“Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo! ’ ou: ‘Ali está ele! ’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.“
Mateus 24:23-26
“Minhas conclusões foram inevitáveis e chocantes. Um curso em Milagres e Bíblia eram dois sistema de pensamento completamente diferentes e mutuamente exclusivos e em diametralmente oposição em todos os sentidos! Para minha total surpresa, Um Curso em Milagres era a Bíblia Sagrada virada de cabeça para baixo. O curso não atualizou ou reinterpretou a Bíblia – ele a reescreveu completamente. | pude ver que o Curso e a Bíblia eram longe de ser remotamente relacionados. Eram dois evangelhos diferentes. Acreditar em um era necessariamente descrer do outro. Se o evangelho da Bíblia fosse o verdadeiro evangelho – e eu acreditava que era – então o evangelho metafísico do Curso era anti-evangelho. Se o Cristo da Bíblia fosse o verdadeiro Cristo – e eu acreditava que Ele era – então Cristo metafísico do Curso era o anticristo.“
Warren Smith – The light that was dark
O livro “Um curso em milagres” foi canalizado através de uma ex-psicóloga ateia chamada Helen Schucman, que teve um breve passado no ocultismo/metafisica da nova era (Martin Gardner, “Marianne Williamson and ‘A Course in Miracles,’” pag 21)
Ao longo de cerca de 7 anos, Helen recebeu mensagem de uma voz interna que se identificou como Jesus Cristo, que se tornou o famoso livro da nova era chamado “Um Curso em Milagres”.
Ele foi popularizado por figuras como Marianne Williamson e seu livro “Um retorno ao amor”, além de ser divulgado pela apresentadora Oprah em vários de seus programas. O livro se tornou um best-seller no The New Tork Times por vários meses e vendeu milhares de cópias. É conhecido por ser a Bíblia da Nova Era (Espiritualidade Moderna).
Aparentando ser uma nova revelação do Jesus Real, esse “presente” de Deus oferece uma nova reinterpretação dos ensinamentos da Bíblia – Na verdade, o Jesus de Helen ensina um evangelho totalmente diferente do encontrado na Bíblia e seu Jesus é totalmente incompatível com o Jesus da Bíblia.
O que a Oprah e a Marianne Williamson falharam em mencionar é que o Jesus de “Um curso em milagres” não é o mesmo descrito na Bíblia e que os ensinamentos de um curso em milagres contradizem muitos dos ensinamentos fundamentais da Bíblia.
“Helen Schucman ouviu uma “voz interior” que disse: “Este é um curso de milagres. Por favor, tome notas” A voz, que mais tarde se identificou como Jesus e passou a ditar um corpo de material que contradizia completamente o verdadeiro evangelho de Cristo e cujos ensinamentos opositios só poderiam ser caracterizados como “outro evangelho”, “outro espírito” e “outro Jesus.” A maioria de nós que leu, estudou e acreditou em A O Curso em Milagres nunca conheceu ou levou a sério a Bíblia e nem soube dos alertar que o próprio Cristo nos deu sobre os enganadores que surgiriam em seu nome fingindo ser ele. A maioria de nós nunca conheceu as advertências explícitas da Bíblia que falsos cristos e falsos profetas surgiriam em nosso meio, nos seduzindo com sinais e maravilhas sobrenaturais para nos fazer pensar que seus ensinamentos vinham de Deus.“
Warren Smith – The light that was dark
Hinduísmo Disfarçado de Cristianismo
Um curso em Milagres alega ser a revelação do próprio Jesus Crista e doutrina o estudante no potencial psíquico do ser humano e no misticismo/metafisica oriental, reinterpretando a Bíblia e distorcendo os ensinamentos fundamentais do Cristianismo.
Robert Skutch, um dos publicadores do “Um curso em milagres” diz:
“O que eles tinham agora em sua posse era um documento espiritual que estava intimamente relacionado com os ensinamentos do Vedanta não-dualista da religião hindu, e cuja profundidade do Vedanta certamente era paralela à profundidade óbvia do Curso. Os ensinamentos espirituais básicos de ambos tinham muitas semelhanças impressionantes entre si, e que a principal diferença entre eles era que o Curso estava declarando a filosofia perene das verdades eternas na terminologia cristã com uma aplicação psicológica que parecia expressamente destinada a um público contemporâneo“
Robert Skutch
Um dos ensinamento fundamental de Um Curso em Milagres é o “princípio da expiação”, que afirma que a separação de Deus através do pecado não aconteceu.
