Se inscreva no meu canal do Youtube e receba mais conteúdos!

Acessar!

Investigando as Diferentes Religiões Mundiais a Luz do Cristianismo

Tempo de leitura: 21 min

Escrito por Davi Klein
em agosto 3, 2024

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Compartilhe agora mesmo:

Muitos na nossa cultura atual enxergam a verdade religiosa em uma categoria de crença-não verificavel. Deste modo, uma religião torna-se apenas um gosto particular, como uma preferência por um sabor de sorvete. Temos que entender que as crenças nem sempre são verdadeiras – podemos acreditar em certas crenças que são falsas. A crença nos tempos antigos de que a terra era plana não significa que tal crença representa a realidade. Da mesma forma, a crença de que DEUS É TUDO (conhecida como Panteismo, de que Deus é idêntico a sua criação) não necessariamente é a verdade acerca de Deus.

Toda a verdade é absoluta e transcultural (não é relativa) é verdade para todas as pessoas, em todos os tempos e lugares. Da mesma forma, a verdade nas religiões também é absoluta, assim como a verdade nas diferentes áreas da vida, como política, história, economia, etc.

Outras religiões podem ter verdades nelas, porém afirmações opostas não podem ser igualmente verdadeiras e outras religiões se opõe ao Cristianismo em áreas cruciais (sobre quem Deus é, quem Jesus é e sobre como somos salvos).

Portanto, todas elas não podem ser simultaneamente verdadeiras, somente uma religião é verdadeira, o Cristianismo – tudo aquilo que se opõe a ele é falso.

Introdução a Religião

Apesar das dificuldades em definir o termo religião, existem certas coisas que podemos dizer sobre ela. Por exemplo, claramente ela envolve a devoção a Deus ou Deuses. Ela envolve crenças, práticas e ritos. Ela providencia valores e dá significado a vida, direcionando a pessoa ao que ela acredita ser verdadeiro, a algum tipo de entendimento sobre Deus.

Todas as religiões seriam apenas diferentes formas de ver e encontrar Deus? Nenhum religião é exclusivamente verdadeira? Essa é uma afirmação falsa.

De onde as religiões vêm? A religião é algo particular aos seres humanos já que eles sozinhos são criados a imagem e semelhança de Deus – nenhum animal demonstra evidências de ser religioso ou espiritual. Somente os seres humanos demonstram uma capacidade espiritual para serem religiosos e adorarem o Criador. Então, as religiões começaram com os primeiros humanos.

Qual foi a primeira religião? A primeira religião é mostrada na Bíblia, o livro do Gênesis, com o primeiro casal criado estando em um relacionamento com Deus, seu Criador. Trata-se do Monoteismo (mono=um, Teismo=Deus). Esse relacionamento entre o ser humano e Deus foi quebrado pelo pecado.

Então a primeira religião foi o monoteismo, a crença em um Deus que é separado da criação mas que é sempre presente a sua criação (monoteísmo original).

Quantas religiões existem? Nosso estudo ira focar nas cinco maiores religiões: Judaísmo, o Hinduismo, o Budismo, o Cristianismo e o Islamismo.

Toda a religião que existe ou se desenvolver no futuro pode ser reduzida a pelo menos uma visão sobre Deus. Então, se você conhece as suas visões sobre Deus, você consegue classificá-las.

Existem cinco visões sobre Deus:

  1. MONOTEÍSMO: Existe somente um Deus – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo
  2. ANIMISMO: Coisas ou forças naturais possuem vida/alma – Religiões tribais e primitivas
  3. POLITEÍSMO: Existem muitos deuses (deidades) – Hinduísmo e Budismo
  4. PANTEÍSMO: (pan=tudo/teismo=Deus): Deus é tudo ou o mesmo que o Universo – Hinduísmo e Budismo
  5. ATEÍSMO: Não existem Deus nem Deuses – Algumas formas de Budismo

Qual é a verdadeira religião?

Uma questão muito importante. Se todas as religiões possuem visões opostas de Deus, então elas não podem ser igualmente verdadeiras. Uma religião pode ser a verdade. Isso é o que a lei de não contradição nos diz – essa lei da lógica diz que opostos não podem ser verdadeiros ao mesmo tempo e na mesma relação. Se “C” (cristianismo) é verdadeiro, então todo “Não-C” é falso. Portanto, não importa o que as religiões tenham em comum, se elas se opõem, em relação a sua visão de Deus), então elas não podem ser igualmente verdadeiras. Mas uma religião pode ser verdadeira.

