“Depressão e apatia surgem da vontade de se segurar ao pequeno eu e ao seu sistema de crenças mais a resistência ao Ser Superior, que consiste nos opostos dos sentimentos negativos. Na psique humana, todo o seu sentimento tem o seu oposto. A forma de sair da negatividade é então, a disposição para reconhecer e deixar ir sentimentos negativos e, ao mesmo tempo, a disposição para deixar ir a resistencia aos sentimentos opostos positivos.“
David R. Hawkins
Uma das razões principais para cairmos e ficarmos presos em estados emocionais de apatia e depressão é o excesso de sentimentos negativos suprimidos – isso porque grande parte de nossa vitalidade/energia é gasta para continuar mantendo esses sentimentos suprimidos.
“A energia liberada pelo abandono da negatividade agora flui para atitudes, pensamentos e sentimentos positivos, de modo que haja um aumento progressivo do poder pessoal. Os pensamentos agora são mais eficazes. Mais e mais é realizado com cada vez menos esforço“
Larry Crane
“Apatia e depressão são os preços que pagamos por termos resolvido parar e nos contentar com nossa pequenez. É o que ganhamos por bancarmos as vítimas e nos permitindo ser programados. É o preço que pagamos por termos bancado a negatividade. É o que recebemos por resistir a parte de nós mesma que é amorosa, corajosa e grande. É uma consequência de nos mantermos em um contexto negativo. A saida é se tornar mais consciente. O que significa tornar-se mais consciente? Significa procurar a verdade por nós mesmos, em vez de permitir cegamente que sejamos manipulados e programados, seja por fora ou por uma voz interior dentro da mente. Para sair disso, devemos aceitar a nossa responsabilidade por nossa negatividade e começar a questionar tudo!“
David R. Hawkins
Primeiro é importante de entender que cada estado emocional tem 2 componentes energéticos:
- Energia mantedora: Quantidade de energia que alimentam nossas programações e sentimentos (grande parte dessa energia é usada para manter esses programas e sentimentos reprimidos).
- Energia disponível: Energia restante e disponível para o uso.
Em geral, quanto menor for o nosso estado emocional, menos energia temos disponível, mais distorcida é a nossa percepção da realidade (mais a nossa mente interpreta e julga as coisas de uma forma totalmente negativa e irreal) e teremos uma capacidade mais fraca de pensar, agir e criar.
Quanto maior o estado emocional na escala, mais recursos internos a pessoa tem a seu dispor: maior a abundância interna, o silêncio, a criatividade, a leveza, a vitalidade, a autoestima, presença, abertura, coragem, etc.
A escala abaixo ilustra como nossa energia natural e inerente é desviada e gasta na tarefa de suprimir e manter os nossos sentimentos reprimidos:
Por exemplo, se 90% de sua energia é usada para manter o ATMDRO (apatia, tristeza, medo, desejo, raiva e orgulho) suprimidas e você tiver apenas 10% de energia disponível para usar em suas atividades produtivas, é obvio que você será uma pessoa com pouca vitalidade e energia vital, pois quase toda ela está sendo consumida pelas suas programações.
“Podemos imaginar o amor como a luz do sol e os pensamentos negativos como as nuvens. Considerando que o nosso Eu maior é como o Sol, todos os pensamentos negativos, os medos, a raiva e os ressentimentos que mantemos, escurecem a luz do Sol e no fim a luz surge fraca. O santo ou alguma pessoa com elevado nível de consciencia é alguém que por definição removeu as nuvens da negatividade e irradia o poder total de cura do Sol.”
David R. Hawkins
“Esse estado positivo interno está sempre lá, e é meramente encoberto pelos sentimentos negativos suprimidos. Quando as nuvens são removidas, o sol brilha.”
David R. Hawkins
Comprometa-se em limpar sua consciência de todas essas crenças limitantes e sentimentos negativos. Eles que estão na causa de sua apatia e depressão. Não é o externo que precisa mudar, pois o problema é interno “
“Portanto, seu estado de consciência é o que você deve considerar como mais importante em sua vida… não as suas relações, posses ou posições na vida. Cuide de sua consciência e todas as bênçãos, em todos os aspectos de sua vida, virão a você.”
