Nesse post farei uma breve introdução aos 9 estados emocionais que flutuamos ao longo de nossa vida.
Esses 9 estados emocionais são uma forma de entender a maior parte de nossas mentes chamada SUBCONSCIENTE. Esses 9 estado emocionais são uma forma de compreender o CAOS e DESORDEM que é nossa mente subconsciente, é uma objetificação/categorização da mente subconsciente.
Essa parte de nossa mente é como se fosse uma grande lixeira, em que jogamos todas aquelas coisas não resolvidas, que não soubemos como lidar. Todos os nossos sentimentos que não foram deixados ir são armazenados nessa parte da mente, que é entupida de uma gigantesca carga emocional, pensamentos e sentimentos limitantes.
Porém, uma coisa muito importante de entender, que é o principio que norteia todo o Método Sedona é o seguinte: “Emoções são apenas emoções. Elas não são você, elas não são fatos e você pode libera-las (deixa-las ir embora) Emoções são apenas energias e elas podem ser transformadas!
Como David R. Hawkins diz no seu livro deixar ir:
“Sentimentos não são o verdadeiro eu. Ao passo que sentimentos são programações que vêm e vão, o verdadeiro Eu interno se mantém o mesmo; logo é necessário parar de identificar esses sentimentos transitórios como sendo você!
David R. Hawkins
Nós vivemos em uma cultura em que ou tende a evitar e ignorar as emoções ou tende a endeusá-las, como se elas fossem a verdade absoluta da vida.
A maioria de nós tendemos a nos identificar com as nossas emoções como se elas fossem quem nós somos. Tal identificação é até expressa na nossa linguagem, quando dizemo “Eu SOU triste, Eu SOU preguiçoso, Eu SOU bravo etc…”
Porém, emoções são fenômenos transitórios, elas vem e vão (a própria palavra emoção vem de “moção” que significa movimento), enquanto o verdadeiro você sempre permanece.
Infelizmente, a maioria das pessoas tentam ignorar seus sentimentos negativo ao invés de lidarem com eles, pois elas não sabem como fazer isso. Geralmente, ou suprimimos nossas sentimentos (empurrando-os para o porão de nosso subconsciente) ou tentamos escapar deles (por meio de distrações, entretenimento, drogas, sexo etc).
Se não for a supressão ou o escapismo, também utilizamos outra alternativa, a expressão (que também não é a das melhores, apesar de aliviar um pouco de nossa carga emocional).
Porém, existe uma opção infinitamente melhor para você se libertar de vez de suas emoções negativas, esvaziando toda aquela carga emocional negativa absurda que acumulamos no nosso subconsciente (é justamente disso que os livros do Método Sedona do Hale Dwoskin e o Deixar ir do David R. Hawkins ensinam). Essa opção é o Deixar ir, a Liberação (releasing).
Todos os seus pensamentos, atitudes e sentimentos são coloridos por suas emoções. Toda área de sua vida é influenciada por suas emoções predominantes e, na verdade, o sucesso e fracasso de sua vida depende de o quão bem você é capaz de lidar e processar suas emoções negativas. Emoções são o combustível para a ação e, consequentemente, para o sucesso.
Basicamente, emoções são um grupo de sentimentos que são relacionados entre si de forma energética. Cada estado emocional tem 2 componentes energéticos:
- Energia mantedora: Quantidade de energia atribuída a programas e sentimentos (grande parte dessa energia é usada para manter esses programas e sentimentos reprimidos).
- Energia disponível: Energia restante e disponível para o uso.
Por exemplo, se 90% de sua energia é usada para manter o ATMDRO (programações emoções negativas) reprimidas e você tiver apenas 10% de energia disponível para usar em suas atividades produtivas, é obvio que você será uma pessoa com pouca vitalidade e energia vital, pois quase toda ela está sendo consumida pelas suas programações.
Esses 9 estados emocionais podem ser classificados em uma escala de energia disponível e ação, como vocês podem ver a seguir nessa imagem:
“A Felicidade é o nosso estado natural, inerente. A melhor definição de Felicidade é paz, tranquilidade e serenidade. A Felicidade é a ausência de apatia, luto, medo, inveja, raiva e ódio. Felicidade é amar, é liberdade, é ausência de limitações. Quanto menos limitados somos, mais livres somos e mais felizes somos”
Lester Levenson
Imagine que a coragem, aceitação e a paz estão encobertas pelas outras emoções. Conforme você deixa ir a sua apatia, tristeza, medo, luxúria, raiva e orgulho, você descobrirá esses níveis mais superiores de energia, que são o REAL você que sempre esteve aqui (só que estava obscurecido por todas essas programações negativas).
