O livro Poder vs Força: os determinantes ocultos do comportamento humano de David R. Hawkins nos mostra toda a jornada evolutiva espiritual humana da sua expressão mais baixa (vergonha) até a mais alta (iluminação).
De acordo com seu nível de consciência, você tem seu estado emocional predominante, visão de Deus, visão do eu e visão da vida. Basicamente o seu nível de consciência é a sua realidade, ele influencia o seu pensar, suas ações, suas emoções, o que você atrai na vida… É por isso mesmo que o subtítulo do livro é “Os determinantes ocultos do comportamento humano”.
Alguns pontos importantes para você expandir a sua consciência
Aqui está uma seleção dos melhores ensinamentos do livro poder vs força de David R. Hawkins:
“Se não gostamos do que está acontecendo conosco no mundo, tudo o que temos a fazer é mudar nossa consciência, e o mundo lá fora mudará para nós!”
Lester Levenson
- Quanto menor o nível de consciência, menos energia o indivíduo tem disponível, mais distorcida é sua percepção da realidade (mais a sua mente distorce a realidade) e menor sua capacidade de sentir, pensar, agir e criar.
- Quanto maior o nível de consciência, mais recursos internos a pessoa tem disponível (confiança, silêncio interior, criatividade, positividade, etc).
- A energia que você irradia é a realidade que volta a você (semelhante atrai semelhante).
- Cada nível de consciência experiencia um mundo diferente. Você experimenta o mundo não como ele é, mas como você é. O interior colore o exterior!
- A maneira para elevarmos nossa consciência é DEIXANDO IR! É um processo de subtração, de dissolvermos nossas programações negativas (ego) que estão obscurecendo nossa luz natural.
Níveis de Consciência Negativos vs Positivos
- Todos os níveis abaixo de 200 (da coragem) são destrutivos para a vida, para o indivíduo e sociedade em geral. Em contraste todos os níveis acima de 200 são construtivos, expressões de poder.
- No nível abaixo de 200, o impulso primário é a sobrevivência, apesar de bem lá no fundo da escala, nas zonas de desespero e depressão, até essa motivação falta.
OBS: A escala da consciência pode ser vista em um aspecto como a escala do ego, com o nível 200 sendo o fulcro no qual o egoísmo passa a se tornar altruísmo.
Características dos níveis de consciência negativos
Algumas das caracterísiticas dos níveis energéticos negativos são as seguintes:
Reatividade, contração, negatividade, passividade, inércia, reclamação, vitimismo, foco nos problemas e não nas oportunidades, inveja, comparação, distrações com superficialidades e entretenimentos fúteis (prazer de curto prazo, vício em dopamina), piloto automático (mesmos pensamentos, reações emocionais e ações), segue a multidão (o que “todos fazem”), zona de conforto, familiaridade, segue valores não originados por sua própria consciência, sem propósito e direção na vida, traumatizado, mente fechada, escassez, sugador (tira mais energia do que dá), manipulação, julgamento, só pensa em si mesmo (sem consciência dos outros), preso ao passado, rigidez (preso às mesmas ideias e modo de ser), mediocridade, racionaliza sua situação de mediocridade, inautenticidade, vivendo uma vida abaixo do seu potencial.
Outras características dos níveis energéticos negativos:
- Pessoas que se encontram em baixos níveis de consciência usam do entretenimento como forma de tolerarem a vida de mediocridade (se contentar com menos do que são capazes) que vivem.
- Focam apenas na superfície, não se interessam em explorar a profundidade das coisas.
- Sempre optam pelo caminho de menor resistência (esperam que “técnicas, truques” resolvam seus problemas profundos)
- Focam no curto prazo (picos de dopamina, distrações) ao invés de objetivos de longo prazo
- Sem autodomínio, não conhece a si mesmo. Escravo de sua mente, escravo de suas reatividades emocionais.
