinhando-se com os valores do reino ensinados por Jesus em o “Sermão da Montanha”

A felicidade também flui para aqueles que têm uma atitude otimista, que revela-se em um espírito positivo de gratidão e alegria em vez de negatividade, pessimismo e cinismo. A felicidade flui para aqueles que confiam em oração no Senhor para intervir em seu favor – independentemente do que o futuro pode trazer.A felicidade flui para aqueles que aprenderam a perdoar pacientemente – a si mesmos e aos outros

Eis o segredo do contentamento:

Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.

Filipenses 4:11-13

Psicologia popular e interpretação de Jesus

Semelhante à forma como Tolle aborda a cura para a infelicidade – desidentificação-negação do passado e do futuro em favor do cultivo presença do Agora, assim como muitas de suas prescrições para o lutas fundamentais da vida.

O problema com este remédio é que ele simplesmente não consegue resolver a grande variedade de enfermidades físicas e psicológicas da raça humana.

Em outras palavras, vai fazer muito mais do que exercícios de “respiração profunda” e a negação das realidades temporais, a fim de lidar eficazmente com questões destrutivas como câncer, paranóia, doenças cardíacas, assassinato, estupro ou genocídio. Admitindo que a atitude e a consciência de alguém podem ajudar no processo de cura, há, no entanto, muito mais envolvido na busca para a completude do que a oferecida por uma “versão Zen da psicologia popular

A interpretação cristã de Cristo é surpreendentemente diferente da interpretação mística alternativa proposta por Tolle. Por exemplo, quando Jesus disse que ele era/é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6a), Tolle insiste que o que Jesus quis dizer foi que assim como ele, todas as formas de vida também compartilham da identidade coletiva-universal do Caminho, da Verdade e da Vida.

Tolle indica que “professores do Ser”, como ele, são o que ele chama de “detentores de frequência” – cuja função é “ancorar a frequência da novo consciência neste planeta”, até que se estabeleça na população global mais ampla.

Outra palavra que eu proporia para “detentores de frequência” seria “Profetas da Novo Era” que estão proclamando outro Evangelho que não o originalmente representado em Cristo Jesus.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.