“A saúde de uma cultura é definida pela amplitude das temáticas circulantes. A partir do momento em que só há a circulação de um único tema, sabemos que a cultura e moralidade do pais está doente.“
Olavo de Carvalho
Para superar uma atualidade medíocre, segundo Goethe, é necessário fixar-se naquilo que jamais teve atualidade.
Diante da pobreza moral e cultural que enxergamos na modernidade, nossa única salvação é nos atentarmos para aqueles princípios atemporais, os valores universais que foram consolidados pelos grandes santos, escritores, filósofos e pensadores que viveram numa outra época.
Muitos acreditam que “ser um homem de seus tempos” é algum tipo de elogio, como se quanto mais atual for o tempo em que vivemos, mais racional, amoroso e espiritualmente elevado ele se encontra. Que quanto mais atual for uma ideia e tendência, mais verdadeira ela é. Entretanto, e se o tempo em que vivemos atualmente está permeado de mentiras e ilusões?
A batalha entre bem vs mal existe desde o começo dos tempos, porém nos dias atuais essas duas forças estão confusas. O mal nem sempre é aparente, ele se traveste de “bem”, de inofensivo, de progressista, etc.
“Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo.”
Fonte anônima
O que o BBB24 tem a nos ensinar? Certamente não nos oferece nenhum tipo de crescimento espiritual/emocional/intelectual. Na verdade, ele apenas reforça o nosso instinto mais primitivo e animalesco, o nosso “eu menor” se quiser chamar dessa forma, aquela parte de nós que é pequena, mesquinha, insegura, vítima, reclamona, fofoqueira, vazia, sem propósito, invejosa, etc.
“Um grupo de pessoas topa ficar confinado em uma espaçosa casa cenográfica, sendo vigiado por câmeras 24 horas por dia. Sem receber informações do mundo exterior, eles disputam uma série de provas e dinâmicas em busca de um prêmio milionário.“
Sinopse do BBB
Basicamente o BBB24 é o culto a banalidade, ao superficialismo, a coisas que são da carne, não do espírito. Ele nos incentiva a ficar com os olhares fixos no desimportante, no fútil, na ignorância, no pecado.
“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.“
Gálatas 5:19-21
O BBB ensina as pessoas tudo vale fazer por conta do dinheiro, e que dinheiro é a maior forma de realização possível que um ser humano pode ter. Ensina as pessoas a se apegarem a coisas do mundo, e não a Deus, a criação e não ao Criador.
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.“
Mateus 6:19-21
Muitos chamam os participantes do BBB de heróis. Será que esses são nossos exemplos de heróis no Brasil? São essas as pessoas que nos inspiram, nos motivam e nos transmitem, através de suas ideias e caracteres, o ideal do ser humano bom, maduro, honesto e responsável?
Muitas pessoas nos dias de hoje crescem em um ambiente sem modelos a quem se inspirar, sem qualquer tipo de referência a o que significa viver uma vida significativa, amorosa, honesta e responsável. Olhamos o mundo a nossa volta e só enxergamos confusão, falta de propósito, preocupações excessivas com pormenores, malícia, malandragem, egoismo, etc.
Sem modelos, você não sabe para onde ir; Sem modelos adequados, não há referências do que é ter uma conduta moral/espiritual elevada. Você fica a mercê do ambiente em que vive, do que a mídia e a cultura popular transmitem e reverenciam como “belo e significativo”.
“As culturas de santos e heróis cultuadas pela imaginação popular representam e fortalecem os ideais morais de uma nação, é importantissimo, é vital que as virtudes ai projetadas sejam autenticas, para que autentica seja a moralidade do povo.”
Olavo de Carvalho
O que estou querendo dizer é que a mídia brasileira divulga como santos e heróis figuras fúteis e banais, que nada tem a acrescentar na sua formação moral/espiritual. Não podemos olhar para tais pessoas como referências de conduta e de como viver uma vida significativa.
Por isso mesmo, é imprescindível para o seu amadurecimento como ser humano que você se desenvolva-se além da identidade grupal; que você busque a verdade por si mesmo e tenha metas e objetivos para a sua vida. Desenvolva o autorrespeito e deixe de se preocupar com a vida alheia. Deixar de assimilar coisas que corrompem a sua alma e te induzam a valorizar coisas insignificantes e que não impactam em nada a sua vida.
“As coisas mais importantes não devem ficar a mercê das coisas menos importantes”
Goethe
“Ai daqueles que nunca cantam, mas falecem com toda a sua música dentro de si“
Oliver Wendell
Priorize sua autoeducação, busque conhecimentos que possam realmente mudar sua vida. Comece novos projetos. Encontre bons mentores, que conseguiram superar os mesmos desafios que você enfrenta atualmente. Inspire-se na vida dos grandes santos e sábios. Leia o que eles tem a dizer. Comece a transcender o estado mental coletivo de sua época adquirindo essa alta cultura que nos foi deixada pelos grandes homens.
Enfim.. acho que falei o que tinha para falar. Qual sua opinião sobre o BBB? Comente aqui embaixo! E nos vemos no próximo post! Abraços
Deixe um comentário