“O caos era a lei da natureza; A ordem era o sonho do homem. “
Henry Adams
“Há uma contradição em querer estar perfeitamente seguro em um universo cuja própria natureza é a momentaneidade.“
Alan Watts
Abraçar o CAOS, o fato de que você se sente perdido e desorientado na vida, pode ser o primeiro passo para você começar a ORDENAR sua vida. Aceitação e o confrontamento da realidade, como ela é, é o primeiro passo para a mudança, afinal. José Ortega Y Gasset explica sobre isso brilhantemente no seguinte excerto do seu livro “A rebelião das massas”:
“Porque a vida humana é um verdadeiro caos onde ele está inserido. O homem suspeita disso; mas tem pavor de se encontrar cara a cara com essa realidade terrível, e procura ocultá-la com uma cortina fantasmagórica, onde tudo está muito claro. Não se importa que suas “ideias” não sejam verdadeiras; usa-as como trincheiras para se defender da vida, como rompantes para afugentar a realidade. O homem de cabeça clara é aquele que se liberta dessas “ideias” fantasmagóricas e olha a vida de frente, e assume tudo o que é problemático nelas, e se sente perdido. Como isso é a pura verdade – a saber, que viver é se sentir perdido, aquele que o aceita já começou a se encontrar, já começou a descobrir a sua autêntica realidade, já está em terra firme. Instintivamente, como o náufrago, buscará algo a que se agarrar, e essa busca trágica, peremptoria, absolutamente veraz, porque se trata de salvar-se , o fará ordenar o caos de sua vida. Essas são as únicas ideias verdadeiras; as ideias dos náufragos. O resto é retórica, postura, farsa íntima. Aquele que não se sente verdadeiramente perdido, perde-se inexoravelmente; quer dizer, jamais se encontra, nunca encara a realidade“
A ordem e o caos constituem o palco da existência
Em uma das palestras universitárias mais antigas de Jordan Peterson, ele compartilhou uma interpretação do significado por trás do símbolo yin yang. Ele diz o seguinte:
“O símbolo yin yang é interessante por vários motivos, porque os taoístas acreditam que o símbolo representa o “Ser (…) E para o taoísta o Ser é composto destes dois elementos – ordem e caos. A razão para isso é bastante simples: onde quer que você vá, onde quer que você viva, e quem quer que você seja, cada ambiente em que você está é composto de coisas que você entende e coisas que funcionam da maneira que você espera, e coisas que você não entende.
“Portanto, em certo sentido, estas são representações simbólicas dos elementos mais imutáveis do Ser – as coisas mais reais.
“Uma pessoa típica olhará para isso e pensará: “Bem, isso não é real”. Eles são reais. Na verdade, são hiper-reais, porque uma das coisas que define o real é que ele é permanente. E é permanente. Não importa onde você vá, há coisas que você sabe e coisas que você não sabe, e não importa quem você é. É permanente, portanto faz parte da paisagem existencial do ser humano.
“Outra coisa interessante sobre o símbolo yin yang: o parte YIN (preta) tem um pontinho branco e a parte branca (YANG) tem um pontinho preto. A razão para isso é que os taoístas também reconheceram que o caos pode transformar-se em ordem a qualquer momento, pelo que uma nova ordem pode surgir de uma estrutura caótica. Isso é uma revolução em certo sentido.
Mas, da mesma forma, se você estiver em um lugar ordenado e previsível, algo pode acontecer e colocá-lo imediatamente em uma situação caótica.
Portanto, embora essas duas coisas se oponham em certo sentido, há uma interação dinâmica contínua entre elas.
A última coisa interessante sobre este símbolo é uma ideia brilhante porque Dao também significa “O caminho” e o caminho é a linha entre os dois. Isso indica que a posição ideal para um ser humano não é no caos ou na ordem, porque se for demasiado ordenado então é totalitário, e se for demasiado caótico então é medo, dor emocional e depressão.”
Frases sobre ordem e caos
“A ordem não é suficiente. Você não pode simplesmente ser estável, seguro e imutável, porque ainda há coisas novas, vitais e importantes, a serem aprendidas. No entanto, o caos pode ser demais. Você não pode tolerar por muito tempo ficar sobrecarregado além de sua capacidade de lidar com a situação enquanto aprende o que ainda precisa saber.“
Jordan Peterson
“O caos é onde as coisas são tão complexas que você não consegue lidar com elas, e a ordem é onde as coisas são tão rígidas que são muito restritivas. Entre os dois, há um lugar. É um lugar que tem significado. É onde você está parcialmente estabilizado e parcialmente curioso. Você está operando de uma maneira que aumenta seu escopo de conhecimento, então você está investigando e crescendo e, ao mesmo tempo, está estabilizando e renovando você, sua família, a sociedade, a natureza; agora, na próxima semana, no próximo mês e no próximo ano.”
Jordan Peterson
“Superar essa dualidade fundamental é estar equilibrado: ter um pé firmemente plantado na ordem e na segurança, e o outro no caos, na possibilidade, no crescimento e na aventura.”
Jordan Peterson
“Insegurança é o resultado de tentar se sentir seguro“
Alan Watss
Deixe um comentário