Apenas ter esse hábito de reconhecer o que você está sentindo é algo muito transformador! Na maior parte do tempo, estamos presos e perdidos em nossos pensamentos, totalmente desconectados do que estamos sentindo.
Você pode se libertar de suas emoções negativas. O primeiro passo é ter essa disposição de OLHAR para elas e RECONHECE-LAS.
Por isso, comece a se familiarizar com esses estados emocionais no seu dia a dia e a trazer mais consciência no seu mundo interno. Lembre-se que a consciência é a chave para a transformação!
Alguns pontos importantes
- O ego (falso eu) é a compilação de todo ATMDRO (programações). Deixar ir sentimentos negativos é a desconstrução do ego. É nossa parte menor que gosta de ficar segurando essas energias mais baixas. Todos os sentimentos (que não surjam do amor) são destrutivos. Por baixo do ATMDRO todos são CRISTO e AMOR.
- Pensamentos são causados por sentimentos suprimidos e reprimidos. Quando um sentimento é deixado ir milhares ou até milhões de pensamentos associados a ele desaparecem. Sentimentos suprimidos nos impedem de enxergar o mundo com clareza e de estarmos presentes no aqui e agora.
- O primeiro passo para começar esse processo de liberação/deixar ir é justamente ter essa disposição de OLHAR e TRAZER CONSCIÊNCIA as suas emoções negativas (ao invés de suprimir, escapar, expressar ou projetá-las nos outros). Assuma responsabilidade pelo seu mundo interno!
- Todos esses sentimentos horríveis que temos são apenas isso: sentimentos e podemos deixá-los ir.
- O que nos impede de ver a imensidão de quem somos é o nosso acúmulo de programas/sentimentos. Todos esses sentimentos negativos nos mantem constantemente lutando para sobreviver, constantemente nos fazendo olhar para longe de nós mesmos.
- Sentimentos são programas, programas automáticos subconscientes. O mecanismo subconsciente trabalha através de sentimentos. Programas são o nosso passado. O sentimento é a manifestação no momento presente de uma programação antiga. Sentimentos são dispositivos usados pelo seu computador interno para provocar em você uma resposta automática, eles surgem de acordo com a forma como você foi programado. Se você se permitir senti-las AGORA, elas se dissolveram, pois a energia quer se mover, ela não quer ficar presa, somos nós que seguramos.
- Felicidade é ser você mesmo. O seu eu menor é o ATMDRO (programações). Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não exige esforço para a felicidade, pois que esforço temos que fazer para sermos nós mesmos? Se a felicidade é ser você, então deve ter uma maneira de você ser quem você é. E existe, é se livrando de quem você não é, de se livrar de sua infelicidade, de se livrar do seu ATMDRO.
- O melhor método para descobrirmos quem somos é aquietar a mente. Apenas aquiete a sua mente. É isto! E como aquietar a sua mente? Para aquietar a mente temos que nos livrar dos motivadores dos pensamentos, que são os sentimentos. Você não pode aquietar seus pensamentos por meio de mais pensamentos!
- Se você não consegue se sentir interiormente em paz no meio do mundo e suas atividades diárias, é uma indicação de que você ainda tem sentimentos negativos subconscientes e você nunca estará completamente satisfeito até que eles desapareçam. O objetivo de se livrar de seus sentimentos reprimidos é alcançar aquele estado de paz (no método sedona chamado de IMPERTUBABILDADE) que lhe permitirá estar ciente de seu centro interior de tranquilidade, mesmo enquanto você realiza suas tarefas diárias.
- Quase ninguém toma responsabilidade pelos seus programas. Tome responsabilidade por isso! Tome responsabilidade por limpar todo o lixo de seu subconsciente. Você tem que tomar responsabilidade por se libertar por aquilo que acumulou.
As emoções negativas
Se você é como a maioria das pessoas, suas emoções e comportamentos são praticamente todos determinados pelas suas programações inconscientes e você possui pouco controle sobre seus pensamentos e ações. Seu senso de “Eu” foi dominado por esses programas inconscientes do passado.
