Antes de explicar em detalhes como realizar a respiração Wim Hof, vamos falar um pouco sobre a relação da respiração com a mente.
Tudo o que você precisa saber é o seguinte: A respiração e a mente estão intimamente conectadas!
A respiração é uma das mais importantes ferramentas que você possui para o controle sobre o seu estado emocional, sobre sua mente.
Regulada pelo sistema nervoso autônomo, inalar o oxigênio é um processo inconsciente. Porém, podemos escolher realiza-la de forma consciente! E é ai que esta o nosso poder! A nossa liberdade!
Você já percebeu, que quando a nossa respiração está curta e rápida, o nosso estado emocional é agitado, nervoso, ansioso?
Muitas vezes é assim que a nossa respiração se encontra quando estamos no piloto automático, respirando sem consciência.
Com isso, estamos influenciando o nosso sistema nervoso simpático, que é ativado quando estamos em situações de fuga ou luta (situações de Stress e medo).
Com a respiração consciente, podemos “desligar” essa estimulação simpática, desligar essa resposta fuga/luta e ativar o nosso sistema nervoso parassimpático, o nosso sistema de relaxamento e cura!
Para isso, simplesmente basta você escolher, em determinado momento dirigir a sua atenção a sua respiração.
No livro “Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento” de Thich Nhat Hanh, o autor diz o seguinte:
“A maneira mais fácil de nos libertarmos da engrenagem continua de pensamentos incessantes é praticando a respiração consciente. Nós respiramos o tempo todo mas nunca prestamos atenção a nossa respiração. Raramente desfrutamos dela.
Uma respiração consciente é o presente que ganhamos quando oferecemos toda a nossa atenção a nossa inspiração e expiração, desde o momento em que inalamos o ar até quando o liberamos.”
É importante dizer também, que o tanto de oxigênio que inalamos através de nossa respiração influencia o tanto de energia liberada por nossas células.
Ou seja, a maneira que você respira afeta a química e fisiologia do seu corpo.
Para você ver a importância da nossa respiração! Porém, o que acontece geralmente, é que quase nunca damos a devida atenção e importância a ela!
Por isso a importância dos exercícios respiratórios, os chamados Pranayamas na terminologia Iogue.
Pranayamas são exercícios respiratórios que trazem harmonia entre o corpo e a mente.
A respiração Wim Hof é um excelente Pranayama! Você consegue atingir facilmente estados de profunda meditação, serenidade e paz mental!
Esses exercícios conduzem o nosso prana (energia vital) para a mente e o corpo, os mantendo em funcionamento correto e, além disso, são extremamente benéficos a nosso sistema imunológico!
Ao praticar os exercícios respiratórios, você está liberando mais energia, influenciando seu sistema nervoso e alterando várias respostas fisiológicas.
Agora vamos a parte prática, para você aprender a como fazer a respiração Wim Hof!
Ahh! E não deixe de assistir o vídeo no meu canal em que eu explico como fazer a respiração Wim Hof!
Como fazer a respiração Wim Hof?
O ideal seria você começar seu dia realizando de 3 a 5 rounds. Cada round é um ciclo de cerca de 30 a 50 respirações profundas.
O melhor horário é de manhã ou antes de qualquer evento em que você quer ter uma melhor performance (quando você estiver se sentindo ansioso, agitado, com stress)
A melhor forma de entender e pegar o jeito dessa respiração é realizando-a. O próprio Wim Hof diz que “sentir é entender“, portanto você só conseguirá obter o real aprendizado ao se comprometer com a prática.
Ela é simples. Podemos dividi-la em 3 etapas:
1- Respiração
A rotina começa com 30 a 50 inalações profundas, inalando o máximo de oxigênio que você conseguir. Inspire o máximo que conseguir e expire rapidamente.
Assim que você acabar de expirar, inspire imediatamente (sem permitir um intervalo muito grande entre o fim da expiração e a próxima inspiração). Mantenha esse ritmo até você atingir as 30 – 50 respirações.
2- Retenção (na expiração)
Essa parte é chamada de retenção pois nela você terá que reter, prender sua respiração o máximo de tempo que conseguir, logo após sua ultima expiração!
Quando você chegar na sua ultima respiração (por exemplo: você está na respiração 29 e a última seria, portanto, a 30), você deve realizar a máxima inspiração que conseguir, e em seguida, soltar todo o ar que conseguir na expiração.
Tire todo o ar que conseguir de seus pulmões e segure sua respiração!
Fique sem respirar o máximo de tempo que conseguir! Não se preocupe pois você encheu suas células de oxigênio com todas aquelas respirações, então conseguirá ficar um tempo razoável sem respirar, retendo sua respiração (com a pratica esse tempo aumenta).
Uma parte fundamental dessa segunda etapa é você dispensar quaisquer pensamentos que possam estar ocorrendo e focar apenas nas suas sensações corporais (ex: a temperatura de seu corpo, se você sente alguma vibração, a batida de seu coração, alguma sensação de formigamento etc.)
Quando surgir pensamentos, você deve ignorá-los, ser apenas a testemunha/observador de sua mente, sem se envolver com seus pensamentos. Mantenha sua atenção no seu corpo interior.
Fique assim o máximo de tempo que conseguir até você sentir a necessidade de respirar.
3- Finalização (retenção na inspiração)
Então, quando você não conseguir segurar mais o ar e sentir a necessidade de respirar, você deve realizar uma inalação profunda (inspirar) e segurá-la por cerca de 15 a 20 segundos e depois soltar!
Simplesmente, volte a respirar normalmente, no seu próprio ritmo natural.
Com isso você termina o 1° Round!
Agora basta você repetir o mesmo processo que realizou, fazendo cerca de 30 a 50 respirações profundas, retendo o ar na ultima expiração e, quando sentir a necessidade de respirar novamente, inspirar e segurar o ar por mais 15 a 20 segundos!
Como eu disse, o ideal seria você realizar de 3 a 5 rounds desses! Simples não?
Os benefícios da respiração Wim Hof
Alguns dos benefícios da respiração Wim Hof são os seguintes:
- Melhor foco
- Maior clareza mental e criatividade
- Maior paz interior
- Redução níveis de stress/ansiedade
- Maior resiliência mental e controle emocional
- Melhora no sistema imunológico
- Mais energia e vitalidade
E ai? O que está esperando para começar a implementar a respiração Wim Hof no seu dia a dia? Comece hoje mesmo e experimente estados cada vez maiores de paz e serenidade interior!
Deixe um comentário