A Bíblia nos diz que o pecado realmente ocorreu e que é a fonte da nossa separação de Deus. O pecado é descrito na Bíblia, não como a ausência de amor, como afirma o Curso, mas como transgressão da lei de Deus (1 João 3:4) e rebelião contra Deus.
“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para expiação pelo seu sangue, para ser recebido pela fé, de forma a demonstrar sua justiça.“
Romanos 3:23-25
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”
1 João 1:8-10
No curso, as palavras Cristãs que são utilizadas sofrem uma mudança de significado drástica. Muitas das vezes, o significado é totalmente o oposto do que a Bíblia prega.
Por exemplo, no Curso a palavra “expiação” não é mais a morte substitutiva da Jesus Cristo na cruz que pagou o preço dos nossos pecados para nos salvar. Em um contexto bíblico, a expiação é baseada no fato de que o pecado separou o homem de Deus. Para o homem ser reconciliado com Deus, é necessário ter um julgamento divino do pecado. Jesus Cristo, Deus-Filho, se sacrificou na cruz – ele foi julgado em nosso lugar – para que pudéssemos nos reconciliar com Deus.
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus“
João 3:16-18
“Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa“
Colossenses 1:21-22
De acordo com a Bíblia, Deus perdoa livremente os pecados de um crente com base na expiação de Jesus Cristo. Para o Curso, “perdão” envolve apenas a compreensão de que nunca houve pecados para perdoar. Da mesma forma, “pecadores” não existem, porque o pecado é uma ilusão. Negando a realidade do pecado, o Curso rejeita este ensino bíblico central, assim como rejeita o conceito bíblico da Expiação.
O perdão de um curso em milagres nega que o pecado é real e que o ser humano precisa de um redentor. A Bíblia fala com muita clareza que o verdadeiro perdão é o perdão dos nossos pecados (de toda a humanidade) oferecido pela morte sacrificial de Jesus Cristo na Cruz.
Como resultado desta teologia distorcida, a abordagem do Curso à “salvação” reside na compreensão de que ninguém necessita de salvação no sentido bíblico porque todos os homens e mulheres já são divinos. “Salvação” é meramente aceitar a “verdadeira” identidade de alguém como divina. Portanto, não precisamos de nada de Deus porque a verdadeira natureza de cada pessoa é Deus.
Nem é preciso dizer que a falsa religião demoníaca proposta em “Um curso em milagres” está ansiosa para convencer as pessoas de que o pecado não existe, que elas não estão separadas de Deus e que não precisam de um Salvador para mantê-las longe do inferno.
Até mesmo o editor e promotor do Curso, o psicólogo Kenneth Wapnick, comentou que “se a Bíblia fosse considerada literalmente verdadeira, então o Curso teria de ser visto como inspirado por demônios.” (Gerald Jampolsky, Good-Bye to Guilt: Releasing Fear through Forgiveness (New York: Bantam, 1985), 62-64.)
Pecado, culpa, morte, julgamento, sacrifício na cruz e outras doutrinas bíblicas são vistas como filosofias de “ataque” pelo Curso; isto é, são conceitos que supostamente impedem o “progresso” espiritual e prejudicam gravemente a realização da nossa “verdadeira” natureza divina. Quem segue “Um Curso em Milagres é compelido a libertar-se destas ideias falsas, escravizadoras e más se desejarem a verdadeira liberdade espiritual. Caso contrário, eles escolhem “permanecer no inferno” e “matar” o Deus do amor.
O um curso em milagres diz que temos que ter novas atitudes para nossa vida, como por exemplo:
- A rejeição da ideia do pecado, culpa e expiação realizada por Jesus Cristo.
