Quando crianças, não temos ferramentas, conhecimentos ou maneiras de como identificar abusos (que muitas das vezes são sutis e nem percebemos) e sobre como processar os traumas e dificuldade emocional que sofremos.
Alias, nem temos consciência, muitas das vezes, que estamos vivendo em um ambiente familiar disfuncional, em que nossas necessidades básicas não estão sendo atendidas e que estamos sendo negligenciados emocionalmente pelos nossos “cuidadores.”
Uma coisa que vou compartilhar é que, para muitas pessoas, suas maiores dores e sofrimentos não são oriundas de traumas físicos, mas sim de traumas emocionais e como esse tipo de abuso não é físico, as pessoas tendem a ignorar o impacto que podem ter em sua vida adulta (embora tenham dentro de si uma criança interior totalmente ferida, abandonada, rejeitada).
Acredito que todos os nossos padrões negativos derivam de nossa infância, das feridas emocionais que são transferidas de geração para geração em nossas famílias (o trauma é multigeracional).
Tais traumas não resolvidos formam a base de nossas crenças sobre nós mesmos, relacionamentos, vida e o mundo.
O primeiro passo para a cura é você reconhecer o problema – que você ainda tem uma criança interior ferida (dores emocionais não resolvidas que ainda carrega de seu passado) e que você como adulto agora, precisa realizar esse trabalho interior de reconhecer TODAS as dor que essa criança vivenciou (que até agora você minimizou, evitou e racionalizou) e atender as necessidades básicas que infelizmente ela não obteve na infância (como amor incondicional, segurança, a capacidade de sentir seus sentimentos autenticamente, etc).
Para auxiliá-lo nesse trabalho de cura e recuperação, separei aqui os 7 Melhores Livros Para Você Curar Sua Criança Interior Ferida e Traumas Passados. Vamos nessa!
Toxic Parents: Overcoming Their Hurtful Legacy and Reclaiming Your Life
Este é um ótimo livro e muito fácil de ler (não tem jargões e conceitos psicológicos difíceis de entender) mas ele fornece uma compreensão básica do que é abuso e manipulação emocional.
Susan Forward compartilha muitos exemplos e oferece uma visão geral do que é viver em um “sistema familiar tóxico”, incluindo diferentes tipos de pais tóxicos, como os pais semelhantes a Deus, os alcoólatras, os abusadores verbais, os controladores, os abusadores sexuais, etc.
Este livro é definitivamente um abridor de olhos. Ele o ajudará a iniciar sua jornada de cura por meio de orientações e ótimos exercícios!
- Link para adquirir o livro: https://amzn.to/48WwORe
Homecoming: Reclaiming and Championing Your Inner Child
Eu amo John Bradshaw, seu trabalho e livros realmente abriram meus olhos para o meu próprio trauma de infância.
Nesse livro, John Bradshaw passa por cada estágio de desenvolvimento ao longo da infância, ou seja, infância, pré-escola, etc. e as principais feridas que recebemos em cada estágio, bem como exercícios para começar a curar sua criança interior em cada um dessas fases de desenvolvimento.
Por meio de um processo passo a passo de exploração dos negócios inacabados de cada estágio de desenvolvimento, podemos romper com as regras familiares destrutivas e nos libertar para viver com responsabilidade no presente.
Ele também cobre tópicos como a dor original, vergonha tóxica, codependência, abuso emocional, abuso sexual, entre muitos outros tópicos importantes.
Este livro realmente fornece a base para o trabalho com a criança interior e acredito que todos precisam ler e fazer os exercícios deste livro!
Se você está buscando uma compreensão mais profunda de onde vêm alguns de seus padrões negativos, recomendo muito este livro. Sinto que é um dos poucos livros que oferece uma visão geral do trabalho que temos que realizar para nos curar.
Link para adquirir o livro: https://amzn.to/3OcRXyG
Filhos Adultos de Pais Emocionalmente Imaturos
“Todo mundo internaliza as vozes de seus pais; é como somos socializados. E enquanto algumas pessoas acabam com um comentário interior de apoio, amigável e de resolução de problemas, muitos ouvem apenas vozes raivosas, críticas ou desdenhosas. A presença implacável dessas mensagens negativas pode causar mais danos do que os próprios pais. Portanto, você precisa interromper essas vozes no ato de fazer você se sentir mal, para que possa separar sua auto-estima de suas avaliações críticas. O objetivo é reconhecer a voz como algo importado que não faz parte do seu verdadeiro eu, para que não pareça mais uma parte natural do seu próprio pensamento.” —Lindsay Gibson
Se você cresceu com pais emocionalmente imaturos, indisponíveis, egoístas e sem inteligência emocional, pode ter certeza que isso afeta drasticamente o tipo de pessoa que você é hoje. Nesse livro da Lindsay Gibson aprendemos que uma maneira pela qual podemos escolher não ser vítimas de nosso passado é através da reparentação.
Se você não sabe o que é se “reparentar” recomendo que veja esse meu outro post que escrevi sobre esse assunto:
Nesse livro de Lindsay Gibson, a autora nos descreve todos os sinais de pais emocionalmente imaturos e sobre as diferentes maneiras negativas que eles podem responder quando você tenta se aproximar e ter intimidade com eles.