Eu tenho a convicção que somente o Cristianismo é verdadeiro e tudo o que se opõe ao Cristianismo não pode ser verdadeiro. Porém, existem verdades em outras religiões que não se opõem ao Cristianismo. Por exemplo, apesar das visões opostas de Deus, muitas religiões reconhecem uma lei moral comum do que é certo ou errado (a lei de ouro é presente em quase todas as religiões).

Todas as religiões enxergam o mesmo Deus de diferentes maneiras?

A crença de que todas as religiões enxergam o mesmo Deus de formas diferentes é chamada de Pluralismo.

Acreditamos que o Cristianismo diz a verdade sobre Deus e não somos cegos pois Deus revelou a si mesmo através da criação e da Bíblia. Então, todos que forem opostos a visão Cristã estão enxergando Deus de uma forma equivocada.

Uma das coisas que faz o Cristianismo ser tão diferentes de outras religiões é que ele é tudo sobre Deus (e não o homem), trabalhando na história para restaurar o nosso relacionamento quebrado com Ele. Todas as outras religiões focam no trabalho/autodesenvolvimento humano para atingir a Deus, mas o Cristianismo é o único que se trata de Deus nos salvando por meio de Seu Filho, Jesus Cristo (a salvação não vem de nossas obras).

Judaísmo

Moisés é talvez a figura judia mais conhecida, pois ele escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia.

O Judaísmo não nasceu até que Deus chama Abraão fora de seu país (cerca de 2044 a.C). Deus prometeu a Abraão que iria fazer uma grande nação de seus descendentes. O judaísmo é formalizado durante o tempo em que Moises escreveu a Torah (1450 a.C).

Abraão saiu da cidade de Ur. Durante muitas gerações, a nação estava sendo escravizada pelos faraós egipcios. Depois de Deus os libertar miraculosamente pelo profeta Moisés, eles eventualmente entraram na terra prometida (Israel), mas nunca foram capaz de ocupar totalmente tudo o que foi prometido a eles por Abraão.

Livro sagrado: O antigo testamente é dividido pela Lei, os profetas e os escritos. Juntos, são chamados de TeNaKh. Os primeiros cinco livros do antigo testamento são chamados de Torah (que significa a Lei). Eles são os mesmos livros do antigo testamento Cristão (mas aparecem em ordem diferente).

Visão e nome de Deus: O Judaísmo possui uma visão monoteísta de Deus. Enquanto eles utilizam de muitos nomes para Deus, o mais reverenciado é YAHWEH. Até mesmo os escribas, que copiaram o Antigo Testamento, lavavam suas mãos antes de escrever esse nome. Os nomes no Antigo Testamento frequentemente revelavam o carater ou natureza da pessoa. Moisés perguntou a Deus qual era o Seu nome (natureza) e Deus disse: “Eu sou o que eu sou” – sendo esse significado de YAHWH.

disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

Êxodus 3:14

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Deuteronomio 6:4

Local de adoração: É chamado de Sinagoga, o centro da comunidade Judáica.

Crenças: Embora muitos judeus tenham crenças variadas, eles geralmente possuem as crenças comuns de que existe somente um único Deus. Ele criou o mundo. Ele protege e mantém suas pessoas responsaveis por seus pecados. E Deus deu uma Lei moral para ser seguida nos 10 mandamentos.

O que é verdadeiro e o que é falso no judaísmo: O judaísmo acredita corretamente que só existe um único Deus que criou o mundo “do nada”. Também que existe uma Lei moral e que os seres humanos são pecadores e precisam de salvação. Eles também mantém a crença de que o Antigo testamento é a Palavra de Deus. O Cristianismo também vê o Antigo testamento como a Palavra de Deus, porém rejeita o que é falso no Judaísmo. Por exemplo, o Judaísmo falha em acreditar e aceitar Jesus de Nazaré como o Messias Prometido do Antigo Testamento. Alguns Judeus acreditam em Jesus Cristo e são chamados de Judeus Messianicos. Mas o entendimento judeu atual rejeita Jesus Cristo como Messias (apesar de Jesus Cristo ter cumprido diversas profecias do antigo testamento e existirem fortes evidências de sua ressurreição).