É tempo de examinar o seu ESQUEMA MENTAL. Temos que compreender a força do nosso “ESQUEMA MENTAL” – que é soma total de toda a programação de sua consciência e do seu subconsciente.
Seu ESQUEMA MENTAL determina o seu mundo, seus relacionamentos, suas experiências, suas conquistas, seus fracassos, suas alegrias e suas tristezas. Ele é mesmo responsável pelas suas doenças e acidentes. Você vive em um mundo feito por você mesmo.
Cartas de Cristo
Apatia
Em nosso gráfico de emoções, a apatia tem o nível mais baixo de energia disponível para a ação. Isto é o resultado da energia necessária para suprimir todos os nossos sentimentos (desperdiçamos muita de nossa energia mantendo todos esses sentimentos presos) – tanto sentimentos positivos como negativos.
A apatia ocorre pois à medida que suprimimos emoções dolorosas, negativas e sentimentos incômodos, nós os acumulamos em nosso subconsciente.
Muito de nossa energia disponível, então, é utilizada para manter esses sentimentos reprimidos, para mantê-los quietos lá no fundo (não deixando que eles subam);
Com isso, ficamos com cada vez menos energia disponível para a ação. Eventualmente, chegamos em um estado de apatia. Nós nos tornamos incapazes de sentir qualquer coisa, boa ou má. Nosso comportamento reflete essa falta de energia disponível.
Pessoas em apatia frequentemente dizem que estão muito cansadas, exaustas e tendem a dormir muito. Pessoas apáticas também são muito negativas. Se você fizer uma declaração construtiva ou otimista, eles tenderão a refutar isto.
Apatia também é inércia, que é a tendência de um corpo em repouso para permanecer em repouso e a tendência de um corpo em movimento para permanecer em movimento. Portanto, você encontrará pessoas na apatia indo para o trabalho, comendo, dormindo, se casando, divorciando, tendo filhos – passando por todos esses movimentos, mas sem nenhum prazer real.
A apatia está no fundo de nosso mapa de emoções. Na verdade, às vezes é até difícil de ver isso como uma emoção, porque parece mais a ausência de sentimentos. É uma sensação extrema de “não posso/não consigo”, em que nos sentimos sem esperança, derrotados impotentes.
No entanto, conforme você elimina os sentimentos negativos, você tenderá a subir no gráfico de emoções e depois de um tempo, seus ataques de apatia diminuirão de intensidade e duração.
Depressão
O luto/tristeza é o próximo nível de energia acima da apatia. Ele tem um um pouco mais de energia disponível para a ação. Sua natureza é dolorosa; sofremos e na maioria das vezes, nossa ação é chorar.
A razão pela qual é doloroso é que estamos saindo da apatia, estado em que nossas emoções se encontravam mortas, entorpecidas, adormecidas – nossa energia vital estava interrompida. Na luto/tristeza, a energia começa a fluir, mas com tremenda constrição; isso dói; e essa é a emoção que chamamos de luto/tristeza.
O que você pode fazer? Com relação a tristeza, muitas vezes ajuda ter um bom choro, tendo em mente que você está fazendo isso para cancelar a supressão e liberar energia. Desta forma, você deixará de tentar tal energia suprimida e parte dela será eliminada.
Se você conscientemente decidir parar de querer segurar e manter essas energias lá embaixo, elas seriam transformadas com muita facilidade. O que você resiste, persiste. Enquanto você ficar evitando, negando e escapando desses sentimentos de tristeza, eles continuarão travados em você.
Apenas permita o sentimento vir para cima(subir) e sair! Deixe a energia se mover para fora! Você se sentirá muito melhor depois.
E para finalizar esse post, temos uma outra dica importantíssima dada pelo Dr. David R. Hawkins para você superar o estado de apatia e depressão:
“Outra técnica valiosa para sair da apatia, da depressão e de situações que são rodeadas pelo pensamento de não consigo é escolher estar perto de outras pessoas que resolveram seus problemas que hoje você luta. Esse é um dos grandes poderes de grupos de autoajuda”
David R. Hawkins
“O seu pior inimigo é você mesmo. Seu único amigo verdadeiro é você. Seu único inimigo real é você. Você é um inimigo de si mesmo na medida em que se limita. Você é um amigo de si mesmo na medida em que se liberta.”
(The Sedona Method)
Deixe um comentário