Esses 6 primeiros estados emocionais são sentimentos do tipo “NÃO CONSIGO”.
Agora, vamos falar sobre cada uma dessas emoções negativas, que são: Apatia, Tristeza, Medo, Desejo, Raiva, Orgulho (ATMDRO).
Apatia
“Não adianta. Não posso continuar. Estou muito cansado – cansado – exausto – esgotado, e para quê? Ninguém mais se importa, então por que eu deveria? Eu acho que estou muito velho, muito feio e não sou bom em nada. Acho melhor somente ir dormir.
Uma pessoa em apatia
Em nosso gráfico de emoções, a apatia tem o nível mais baixo de energia disponível para a ação. Isto é o resultado da energia necessária para suprimir todos os nossos sentimentos (desperdiçamos muita de nossa energia mantendo todos esses sentimentos presos) – tanto sentimentos positivos como negativos.
É o nível de energia mais baixo. Apatia é a “falta de sentimento ou emoção; impassibilidade; falta de interesse, indiferença”.
Quando experimentamos apatia, sentimos que o desejo está morto. Não conseguimos fazer nada e temos a sensação de que ninguém pode nos ajudar. Nos sentimos densos e pesados, sem esperança.
A mente é muito agitada e as imagens e pensamentos são de limitação e destrutivas. Nós só enxergamos Falha/Derrota e sibre como nós não conseguimos fazer nada e nem os outros conseguem
A apatia ocorre pois à medida que suprimimos emoções dolorosas, negativas e sentimentos incômodos, nós os acumulamos em nosso subconsciente.
Muito de nossa energia disponível, então, é utilizada para manter esses sentimentos reprimidos, para mantê-los quietos lá no fundo (não deixando que eles subam);
Com isso, ficamos com cada vez menos energia disponível para a ação. Eventualmente, chegamos em um estado de apatia. Nós nos tornamos incapazes de sentir qualquer coisa, boa ou má. Nosso comportamento reflete essa falta de energia disponível.
Pessoas em apatia frequentemente dizem que estão muito cansadas, exaustas e tendem a dormir muito. Pessoas apáticas também são muito negativas. Se você fizer uma declaração construtiva ou otimista, eles tenderão a refutar isto.
A apatia está no fundo de nosso mapa de emoções. Na verdade, às vezes é até difícil de ver isso como uma emoção, porque parece mais a ausência de sentimentos. É uma sensação extrema de “não posso/não consigo”, em que nos sentimos sem esperança, derrotados impotentes.
Talvez seja melhor se pensarmos na apatia como um estado emocional, ao invés de uma emoção. É um estado que alcançamos quando desistimos da vida – desistimos a tal ponto que estamos realmente convencidos de que não vale a pena mais sentir nada, que sentimentos não vão nos fazer bem nenhum (incluindo os positivos).
Algumas palavras que descrevem a apatia:
Tédio, Não consigo vencer, Frio, Morto, Derrotado, Depressivo, Desolado, Desesperado, Desencorajado, Drenado, Falha, Fútil. Desistir, Sem esperança, Sem humor, Não consigo, Indiferente, Invisível, Preguiçoso, Perdedor, Perdido, Negativo, Impotente, Sem sentimentos, Preso, Imprestável, Por que tentar? Pra que?
Exercício de liberação emocional para apatia:
OBS: A liberação é feita através de perguntas. Elas te conduzem a experiência de deixar ir. Responde tais perguntas de uma forma espontanea e honesta, sem ficar se duvidando ou teorizando sobre as possíveis consequências de deixar ir. Envolva-se nesse processo com o seu coração, não com a sua cabeça e mente lógica. SINTA, não PENSE.
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou apatia. Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Repita esse processo mais algumas vezes até que você se sinta mais livre do sentimento em particular. Então, mova para a próxima emoção que eu irei comentar agora:
Luto/tristeza
“Dói tanto, eu não aguento mais. Se pelo menos alguém pudesse entender como eu me sinto e pudesse me ajudar. Dessa forma, eu não seria um fardo, eu seria bom, se apenas alguém pudesse, por favor, me amar e cuidar de mim. Por favor.”
Uma pessoa em luto
Quando experimentamos luto, nós queremos que alguém mais nos ajude porque sentimos que não conseguimos fazer nada por conta própria. Nós esperamos que alguém consiga nos ajudar. Nós choramos, em dor, para que alguém venha nos ajudar.