Hinduísmo

Uma das pessoas mais famosas que foi Hindú foi o Gandhi, que advogou a não violência e foi um líder em ajudar a Índia a se libertar do domínio britanico.

O Simbolo “OM” é um mantra sagrado no hinduísmo. Embora não possua significado, é dito que ele se refere a alma (atman) se fundindo com o Brahman (realidade última). É usado nas orações e meditações.

No Hinduísmo, não há um fundador conhecido. Para ser hindu, a pessoa precisa reconhecer o Vedas como divinamente inspirado e dar veneração as deidades e espíritos (deuses) em diferentes níveis.

Foi originado na Índia, cerca de 1500 anos antes de Cristo.

Os 4 Vedas são aceitos como divinamente inspirados. Eles incluem o Rig-Veda, que inspira as orações e hinos, o Yajur Veda, que possui mantras curtos, o Sama Veda, que possui músicas e o Artha Veda que possui magicas e encantamentos. Os Vedas ensinam sobre o Brahman como um Deus/deuses impessoal e panteísta. Muitos também aceitam o Bhagavad Gita, que é um poema do Mahabaharta 200 a.C que ensina a devoção a Krishna (Deus).

Visão e nome de Deus: Brahman é Panteísta – tudo é Deus. Existem literalmente milhares de Deuses nomeados no Hinduísmo. Alguns dos mais populares são: Brahman (o criador), Vishnu (o protetor) e Shiba (o destruidor) e alguns acreditam que apenar Krishna é Deus.

Local de adoração: O local hindu de adoração é chamado de templo. Cada templo é dedicado a um deus e supostamente abriga um deus.

Os Hindus são ensinados a realizarem três orações devocionais por dia. Eles geralmente possuem uma estátua que representa um Deus em suas casas, na qual eles limpam, vestem e mantém decorados. Muitos são vegetarianos.

Crenças: Os Hindus acreditam que o bem e o mal são opostos iguais (dualismo) que experienciamos nesse mundo, mas que no fundo é uma ilusão. Deus é Brahman que é a única realidade impessoal última. Existem milhões de deuses menores e alguém deveria ser devoto a tais deuses. Acreditam em muitos caminhos para Deus (Brahman). Até mesmo alguns gurus vivos são considerados Deus. Os Hindus acreditam em reencarnação – a alma (atman) nunca morre mas continuamente renasce até atingir a iluminação ou se libertar da reencarnação para se fundir com Brahman (MOKSHA). O Karma determina o nível de vida que a pessoa terá em outra reencarnação. Os ciclos de encarnação para encarnação é chamado de Samsara – que cada pessoa deve se libertar. No Hinduísmo a reencarnação é um conceito negativo. Não se pode saber como uma pessoa retornará e uma má ação nessa vida pode resultar em 1000 reencarnações como um besouro ou inseto.

O que é falso e o que é verdadeiro no Hinduísmo: O Hinduísmo está certo de que existe uma realidade última. Mas Deus (ou Brahman) não é identico ao mundo – essa é a crença panteísta. Deus não é identico a sua criação e ele não criou o mundo como uma extensão do seu Ser. Deus é pessoal, pois faz criações pessoais. Nós podemos ter um relacionamento com ele já que ele é o Criador que nos criou. Deus é separado da Criação apesar de Ele ser presente a criação em todo lugar/tempo. Os seres humanos não são Deus e eles não podem se tornar Deus e nem são uma parte de Deus. Os Panteístas acreditam que precisamos descobrir nosso “Deus interior”, que no fundo somos o próprio Deus, mas isso significaria uma mudança (sair de um estado da não conhecimento para um estado de conhecimento) – e isso é inconcebível para Deus. Deus não muda. Deus sozinho é o Criador e nós somos a Criatura.

Além disso, o bem e o mal não são uma ilusão. Deus fez toda a Criação boa. O Mal não é uma criação direta de Deus, ele foi introduzido pelo livre-arbítrio desobediente de Adão e Eva, que foram tentados pela serpente a serem como Deus, que é o mesmo erro que o Panteísmo.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal

Genesis 3:5

A reencarnação não é verdadeira. Primeiro pois é injusta. Por que motivo o karma deveria punir alguém por algo que ela cometeu numa vida anterior? Da mesma forma, a doutrina do karma e da reencarnação nos faz passivos e não gentis e não amorosos, pois nós não devemos ajudar os outros, arriscando interferir nos seus karmas. Além disso, é fatalista e não nos fornece nada como inspiração e meta – a não ser a absorção absoluta de nosso eu no Brahman Impessoal. Compare isso com a vida eterna com um Deus amoroso. Além disso, é inconsistente com o Hinduísmo em si mesmo. Se a realidade última é uma (Brahman), como poderia ser real a reencarnação de almas individuais? Ela deveria também ser uma ilusão de acordo com o pensamento hindu.

