- “Você mesmo, tanto quanto qualquer pessoa em todo o universo, merece seu amor e carinho.”
Você é a pessoa mais importante de sua vida. Outras pessoas chegam e saem, constantemente, de sua vida, porém, você terá a sua própria companhia até o final dela.
Por isso eu lhe faço a seguinte pergunta: qual é o relacionamento que você tem consigo mesmo? Você está sendo o seu pior critico e inimigo ou é amigável e compassivo consigo mesmo? Já não está na hora de você começar a se respeitar e a se tratar melhor?
Além disso, se você não ama a si mesmo, não terá a fundação necessária para amar mais ninguém. Apreciar a si mesmo é a base para podermos valorizar os outros. Todos nós temos o desejo de sermos amados, mas por que alguém deveria amar você se você mesmo não se ama?
Como aplicar esse ensinamento: Passe mais tempo consigo mesmo. Faça coisas que satisfaçam e nutram sua alma. Medite, toque algum instrumento, faça exercícios físicos, leia um bom livro, passeie em meio a natureza, livre-se de pessoas que não te valorizam.
- “Não responda à grosseria. Quando as pessoas são rudes com você, elas revelam quem elas são, não quem você é. Não leve para o lado pessoal. Fique em silencio.”
Sempre que uma pessoa estiver ofendendo ativamente alguém para fazê-la se sentir mal, essa pessoa está revelando uma grande parte de sua própria personalidade.
O que os outros dizem ou pensam sobre você não tem nada a ver com a realidade. É apenas a percepção dessas pessoas, coisas que estão projetando em cima de você.
Por isso, não leve as coisas para o lado pessoal. Se alguém for rude com você, isso não é problema seu e sim daquela pessoa, que provavelmente está sofrendo internamente e não sabe o que fazer com sua dor emocional.
“Quando uma outra pessoa te faz sofrer, é porque ela sofre profundamente dentro de si mesma, e seu sofrimento está transbordando. Ela não precisa de punição; ele precisa de ajuda. Essa é a verdadeira mensagem que ela está enviando.”
Thich Nhat Hanh
Como aplicar esse ensinamento: Não leve grosserias para o lado pessoal. Conheça a si mesmo, tenha uma visão de vida e saiba quais são os valores. Depois de conhecer a si mesmo, você não será mais afetado pelas percepções dos outros.
Esteja ciente de que o cerne do mal está na outra pessoa e que aquilo que ela disse não reflete quem você é e sim quem ela é.
- “Não julgue nada e você será feliz. Perdoe tudo e você será mais feliz. Ame tudo e você será o mais feliz.”
Com que frequência você se preocupa com algo que aconteceu dias, semanas ou até meses atrás? Ou esta com raiva de alguém por causa de um erro no passado? Achamos tão difícil perdoar que às vezes retemos os nossos erros por anos, nos torturando sem parar.
O perdão dificilmente é sobre outra pessoa, trata-se de um grande ato de amor próprio, em que escolhemos nos libertar de nosso sofrimento emocional passado.
Além disso, em vez de julgar e culpar os outros, escolha ser mais compassivo e espalhar amor ao mundo. Através do amor, podemos mover montanhas. Uma vez que você começar a mostrar mais amor aos seus semelhantes, você perceberá como mais e mais amor também voltará para você.
Como aplicar esse ensinamento: Perdoe os outros, e especialmente a si mesmo, por tudo o que aconteceu no passado. Essa é a base para se garantir um futuro feliz. Todos os dias, dê o seu melhor para amar. Principalmente amar a si mesmo. Concentre-se em seus pontos fortes e qualidades positivas. Depois de amar a si mesmo, você perceberá como amar os outros se tornará algo muito mais fácil.
- “Levantemo-nos e agradeçamos, pois se não aprendemos muito pelo menos aprendemos um pouco, e se não aprendemos um pouco, pelo menos não adoecemos, e se adoecemos , pelo menos não morremos; então, vamos todos ser gratos.”
Na minha opinião, esta frase de Buda resume quase tudo o que uma pessoa precisa saber para viver com alegria, isso porque a Gratidão é a chave para toda a felicidade na vida.
Se você procurar, sempre haverá um motivo para se sentir mal ou reclamar. No entanto, também existem milhares de coisas pelas quais agradecer, não importa em que situação você se encontre.
A maioria das pessoas nunca aprendem a praticar a gratidão e passam grande parte de suas vidas reclamando de tudo e de todos. Em vez de apreciar os lados bonitos da vida, elas estão continuamente procuram o negativo. E adivinha? Aquilo que você foca, se expande!
Como aplicar esse ensinamento: Estabeleça o hábito de praticar a gratidão todos os dias. Você pode, por exemplo, logo que acordar e antes de dormir pensar em 5 coisas pelas quais você é grato em sua vida. Não precisa ser algo grandioso. Agradeça pelo simples fato de você ter acordado, de você ter uma cama, de você poder tomar banho quente no chuveiro, de você ter um corpo saudável, etc… Acredite, isso vai mudar a sua vida.
- “Não acredite em nada, não importa o que você leia, ou quem disse, ou se eu o disse, a menos que esteja de acordo com sua própria razão e seu próprio bom senso.”
Existem tantos “gurus” por ai tentando nos educar sobre como devemos agir e viver nossas vidas. O que funcionou para outra pessoa não precisa necessariamente funcionar para você. Não aceite conselhos sem refletir se eles atendem a você e às suas necessidades pessoais.
Estamos todos em caminhos diferentes e todos temos necessidades diferentes. Não existe uma solução única para tudo na vida. Nem nos negócios nem nos relacionamentos, na saúde, nem em qualquer outra área de nossas vidas.
Deixe um comentário