A mente é um pouco menos ativa do que a apatia mas ela ainda é tremendamente barulhenta, cheia de pensamentos sobre a perda e dor.
Algumas palavras que descrevem esse estado emocional são:
Abandonado, abusado, acusado, envergonhado, traído, desapontado, constrangimento, culpado, machucado, ignorado, inadequado, deixado de fora, melancólico, negligenciado, ninguém se importa, ninguém me ama, nostalgia, “pobre eu”, arrependimento, rejeitado, remorso, tristeza, infeliz, não amado, não querido, vulnerável, ferido.
Exercício para liberação emocional de tristeza/luto:
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou tristeza. Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Repita esse processo mais algumas vezes até que você se sinta mais livre do sentimento em particular. Então, mova para a próxima emoção que eu irei comentar agora:
Medo
“Tenho que ter cuidado com o que falo. Alguém vai me atacar, não posso confiar em ninguém. Então vou manter minha segurança e nunca deixarei ninguém chegar muito perto.”
Uma pessoa em medo
Você quer agir mas não o faz pois o risco é alto demais, Você tem medo de se machucar. A mente é um pouco menos contraida do que a tristeza mas ainda é agitada e barulhenta; Nossos pensamentos são sobre como iremos nos machucar, como as coisas darão errado, sobre o que iremos perder e sobre como temos que nos proteger do mundo.
Algumas palavras que descrevem medo são:
Ansioso, Apreensivo, cauteloso, covarde, defensivo, dúvida, evasivo, hesitante, inibido, inseguro, náusea, nervoso, pânico, paralisado, assustado, tímido, cético, suspeito, incerto, vulnerável, querendo escapar, preocupado.
Exercício para liberação emocional de medo:
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou medo. Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Repita esse processo mais algumas vezes até que você se sinta mais livre do sentimento em particular. Então, mova para a próxima emoção que eu irei comentar agora:
Luxúria/Desejo
“Me dê! AGORA! Eu quero e mal posso esperar! Mais! Mais! Se apresse! Eu só quero e quero AGORA! “
Uma pessoa em desejo
É o nível de energia que nos mantém indo de um lugar para o outro, que nos move. Luxúria é um “desejo intenso e dominante, uma ânsia de possuir ou desfrutar; um desejo de gratificar os sentidos; apetite/prazeres corporais.
Quando experimentamos luxúria, nós desejamos possuir. Nós QUEREMOS. Estamos famintos por dinheiro, sexo, pessoas, lugares e coisas, mas com hesitação. Existem sentimentos subjacentes de que não podemos ou deveríamos ter tais coisas.
Nosso corpo tem mais energia que no estado de medo. Ainda é um estado contraído, mas as sensações, de vez em quando, até que são agradáveis, principalmente quando comparadas com os níveis inferiores de energia. Nossas mentes são um pouco mais quietas que no medo, porém ainda são agitadas e obsessivas.
Nossos pensamentos são sobre o que não temos, sobre o que temos que conseguir. E não importa o tanto que conseguimos, nós nunca nos sentimos realmente satisfeitos e raramente curtimos o que temos.
Algumas palavras que descrevem a luxúria:
Abandono, Antecipação, Não posso esperar, Compulsivo, Necessitado, Invejoso, Frustrado, Ganancioso, Faminto, Eu quero, Impaciente, Manipulador, Preciso ter, Nunca é o bastante, Nunca satisfeito, Obcecado, Possessivo, Predador, Egoísta.
Exercício para liberação emocional de desejo:
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou desejo Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Repita esse processo mais algumas vezes até que você se sinta mais livre do sentimento em particular. Então, mova para a próxima emoção que eu irei comentar agora:
Raiva
“Saia do meu caminho ou eu vou te matar. Eu te odeio, seu desgraçado, seu idiota,. Vou te espancar bem e então limpar a rua com sua cabeça. Então não me toque … nem chegue perto de mim. ..Eu sou perigoso!
Uma pessoa em raiva
Quando experimentamos raiva, nós desejamos atacar, machucar e parar os outros, mas com hesitação. A mente é um pouco menos agitada do que no desejo, mas ainda é barulhenta e obsessiva. As imagens são sobre destruição e sobre o que iremos fazer com os outros. Nossos pensamentos são sobre se vingar, sobre como iremos fazer os outros sofrerem. Ações que tomamos são geralmente destrutivas para nós mesmos e para os outros.