Em vez disso, nós temos apenas uma vida para viver nesse mundo e depois disso morremos.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo

Hebreus 9:27

Se acreditamos em Jesus Cristo, nós estaremos com Ele no Céu. Se não acreditarmos Nele, nós ficaremos eternamente separados de Deus. No fim dos tempos, Jesus Cristo ressucitara corporalmente a todos. Para aqueles que confiarem Nele, terão vida eterna e para aqueles que não acreditaram em Jesus, estarão no Inferno.

Jesus Cristo não é um guru. Jesus afirma ser o Filho de Deus. Jesus foi um Judeu que ensinou que existe apenas um Deus Pessoal – “Ouça, Israel: o SENHOR, o nosso Deus, é o único SENHOR” (Deuteronomio 6:4) que criou o mundo. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27). Os gurus dizem que isso é uma ilusão. Jesus ensinou sobre Deus em palavras mas os gurus indianos dizem que Deus é inexplicavel em palavras. Jesus ensinou que Deus pune o pecado e que existe um céu e um inferno, mas os gurus indianos ensinam que tudo se funde no BRAHMAN. Se Jesus fosse um guru, ele seria um guru muito ruim.

“Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno”

Mateus 10:28

Budismo

Embora envolto em lendas, Siddhartha Gautama (563 a 534 a.C) supostamente viveu os primeiros anos de sua vida de uma forma hedonista. Depois de experienciar descontentamente com a vida e buscando por respostas que o ajudassem a superar o se sofrimento, ele descobriu a iluminação depois de se sentar debaixo de uma figueira para meditar. Como resultado ele supostamente descobriu o caminho para a iluminação e se tornou o Buddha (“O desperto”). Ele eventualmente compartilhou seu caminho e conquistou muitos discípulos.

O livro sagrado dos Budistas é o Triptaka. O Lotus Sutra inclue os ensinamentos principais atribuidos aor ser humano Buddha.

Visão e nome de Deus: O ensinamento não necessita de uma visão estrita de Deus, pois é mais preocupado com a iluminação pessoal, podendo ser integrado em outras religiões que possuem uma visão mais firme de Deus. Portanto, o Hinduísmo, o Xíntoísmo japonês e as religiões populares chinesas são fortemente budistas. Os Budístas podem ser panteístas, politeístas e até mesmo ateístas. Alguns aceitam Buddha como Deus, outra aceitam os Deuses Hindus e Brahman.

Local de devoção: Existem muitos templos budistas para devoção e meditação.

Crenças: A iluminação é encontrada no caminho do meio entre a luxúria e o ascetismo. A chave ara a vida é deixar ir/se desapegar de tudo e realizar o Anatman (não-eu). A realização da inexistência do “eu” é o objetivo da filosofia Budista. Tal realização é feita por meio das quatro nobres verdades:

  1. Viver é sofrer
  2. O sofrimento vem do desejo
  3. Elimine o sofrimento eliminando o desejo
  4. O desejo é eliminado pelo caminho óctuplo

O caminho óctuplo consiste em:

  1. Entendimento correto
  2. Pensamento correto
  3. Fala correta
  4. Ação correta
  5. Meio de vida correto
  6. Esforço correto
  7. Consciência correta
  8. Concentração correta

O Budismo incorpora a rença na reencarnação, no samsara, no karma e na realidade impessoal.

Existem duas escolas principais do Budismo. A escola Therevada, que segue a Triptaka e mantém um ensinamento rigido a monges. E a escola Mahayana que segue o Lotus Sutra.

O que é verdadeiro e falso no Budismo?