Os 2 grandes saltos evolutivos que você pode dar
Selecionei aqui dos trechos do livro “Poder vs Força” que nos falam sobre como expandir nossa consciência rapidamente:
“Na escala da consciência, há dois pontos de apoio críticos que permitem um grande avanço. O primeiro está no nível de 200, o ponto inicial de empoderamento. Aqui surge a vontade de parar de culpar e aceitar a responsabilidade pelas próprias ações, sentimentos e crenças. Enquanto a causa e a responsabilidade forem projetadas para fora de si mesmo, ele deve permanecer no modo impotente de vitimização. O segundo está no nível de 500, alcançado por aceitar o amor e o perdão sem julgamento como um estilo de vida, exercitando a bondade incondicional a todas as pessoas, a todos os eventos e coisas, sem exceção. Uma vez que se assume esse comprometimento, eles começam a experienciar o mundo diferente.“
David R. Hawkins
“O efeito inicial de tomar a responsabilidade pela verdade da própria vida é aumentar os níveis de energia mais baixos para 200, o nível crítico no qual o poder aparece pela primeira vez e o trampolim para todos os níveis mais altos. A coragem para enfrentar a verdade leva eventualmente a aceitação. Aqui há energia o suficiente para dissolver a maioria dos problemas sociais do homem. Isso por sua vez leva ao poder ainda maior disponível em 500, o nível do Amor. Conhecer a nossa própria falha e as falhas humanas de todos os outros dá origem ao perdão e então a compaixão. Compaixão é a porta de entrada para a Graça, a última realização de quem somos, por que estamos aqui e a origem última de toda a existência.”
Todos os níveis abaixo de Coragem possuem um campo de energia vindo do mesmo pensamento – que a felicidade vem de fora de si mesmo.
“Algo crucial ocorre quando a pessoa atinge o nível de consciência da CORAGEM, pois existe uma quantidade enorme de energia. O elemento crítico é que o campo de energia agora é positivo, pois a pessoa valoriza a verdade em vez da falsidade e a integridade ao invés de ganhos temporários.” – David R. Hawkins
A importância da intenção e persistência na jornada espiritual
“Um desejo sincero pela mudança permite que o indivíduo busque padrões de alta energia em suas várias expressões.
Buscar a iluminação é buscar o arrastamento para os padrões atratores poderosos. A chave novamente é a vontade, um ato repetidamente constante de escolha. Disposição persistente é o gatilho que ativa um novo campo atrator e permite que o indivíduo comece a sair do antigo.”
David R. Hawkins
- Oração e meditação provem pontos de partida para subir da influência de um campo energético menor até um maior.
- Um nível individual de consciencia é determinado pelos principios a que estão comprometidos. Para manter o progresso na consciencia não pode haver hesitação sobre o princípio, a conveniência nunca é uma justificativa adequada.
- A sabedoria pode ser sintetizada para evitar o que te deixa fraco, nada mais é realmente exigido. Com a prática frequente dessa técnica, a cegueira espiritual e o discernimento do verdadeiro e falso podem ser progressivamente substituidos pela intuição.
Como o David R. Hawkins explica:
“Trabalho espiritual como outras atividades intensivas, pode ser árduo e frequentemente exige o desenvolvimento de ferramentas específicas para a tarefa, incluindo uma intenção extremamente focada e concentração infalível. A dificuldade do trabalho interno resulta do grande esforço exigido para escapar da gravidade familiar dos campos energéticos e mover para a influência de um campo maior. A fim de melhorar esse esforço, todas as religiões emitem proscrições contra expor o indivíduo aos campos energéticos mais baixos; é apenas de um ponto de vista autoritário que tal erro é retratado como “pecado” Um ponto de vista mais liberal aceita o envolvimento do homem nos campos energéticos menores como “falhas” perdoáveis. Mas atitudes, emoções e comportamentos característicos dos campos energéticos abaixo de 200 de fato geralmente impedem a experiência espiritual
Todos os ensinamentos espirituais aconselham contra o “mundanismo”, sugerindo que se evite apego ao sexo ou dinheiro, bem como atitudes menores e emoçoes como rancor, inveja, ressentimento e ciúmes. Absorção com tais campos baixos proíbem o progresso espiritual.
“O inferno não é uma condição imposta pelo julgamento de Deus, mas uma inevitável consequência da decisão de cada um. Inferno é o destino final daqueles que constantemente escolheram o negativo e isolaram-se do amor e da verdade.“
David R. Hawkins
Esses foram alguns dos meus ensinamentos preferidos do livro “Poder vs Força” do David R. Hawkins! É um livro que vale muito a pena ler, tem várias pérolas de sabedoria que com certeza contribuirão na sua jornada espiritual.
Eu também fiz um outro post falando sobre os principais ensinamentos do livro “Deixar ir: O caminho do desapego” do David. Hawkins, que é o livro que mais transformou e impactou a minha vida. Nesse livro, o autor explica uma técnica poderosa para dissolvermos o nosso eu menor, para soltarmos todas aquelas programações negativas que estão obscurecendo nosso EU REAL.
Vou deixar o link do artigo aqui embaixo caso queira ver também!
Deixe um comentário