Você começará a entender o que se passa em suas mentes. Dessa forma, terá uma ótima imagem e descrição de como as pessoas emocionalmente imaturas funcionam e como operam emocionalmente.
Neste livro, ela descreve os quatro principais tipos de pais emocionalmente imaturos e como começar a curar essas feridas emocionais.
Posso garantir que, se você está buscando a verdade e o desejo de entender sua infância e como alguns de seus traumas infantis podem ter afetado você, não ficará desapontado com esse livro.
- Link para adquirir o livro: https://amzn.to/3O7SP7V
Não Começou Com Você
“Ao desenvolver um relacionamento com as partes dolorosas de nós mesmos – partes que muitas vezes herdamos de nossa família – temos a oportunidade de mudá-las. Qualidades como crueldade podem se tornar a fonte de nossa bondade; nossos julgamentos podem forjar a base de nossa compaixão.” – Mark Wolynn
Este livro diz que nossas experiências atuais e como lidamos com os eventos de nossas vidas estão relacionadas a traumas geracionais.
Quando olhamos para a formação de nossas próprias famílias, é tentador atribuir sentimentos complicados ou comportamento reativo difícil entre os membros da família às circunstâncias de nossas vidas atuais.
Tendemos a não considerar a possibilidade de que certos padrões emocionais e comportamentais possam existir em nossas famílias porque somos produtos de sistemas e padrões de gerações anteriores e que compreender isso pode ser de vital importância para nossa cura e entendimento de nossos padrões/comportamentos atuais.
- Link para adquirir o livro: https://amzn.to/3S9Gv8c
O Despertar do Tigre: Curando o Trauma
Peter Levine foi pioneiro na Terapia de Experiência Somática. Este é um processo de cura que localiza e move o trauma para fora do corpo. Ao fazer isso, ele repadroniza o sistema nervoso que tinha sido impactado negativamente pelo trauma.
“Embora de raramente morrermos por conta disso, os humanos sofrem quando não conseguem descarregar a energia que está bloqueada pela resposta de congelamento. O veterano traumatizado, o sobrevivente do estupro, a criança abusada, o impala e o pássaro, todos foram confrontados por situações avassaladoras. Se eles não conseguirem se orientar e escolher entre lutar ou fugir, eles congelarão ou entrarão em colapso. Aqueles que conseguirem descarregar essa energia serão restaurados. Em vez de se moverem através da resposta de congelamento, como os animais fazem rotineiramente, os humanos geralmente iniciam uma espiral descendente caracterizada por uma constelação de sintomas cada vez mais debilitantes”. -Peter A. Levine
- Link para adquirir o livro: https://amzn.to/428Reof
O Corpo Guarda as Marcas: Cérebro, mente e corpo na cura do trauma
“Pessoas traumatizadas se sentem cronicamente inseguras dentro de seus corpos: o passado está vivo na forma de um desconforto interior corrosivo. Seus corpos são constantemente bombardeados por sinais de alerta viscerais e, em uma tentativa de controlar esses processos, eles muitas vezes se tornam especialistas em ignorar seus instintos e em entorpecer a consciência do que está acontecendo lá dentro. Eles aprendem a se esconder de si mesmas.” — Bessel Van Der Kolk
Nesse livro, Bessel Van Der Kolk escreve sobre como o trauma atravessa as fronteiras do tempo e da memória. Não importa se a dor e as lembranças de um evento traumático aconteceram dias, meses ou décadas atrás. Para que a mente se cure após um evento traumático, a resposta física do trauma deve ser abordada.
- Link para adquirir o livro: https://amzn.to/3Sp0Zvc
Healing The Shame That Bind You
“Não podemos curar o que não podemos sentir. Portanto, sem a cura e recuperação, nossa vergonha tóxica é carregada por gerações.“
John Bradshaw
Nesse livro, John Bradshaw nos mostra como a vergonha tóxica (sentimento internalizado de falha e inadequação) é o problema central de nossas compulsões, codependências, vícios e neuroses. Somos aprisionados pela vergonha tóxica e até que realizemos esse trabalho de tirá-la de nosso corpo, ficaremos aprisionados a ela.
Bradshaw acredita que a vergonha tóxica geralmente surge quando somos abandonados por nossos pais. Na verdade, para Bradshaw, o abandono dos pais é sempre fonte de vergonha tóxica. Tal abandono nem sempre é físico, muitas vezes é emocional e psicológico
Bradshaw apresenta vários exercícios que o leitor pode fazer sozinho para superar o sentimento de vergonha tóxca. Muitos dos exercícios para superar o sentimento de vergonha envolvem uma autorreflexão honesta sobre por que somos do jeito que somos e quais são nossos problemas.
O objetivo geral é poder aceitar e amar a si mesmo como você é, percebendo que todos somos falhos e ninguém é perfeito; todos cometemos erros, mas que podemos nos amar apesar de nossos erros. Ser capaz de se aceitar e se amar é um passo fundamental para se libertar da vergonha tóxica.
- Link para adquirir o livro: https://amzn.to/3vJIgBL
Deixe um comentário