Um nível de energia intenso e destrutivo. A raiva é “um forte sensação ativada por uma ofensa/dor real ou suposta; É frequentemente acompanhada por um desejo de vingança e retaliação É o ressentimento; fúria; ira.
Palavras que descrevem a raiva:
Agressivo, Irritado, Argumentativo, Esquentado, Destrutivo, Repulsa, Explosivo, Frustrado, Furioso, Duro, Ódio,, Hostilidade, Impaciência, Irado, Ciúmes, Louco , Cruel, Impiedoso, Petulante, Ressentido, Resistente, Rude, Selvagem, Vingativo, Viciado.
Exercício para liberação emocional de raiva:
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou raiva. Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Repita esse processo mais algumas vezes até que você se sinta mais livre do sentimento em particular. Então, mova para a próxima emoção que eu irei comentar agora:
Orgulho
“Você realmente tem que fazer algo em relação a sua atitude de superior sua. Isso não funciona comigo. Você tem que entender que eu sou o melhor … todo mundo sabe disso ..e você provavelmente nunca chegará perto. Mas você pode continuar tentando. ..e você deveria. Você nunca vai conseguir, claro, mas pelo menos você pode se manter ocupado. “
Uma pessoa em orgulho
Orgulho é” uma superalimentação da opinião de si mesmo; autoestima exagerada; presunção.
Quando experimentamos orgulho, queremos manter o status quo. Não estamos dispostos a mudar ou nos mover, então, nós paramos os outros de se mover para que eles não nos passem.
Nossas mentes são um pouco mais quietas do que na raiva, mas ainda é barulhenta, rígida e autocentrada. Nossos pensamentos e imagens mentais são sobre coisas que realizamos e sobre o que sabemos. Esperamos que os outros notem o quão bom somos, na tentativa de encobrir nossas dúvidas e inseguranças.
Palavras que descrevem orgulho:
Arrogante, Tédio, Fechado, Crítico, Dogmático, Falsa humildade, Mais humilde do que você, Hipócrita, Isolado, Julgador, Sabe tudo, Mente fechada, Nunca errado, Opinativo, Rígido, Autoabsorto, Egoísta, Mimado, Superior, Não perdoador.
Exercício para deixar ir orgulho:
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou orgulho Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Repita esse processo mais algumas vezes até que você se sinta mais livre do sentimento em particular. Então, mova para a próxima emoção que eu irei comentar agora:
As emoções positivas
Lembre-se que os 6 primeiros estados emocionais formam uma “crosta” que encobre as emoções positivas, que são a coragem, aceitação e paz. As 6 primeiras emoções são sentimentos de “NÃO CONSIGO”, enquanto as emoções positivas que irei comentar agora são sentimentos de “EU CONSIGO”
Coragem
“Claro que eu posso – e você também. E nunca deixe ninguém lhe dizer o contrário. É apenas uma questão de persistência. Tudo que você precisa fazer é decidir o que quer e ir atrás disso.”
Uma pessoa em coragem
Quando experimentamos coragem, nós temos a disposição de agir sem hesitação. Nós sentimos que podemos. Eu consigo. Eu posso mudar e consertar o que for necessário.
“EU POSSO” Simplificando, é o seu senso interno de “eu posso”.
Nosso corpo tem muito mais energia do que no orgulho e tal energia é direcionada para ações positivas. Nossa mente é muito menos agitada e barulhenta do que no orgulho. Nós somos flexíveis, resilientes e abertos. Nossos pensamentos são sobre o que podemos fazer e aprender e sobre como podemos dar suporte aos outros da mesma forma.
Somos independentes e autossuficientes e podemos desfrutar do sucesso dos outros. Podemos rir alto, até de nossos erros. A vida é divertida.
Palavras que descrevem a coragem:
Aventura, Alerta, Vivo, Consciente, Centrado, Certo, Competente, Confiante, Criativo, Ousado, Decisivo, Dinâmico, Entusiasmo, Explorador, Flexível, Feliz, Humor, Eu consigo, Independente, Iniciativo, Integridade, Invencível, Amoroso, Motivado, Não resistência, Aberto, Otimista, Positivo, Propósito, Resiliente, Responsável, Seguro, Espontâneo.
Exercício para deixar ir coragem:
Obs: Também vamos fazer esse procedimento com os sentimentos positivos. Conforme vamos deixando ir sentimentos positivos, você está permitindo que eles fiquem melhor ainda.
