Nós atraímos aquilo que temos medo. Tudo o que temos medo que aconteça, nós subconscientemente temos um desejo, uma expectativa de que tal coisa que temos medo irá acontecer conosco.
O Lester Levenson costumava dizer: “Se você tiver medo, aquilo que você tem medo ocorrerá a você”. O que ele quis dizer com essa frase é que qualquer medo que tenhamos é algo que fica colado/grudado em nossa mente, que acaba se transformando em realidade.
A colocarmos uma enfase contínua em evitar o que tememos, nós estamos trazendo aquele mesmo medo a tona em nossa mente de novo e de novo e tal medo se torna uma programação limitante.
O medo nos impede de fazermos aquilo que gostariamos de fazer, pois contruimos diversas expectativas negativas em nossas mentes acerca dos piores cenários possíveis que poderiam acontecer caso tomássemos tal ação.
Então, qual é o segredo para soltarmos e dissolvermos o medo que nos trava e bloqueia a todo momento? O que eu falarei a seguir pode ser algo surpreendente para você, por isso tenha a mente aberta.
Em algum nível, nós subconscientemente QUEREMOS/ESPERAMOS e temos uma EXPECTATIVA de que aquilo que temos medo ocorra a nós. Nós subconscientemente temos um desejo de que aquilo que tememos ocorra a nós.
Quando nós vemos algo ocorrendo no mundo que não gostamos, nós pensamos a nós mesmos “Eu espero que aquilo não aconteça comigo/eu espero que isso nunca aconteça de novo“. O que a mente escuta e visualiza, porém, é a seguinte mensagem “Eu quero que isso ocorra comigo” (pelo fato da mente não traduzir palavras como “não” e “nunca” na hora de formar imagens).
Uma outra forma que isso opera é a seguinte: se nos preocupamos sobre algo, nós acreditamos que de alguma forma estamos nos preparando para um resultado específico inevitável. Se tal coisa indesejada ocorrer, nós queremos estar preparados internamente e em nossas vidas. Nós preferimos o falso senso de segurança que vem de nos prepararmos para o que não queremos que aconteça do que a incerteza de não sabermos o que ira acontecer.
Tudo aquilo que nos preocupamos estamos segurando tal medo em nossa mente e o que seguramos em mente tende a ocorrer.
Por isso, uma maneira muito eficiente de começarmos a dissolver nossos medos é soltando o desejo de querer que aquilo ocorra a nós. Veja como fazer isso no exercício a seguir:
Exercício prático para soltar medo
Encontre um lugar confortável para você se sentar ou deitar e comece a trazer sua atenção para seu mundo interno. Comece por trazer em mente algo que você sinta medo ou que gere ansiedade em você.
Após trazer tal coisa em mente, comece a trazer consciência para qualquer sentimento de medo/ansiedade (ou algum outro sentimento) que tenha vindo a tona neste momento, mesmo que seja algo bem sutil.
Apenas observe, sem julgar, esse sentimento que se manifestou e acolha-o, permita que ele fique em você, sem rejeitá-lo ou querer fazer algo a respeito do que está sentindo.
Agora, pergunte a si mesmo(a): “Eu poderia deixar ir de querer que isso aconteça?” Lembre-se que por trás de todo medo existe uma expectativa subconsciente em que estamos querendo/esperando que tal medo ocorra.
Então, foque na mesma coisa que você tem medo, ou alguma outra, e responda as seguintes perguntas novamente:
- O que é que você tem medo que ira acontecer?
- O que é que você não quer que aconteça?
- Você poderia deixar ir de querer que tal coisa aconteça?
Quando você percebe que, de alguma forma, você quer/espera que algo negativo ocorra a você, fica muito mais fácil de soltar o medo, pois, conscientemente, não é o que você quer.
Novamente, foque em outra coisa que você tem medo. Pode ser a mesma coisa ou outra. Investigue exatamente aquilo que você mais teme que ocorra a você. E, novamente, se pergunte:
- Eu poderia deixar ir de querer que isso ocorra?
Foque, novamente, no mesmo medo ou em outra coisa que você não quer que ocorra a você, ou algo que gere preocupação em você. Pode ser, por exemplo, o medo de falar em público, passar vergonha na frente dos outros, as pessoas rirem de você, cometer um erro, etc… Pergunte-se:
- Eu poderia deixar ir de querer que isso ocorra?
Observe como você se sente internamente agora. Esse processo irá ajudar você a limpar o medo escondido que existe em sua mente subconsciente.
Esse procedimento também é útil para ser aplicado naqueles pensamentos medrosos que surgirem em você. Toda vez que você se pegar tendo algum pensamento negativo, imaginando algum pior cenário possível e desastroso que ocorrerá no futuro, você pode deixar ir tal pensamento se perguntando: Eu poderia deixar ir de querer que isso aconteça?
Deixe um comentário