O que acontece quando abandonamos a resistência e apenas permitimos que um sentimento seja exatamente como ele é? A mente provavelmente dirá muitas coisas, do tipo – “Eu não posso me permitir ter esse sentimento, ou algo de horrível vai acontecer comigo!” “É perigoso eu sentir essa tristeza, senão eu posso me afundar nela e morrer”, etc…
Mas você já tirou um tempo para investigar o que REALMENTE acontece quando deixamos de resistir a um sentimento e, ao invés disso, o aceitamos exatamente como ele é? (sem tentar mudá-lo, modificá-lo, evitá-lo, controlá-lo, etc).
Apenas tente e veja o que acontece… Se você realmente fizer isso que acabei de falar, você pode ter chegado a essa impressionante descoberta: qualquer sentimento naturalmente se dissolverá por conta própria quando o aceitamos incondicionalmente (quando não resistimos a ele).
Normalmente, a aceitação é o oposto do que costumamos fazer quando se trata de nosso sentimentos. A maneira que costumamos nos relacionar com os nossos sentimento é através da RESISTÊNCIA – nós não gostamos de ter que sentir certos sentimentos.
Então, pelo fato de não gostarmos de certos sentimentos, tentamos mudá-los, evitá-los, sedá-los, controlá-los, etc. Sentimos até mesmo vergonha e culpa por ter certos sentimentos.
Nós temos muitas expectativas e demandas sobre como deveríamos sentir, sobre como deveríamos estar nos sentindo. Porém, e se abandonássemos todas essas expectativas e deixássemos o sentimento em questão ser exatamente como ele é? E se abandonessemos toda a tentativa de mudar, consertar ou modificar o que estamos sentindo?
Temos tanto medo de deixar o sentimento VIR PARA CIMA – mas por quê? Porque a mente acredita que não seremos capazes de lidar com tal sentimento. Que ficaremos sobrecarregados. Que morreríamos se permitirmos isso.
Só que isso é uma grande ilusão! Isso é uma mentira que a sua própria mente inventa para continuar apegada ao sentimento negativo.
Porém, a maneira de transformarmos essas emoções negativas é mais simples do que parece (tão simples que a mente vai duvidar disso que estou falando ou vai dizer que isso é balela e não funciona – por isso mesmo, ignore essa vozinha da mente por enquanto e tenha uma mente aberta para o que eu vou lhe falar a seguir).
Tudo o que precisamos “fazer” para transformar uma emoção negativa em paz interior é o seguinte processo
- Reconhecer o sentimento
- Aceitá-lo/permitir/acolher o sentimento
Sim, é somente isso acredita?
O problema é que tentamos fazer qualquer coisa para não sentirmos o sentimento, para amenizá-lo ou evitá-lo. Porém, isso são tudo formas de resistência – e é justamente essa resistência que fica mantendo os sentimentos bloqueados e travados em nós.
Nesse processo que você acabou de aprender logo acima, é como se abandonássemos o fazer. É como se deixássemos de tentar fazer algo sobre o sentimento negativo em questão. Isso porque, quando você tenta fazer algo a respeito do que está sentindo, você não está permitindo que o sentimento seja exatamente como ele é – você está resistindo a ele!
Por isso, apenas por um momento, abra mão de sua resistência e acolha esse sentimento. Permita que as sensações desse sentimento fiquem aqui em você. Não tente fazer absolutamente nada a respeito do sentimento.
Apenas se permita experienciá-lo totalmente. Deixe que as sensações daquele sentimento fiquem em você o tempo que precisaram ficar. Não tenha pressa, não tente se livrar do que está sentindo (pois, mais uma vez, isso é resistência e não aceitação).
Vá dizendo SIM para o que você está sentindo, permitindo o sentimento, e abrindo mão de qualquer tentativa de modificá-lo. Permaneça nesse espírito de acolhimento e abertura e veja a mágica acontecer…
Um sentimento que não for resistido chegará, gradualmente ao seu fim natural… A energia quer se mover, ela não quer ficar presa e estagnada dentro de você – porém você tem que PERMITIR que isso ocorra!
Se você quer ter uma experiência direta desse processo de soltar que acabou que aprender aqui, vou deixar o link para uma meditação guiada no meu canal do Youtube que vai facilitar muito a aplicação desse processo. Use-o em para soltar qualquer emoção negativa que esteja lhe incomodando!
Deixe um comentário