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou coragem. Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Repita esse processo mais algumas vezes até que você se sinta mais livre do sentimento em particular. Então, mova para a próxima emoção que eu irei comentar agora:
Aceitação
“Eu amo você mundo. Meu amor é ilimitado e puro e me inunda com alegria. Eu te amo, te amo, te amo. E eu me amo: “
Uma pessoa em aceitação
Quando experimentamos aceitação, nós temos e curtimos tudo da forma como é. Não precisamos mudar nada. Tudo é bonito como é. Nossos corpos tem muito mais energia do que na coragem. Essa energia está, em grande parte, em repouso, porém disponível se precisarmos dela.
Aceitação significa amar a nós mesmos e aos outros com todos os nossos caprichos e sem julgar ou criticar. É amar alguém, não importa como ele seja ou o que faça. Significa amar a pessoa, mesmo que ela faça coisas não gostamos ou não podemos aprovar. Significa discriminar e separar a bela essência das pessoas do que seus programas subconscientes os levam a fazer e amar.
Nossa energia é leve, calorosa e aberta. Nossas mentes são menos agitadas do que na coragem, e é na maior parte do tempo silenciosa e feliz. Nossos pensamentos são de amorosidade e felicidade pela vida como ela é.
Palavras que descrevem aceitação:
Abundância, Apreciativo, Beleza, Pertencente, Inocencia de criança, Compaixão, Empatia, Rico, Tudo está bem, Amigo, Gentil, Harmonia, Intuitivo, Eu tenho, Amoroso, Natural, Nada precisa mudar, Aberto, Brincalhão, Radiante, Seguro
Exercício para deixar ir aceitação
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou aceitação. Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Repita esse processo mais algumas vezes até que você se sinta mais livre do sentimento em particular. Então, mova para a próxima emoção que eu irei comentar agora:
Paz
Silencioso, calmo, puro, perfeito, fluindo, brilhando, ilimitado, atemporal, eterno, completo, consciente, tranquilo, sereno, claro, centrado, livre, realizado, imperturbável.
Uma pessoa em paz
Quando experimentamos paz sentimos que somos inteiros, completos e preenchidos. Tudo e todos são parte de mim mesmo. Tudo é perfeito. O corpo tem muito mais energia do que na aceitação, mas ela está em repouso e é silenciosa. A energia é quieta e calma.
A mente é vazia e silenciosa, porém totalmente alerta. Não há necessidades para pensamentos e imagens. Não há qualquer tipo de ansiedade com o futuro nem preocupações com o passado – a mente repouso no momento presente.
Algumas palavras que descrevem a paz:
Consciência, Ser, Calmo Centrado, Sereno, Completo, Sem limites, Livre, Eu sou, Preenchido, Leve, União, Perfeição, Pureza, Quieto, Sereno, Espaço, Quietude, Ilimitado, Tranquilidade.
Exercício para deixar ir paz:
Relembre-se a última vez ou algum momento em sua vida em que você experienciou paz. Então de a si mesmo alguns momentos para dar boas vindas e acolher qualquer sentimento que essa memória tenha trazido a tona nesse momento. Feito isso, responda as seguintes perguntas:
- Você poderia permitir que esse sentimento fique aqui por um momento? Você pode dar boas vindas a ele, da melhor forma que conseguir?
- Você poderia deixar ir esse sentimento?
- Se você pudesse deixar ir esse sentimento, você deixaria?
- Quando?
Considerações finais
Note como você se sente depois de passar por essa jornada de liberação emocional. Recomendo que você continue praticando e refaça várias vezes essa jornada, para você pegar o “jeito” de deixar ir. Lembre-se que isso é uma habilidade nova que você está aprendendo, é preciso praticá-la!
Faça esse comprometimento com o seu crescimento. Pratique o método Sedona (Deixar Ir) com todos esses estados emocionais. Examine as diferentes áreas de sua vida e comece e ficar mais consciente quais estados emocionais você se encontra habitualmente e como eles estão afetando a sua vida.
Lembre-se que você não é os seus sentimentos! Quando você se pegar perdido na identificação com algum sentimento, se pergunte: “Eu sou esse sentimento ou eu estou tendo esse sentimento? Ou você pode simplesmente se perguntar: “O que eu estou sentindo?” O EU não é o sentimento!
Deixe um comentário