- A aceitação de ideias ocultistas da nova era, como o panteismo (tudo é Deus e Deus é tudo) e desenvolvimento psíquico. O Curso oferece uma espécie de hinduísmo ocidental, mudando a interpretação da revelação bíblica para uma perspectiva não dual do Advaita Vedanta. Essa escola mantém que o mundo é ultimamente uma ilusão e que todos os homens/mulheres são divinos, manifestações da cabeça de Deus. Outro ponto forte do curso é que ele encoraja as pessoas a aceitarem guiamento espiritual (descobrimento de seu próprio guia interior, a voz de Deus, ou o espírito santo como é chamado).
- Resumindo, o livro te ensina o hinduísmo da nova era e faz com que você desaprenda sobre o Cristianismo Bíblico.
“Um Curso em Milagres” também ensina que tudo é amor. E, apesar de “Um curso” ensinar que o oposto do amor é o medo, ele explica que o medo é resultado de uma ilusão causada por pensamentos errados.
Ele ensina que o mundo que vemos é uma projeção/manifestação de nossos próprio pensamentos medrosos. Conforme aprendermos a corrigir nosso pensamento errados e medrosos, isso mudará a forma que vemos o mundo e, com isso, o mundo também se transformara. O propósito do curso é facilitar essa mudança de percepção.
De acordo com “Um curso”, o amor é tudo o que existe. E, pelo fato de Deus ser amor, Deus se encontra dentro de tudo e todos. Ele diz que Deus é sem pecado, perfeito e “um ” com toda a criação. E pelo fato de fazermos parte de Deus, também somos perfeitos em nossa unidade com Deus. Ensina que o único “pecado” do ser humano é ele não se relembrar de sua natureza divina e perfeita e que o único “Diabo” que existe é nossa ilusão de que somos separados de Deus. O curso ensina que o sentimento de separação de Deus é a única “falta” que você precisa corrigir.
Um Curso em Milagres diz: “O reconhecimento de Deus é o reconhecimento de si mesmo”– Ou seja, não há separação entre Deus e sua Criação. Portanto, você precisa salvar a si mesmo por reconhecer a si mesmo como Deus. Jesus Cristo é eliminado totalmente da questão!
Olhe algumas das lições de “Um curso em milagres”:
Lição 35 = “Minha mente faz parte da mente de Deus. Eu sou muito santo.”
Lição 70 = “Minha salvação vem de mim.”
Lição 95 = “Eu sou um só Ser, unido ao meu Criador.”
Lição 124 = “Que eu me lembre de que sou um com Deus”
Lição 153 = “A minha segurança está em ser sem defesas”
Cuidado com Falsos Cristo e Falsos Profetas
“Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo. Porque vocês suportam com alegria qualquer um que chega e anuncia um Jesus diferente daquele que nós anunciamos. E aceitam um espírito e um evangelho completamente diferentes do Espírito de Deus e do evangelho que receberam de nós.“
2Coríntios 11:3-4
No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2:1-3
“Aqueles homens são apóstolos falsos e não verdadeiros. Eles mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam, apresentando-se como verdadeiros apóstolos de Cristo. E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem.“
2 Coríntios 13-15
Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus desta forma: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus, mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo; vocês ouviram que ele vem, e agora já está no mundo.
1 João 4:1-3
“Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo! ’ e enganarão a muitos.“
Mateus 24:4-5
Citações diretas do falso Jesus em “Um curso em milagres”
Deus
- Não há separação entre Deus e a Sua criação.” – Cap 8 (livro texto)
- “Deus é Tudo em todos em um sentido muito literal. Tudo o que é está Nele, Que é tudo o que É. Portanto, tu estás Nele, já que o que és é Dele” – Cap 7 (livro texto)
O que a Bíblia nos diz?
“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.“
Romanos 1:25
Homem
“O reconhecimento de Deus é o reconhecimento de ti mesmo” – Cap 8 (livro texto)
O que a Bíblia diz?
“Pois eu sou Deus e não um ser humano; eu, o Santo Deus, estou no meio do meu povo“
Oseias11:9
Jesus
- “O Nome de Jesus Cristo, enquanto tal, é apenas um símbolo. Mas representa um amor que não é deste mundo. É um símbolo que pode ser usado com segurança para substituir os muitos nomes de todos os deuses aos quais rezas” – (Manual Professores)
- “Ele é o Cristo? Ó sim, junto contigo” – (Manual Professores)
- “Pois Cristo toma muitas formas com nomes diferentes até que a sua unicidade possa ser reconhecida – Manual Professores” (Manual Professores)
- “Um Cristo abatido não tem significado” – Cap 20 (livro texto)
- A jornada à cruz deve ser a última “jornada inútil” (…) Não cometas o erro patético de te agarrares à velha cruz áspera – Cap 4 (livro texto)
O que a Bíblia diz?