Os Budistas reconhecem que algo está errado com os humanos, porém a iluminação por meio do nobre caminho óctuplo não é a resposta ou solução para o problema humano. O autodesenvolvimento humano, longe da graça de Deus, que é o problema. Os Budistas dizem que a pessoa precisa se libertar de todos os seus desejos, mas o que fazer sobre o desejo de querer se livrar de todos os desejos? Esse é um bom desejo ou mau desejo? Se for bom, então nem todos os desejos são ruins. Se for ruim, então não tem motivos para seguirmos o Budismo (de acordo com seu próprio ensinamento). O Budismo não tem uma visão correta sobre Deus e sobre os seres humanos, portanto, é incompatível com o Cristianismo. Deus nos fez seres pessoais e buscar a “extinção do eu” é violar a imagem de Deus nos homens. A única salvação para os humanos é aceitar o perdão dos pecados que Deus providenciou por meio de Seu Único Filho Jesus Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou dos mortos.

Cristianismo

O fundador do Cristianismo é Jesus de Nazaré, que é considerado o Messias Judeu prometido (Cristo). Jesus foi crucificado e seus discipulos afirmaram que três dias depois de sua morte, ele apareceu a todos eles vivo, em pelo menos doze ocasiões diferentes e ao longo de um período de quarenta dias em Jerusalém.

Visão e nome de Deus: Os Cristãos enxergam Deus como monoteísta, porém eles acreditam que Deus é Um em natureza porém triúno, Um Deus em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo.

Local de adoração: Igreja

Crenças: Todos os Cristãos acreditam que Jesus de Nazaré é o Messias prometido do Judaísmo e o cumprimento de toda a Torah. Eles acreditam que a salvação é encontrada apenas na fé de que Jesus Cristo, que morreu na cruz para o perdão de nossos pecados e ressuscitou dos mortos para confirmar sua crença de ser o Messias e Deus encarnado é verdadeira. Os Cristão acreditam que Jesus Cristo ira retornar um dia para julgar todo mundo. Existem três ramificações principais do Cristianismo – Catolicismo oriental (ortodoxo), o Catolicismo romano e o Protestantistmo. Todas essas vertentes possuem em comum a Bíblia, composta pelo Antigo Testamento e o Novo Testamento e os ensinamentos primários dos Apóstolos, como o credo dos apóstolos.

Os Cristãos adoram a Deus no domingo, o dia em que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Eles celebram Seu nascimento no natal e sua ressurreição na páscoa.

O que faz o Cristianismo ser a religião verdadeira: O Cristianismo é a religião verdadeira pois opostos não podem ser verdadeiros e todas as outras religiões se opõem ao Cristianismo em áreas cruciais. Por exemplo, o hinduísmo (panteísmo) se opõe a visão Crista de Deus. O Hinduísmo e o Budismo, por meio da reencarnação, se opõem a visão Cristã da Ressurreição. O Islã nega que Jesus morreu na cruz e ressuscitou dos mortos.

Então, apenas uma religião pode ser verdadeira e existem inúmeras razões e evidências que mostram que o Cristianismo é verdadeiro. Por exemplo, o Cristianismo pode demonstrar que o verdadeiro Deus existe e como esse Deus é por referências fora da Bíblia:

“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis”

1 Romanos:20

Portanto, somente o teísmo é verdadeiro. Todas as religiões teístas afirmam que milagres são possíveis e que podem servir como sinal de Deus. O Novo Testamento é historicamente confiavel e Jesus Cristo afirmou ser o Filho de Deus. Existe muita evidência que mostra que Deus ressuscitou Jesus de Nazaré dos mortos (milagre). Deus usou de milagres para revelar a verdadeira religião. Jesus Cristo é Deus que ensinou que o Antigo Testamento é a Palavra de Deus e que ele iria guiar seus profetas a apóstolos a redigir novos escritos inspirados. Tanto o Islã como o Judaísmo contemporâneo se opõem a tudo isso. Portanto, só o Cristianismo pode ser a religião verdadeira. Outras religiões podem ter verdades nelas, mas somente UMA religião pode ser verdadeira. Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (João 14:6)

Islamismo

Por que existem Muçulmanos violentos e outros não? Embora haja versos pacíficos no Alcorão, também existem versos sobre matar os não-islãs (os não crentes em Allah). A história do Islã testifica que ele se espalha através de batalhas e conquistas (JIHAD – guerra santa).

O Islã foi fundado em 610 d.C por Maomé, que supostamente recebeu sua primeira revelação de Allah por meio do anjo Gabriel. A palavra “Islã” significa submissão a vontade de Allah.

Maomé acabou conquistando muitos seguidores e se engajou em muitas batalhas. Ele morreu de causas naturais em 632 d.C. Ele nunca escreveu nenhuma de suas revelações, que foram transmitidas aos seus discipulos.

