“Do sofrimento emergiram os espíritos mais fortes, as personalidades mais sólidas estão marcadas com cicatrizes”
Khalil Gibran
Nós podemos usar a técnica de “Deixar ir” ensinada pelo David R. Hawkins em seu livro “Deixar ir: o caminho do desapego” não apenas para “soltarmos” as pequenas irritações e incômodos emocionais que se revelam em nós no nosso dia a dia, mas podemos utilizar dessa técnica para soltarmos traumas complexos (emoções suprimidas não resolvidas) do nosso passado.
No vídeo a seguir eu falo mais sobre 6 formas diferentes de usar a técnica de Deixar ir (recomendo que assista antes de continuar lendo esse post).
Para você aplicar a técnica de deixar ir para dissolver seus traumas mais antigos é muito simples.
- Pense na sua infância, em alguma situação do seu passado que foi difícil de lidar e conjure a respectiva emoção. Permita que esse complexo de sentimentos passados emerja em sua consciência. Em seguida, ignore os pensamentos (a historinha mental sobre o que ocorreu) e coloque toda a sua atenção nos sentimentos, nas sensações que estão ocorrendo no seu corpo, permitido com que esses sentimentos sejam vivenciados e sentidos plenamente. Vá respirando conscientemente enquanto sente essa dor emocional, acalentando e acolhendo esses sentimentos/sensações com muito amor e autocompaixão. Sente-se com tais sentimentos o tempo que for necessário, desapegando de resistir a esses sentimentos e permitindo que a energia contida neles se dissolva.
O que acontece é que ao longo de nossa vida, nós passamos por certos eventos traumáticos e negativos e nosso corpo coloca um defesa para não termos de sentir aquelas emoções desconfortáveis que surgiram naquele momento.
Nós suprimimos tais emoções e fingimos que está tudo bem, que superamos tal evento. Porém, tais emoções que não foram enfrentadas e reconhecidas continuam presas/bloqueadas em nós (não somem magicamente).
Ao longo de nossa vida, toda vez que somos relembrados daquelas experiências, a emoção suprimida vem para cima novamente. Porém, quando isso acontece, o que fazemos? Nós as empurramos para baixo (supressão) novamente, ou nos distraímos com drogas e outras formas de escapismos. Tipicamente, pessoas que são viciadas em substâncias estão tentando encobrir suas dores emocionais.
Pense nos momentos traumáticos que você viveu, em que você se sentiu rejeitado, sozinho e abandonado. Quando tais coisas aconteceram a você, você suprimiu os seus sentimentos e esses sentimentos continuam, agora, presos e sem resolução em você. Eles continuarão presos até que você permita que ele venham para cima e os libere.
O segredo para você curar seu passado, os seus traumas não resolvidos é você voltar mentalmente (regressão) a todas essas situações desconfortáveis e se permita sentir o que você não se permitiu sentir!
Isso envolve você “voltar” no seu passado e encará-lo – encarar todas aquelas situações no seu passado que foram traumáticas, que foram emocionalmente desafiadoras e que você não soube como lidar. Você precisa voltar a essas situações para que a carga emocional suprimida venha para cima e, quando isso ocorrer, você pode soltá-la. É dessa forma que você se liberta de seu passado.
Você pode usar essa técnica para qualquer emoção negativa. Se tem algo que você pensa e que causa desconforto, isso é algo que você precisa soltar!
Se quiser ajuda e guiamento nesse processo de voltar a essas memórias traumáticas para esvaziar a carga emocional que te faz sofrer e te mantém preso ao seu passado, recomendo que realize a meditação guiada a seguir:
Deixe um comentário