“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.“
Mateus 24:4-5
“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. “
1 Corintios 1:18
Unidade
- “Deus e a Sua criação não são separados. A Unicidade do Criador e da criação é a integridade, a tua sanidade e o teu poder sem limites. 5Esse poder sem limites é a dádiva de Deus para ti, porque ele é o que tu és” – Cap 7 (livro texto)
Separação
- “A “mente pode fazer com que a crença na separação seja muito real e muito amedrontadora, e essa crença é o “diabo” – Cap 3 (livro texto)
Expiação
- “A Expiação é a lição final que ele precisa aprender, pois ela lhe ensina que, não tendo nunca pecado, ele não tem necessidade da salvação” Cap 13 (livro texto)
- “Esse não é um curso de especulação filosófica, nem se preocupa com uma terminologia precisa. Ele se ocupa somente da Expiação ou da correção da percepção “
- “Assim sendo, a consciência plena da Expiação é o reconhecimento de que a separação nunca ocorreu.” – Cap 6 (livro texto)
- Ao aceitares a Expiação para ti mesmo, estás te decidindo contra a crença em que podes ser sozinho, assim dissipando a ideia da separação e afirmando a tua verdadeira identificação com todo o Reino, literalmente, como parte de ti. Cap 7 (livro texto)
Revelação
- “Quando vem a revelação da tua unicidade, ela será conhecida e inteiramente compreendida” – (Livro de exercícios, lição 169)
Pecado
“Que eu me lembre de que não existe pecado.” – Livro de exercícios (lição 259)
“O pecado não existe, ele não tem consequências” – Livro de exercícios (lição 101)
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”
1 João 1:8
Mal
“A inocência é sabedoria porque não está ciente do mal e o mal não existe.” Cap 3 (livro texto)
O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.
Romanos 12:9
Diabo
“O “diabo” é um conceito assustador porque ele parece ser extremamente poderoso e extremamente ativo. Ele é percebido como uma força em combate contra Deus, guerreando com Ele pela posse das Suas criações. O diabo engana com mentiras e constrói reinos nos quais tudo está em direta oposição a Deus. No entanto, atrai os homens em vez de causar-lhes aversão, e eles estão dispostos a “vender-lhe” as suas almas em troca de dádivas sem valor real. Isso absolutamente não faz nenhum sentido” – Cap 3 (livro texto)
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;””
1 Pedro 5:8
Marianne Williamson
Homem
“Lembrar que você é parte de Deus, que você é amado e amável não é arrogância, é humildade.”
Jesus
“Mesmo que ele tivesse outro nome, outra face, Ele é na essência a verdade de quem você é.”
“Jesus e os outros mestres iluminados são nossos irmãos de evolução espiritual”
“Ele (Jesus) tem muitas faces e uma delas é Jesus. Ele não é um idolo ou uma muleta. Ele é nosso irmão mais velho, um presente”
Diabo
“Embora seja verdade de que não exista um diabo ai fora condenando almas, existe uma tendãncia em nossas mente, que é muito forte, de perceber sem amor”
A visão de “Um curso em milagres” sobre o medo
Muitos de nós acreditamos que o oposto do amor é o medo e não o ódio. O curso ensina que o oposto do amor é o medo e que o amor que abrange tudo não pode ter opostos. O curso diz: “Ensine apenas amor, pois amor é o que você e´”. O curso ensina que pelo fato do amor abranger tudo e pelo fato de Deus ser amor, então tudo é Deus.
A lição número 48 do curso diz que “Não há nada a temer”, que não devemos temer a Deus. O curso nos ensina que quando a humanidade superar o medo de Deus, o último obstáculo para a paz, e descobrir a realidade de que todos nós somos Deus, então é somente ai que teremos a paz.
Deixe um comentário