Livro sagrado – Alcorão, que contém 144 capítulos que sõ chamados de Suras.

Visão e Nome de Deus – O Islã é monoteísta. Allah é o nome arábico para Deus.

Local de adoração – Mesquita.

Crenças – Os muçulmanos acreditam que Deus é Um, existem anjos, profetas, incluindo muitos do Antigo Testamento. Eles aceitam até mesmo Moisés, Davi e Jesus como profetas. Eles possuem cinco obrigações, chamados de pilares:

  1. Confessar: “Não há Deus senão Allah e Maomé é seu mensageiro”
  2. Oração cinco vezes ao dia
  3. Jejuar durante o Ramadã, para celebrar o recebimento do Alcorão
  4. Esmola
  5. Peregrinação a Meca

O Alcorão permite aos homens terem quatro mulheres, mulheres possuem direitos mas são tratadas de maneira inferior em alguns países.

O que é verdadeiro e falso sobre o Islamismo – O Alcorão copia história do Antigo Testamento, mas Deus não o inspirou. Somente a Bíblia é inspirada mas os Islãs acreditam que a Bíblia é corrompida.

Os Islãs acreditam corretamente que Deus é um só. Porém, não há forma de conhecer a Deus e ter um relacionamento pessoal com Ele, portanto Deus é desconhecido para eles. Eles também rejeitam a santíssima trindade.

Aqueles que dizem: “Alá é um na Trindade”, certamente caíram na descrença. Existe apenas um Deus. Se não pararem de dizer isso, aqueles que entre eles são incrédulos serão afligidos com um doloroso castigo.

Surah 5:73

Os Islãs aceitam Jesus como profeta, seu nascimento virginal e até mesmo os milagres. Porém, eles não aceitam a divindade de Jesus Cristo ou que ele é o Filho de Deus. Para eles, Jesus Cristo é apenas um homem. Eles não aceitam que Jesus morreu na cruz e que ele ressuscitou dos mortos.

e para alertar aqueles que afirmam: “Alá tem descendência”. Eles não têm conhecimento disso, nem seus antepassados. Que afirmação terrível sai de suas bocas! Eles não dizem nada além de mentiras.

Surah 18:4-5

e por se gabar: “Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o mensageiro de Alá”. Mas eles não o mataram nem o crucificaram – isso apenas foi feito para parecer assim.Mesmo aqueles que defendem esta ˹crucificação˺ estão em dúvida. Eles não têm nenhum conhecimento – apenas fazem suposições. Eles certamente não o mataram.

Surah 4:127

Jesus Cristo é superior a Maomé por muitos motivos. Jesus afirmou ser o Filho de Deus. Maomé apenas afirmou ser um profeta.

que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou Filho de Deus’? Se eu não realizo as obras do meu Pai, não creiam em mim.

João 10:36

Na verdade, nós te enviamos como testemunha e mensageiro de boas novas. Para que vocês [pessoas] possam acreditar em Allah e em Seu Mensageiro e honrá-lo e respeitar o Profeta e exaltar Allah de manhã e à tarde.

Surah 48:8-9

Jesus nasceu da Virgem Maria, Maomé teve um nascimento natural. Jesus realizou milagres, mas Maomé se recusou a fazer milagres. Jesus afirmou não ter pecados, mas Maomé foi pecador, tendo dez esposas e duas amantes. Jesus ensinou o perdão, Maomé ensinou a vingança. Jesus proibiu o uso ofensivo da espada ou das cruzadas. Maomé advogou o uso da espada e da Jihad.

Disse-lhe Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão

Mateus 26:52

˹Haverá retaliação em˺ um mês sagrado por ˹uma ofensa em˺ um mês sagrado, e todas as violações trarão retaliação. Então, se alguém te atacar, retalie da mesma maneira. “Mas”, lembre-se de Allah e saiba que Allah está com aqueles que se lembram dEle.

Surah 2:194

Ó Profeta! Motive os crentes a lutar. Se houver vinte firmes entre vós, vencerão duzentos. E, se sois cem, vencerão mil incrédulos, porque são um povo que não compreende.

Surah 8:65

Os Islãs não possuem certeza de sua salvação. Eles também acreditam que a salvação é algo que deve ser obtido por meio de suas próprias obras humanas. O Cristianismo afirma que a salvação é um presente recebido pela fé e não é um resultado de suas boas obras.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie

Efésios 2:8-9

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.