No filme Matrix, Neo, interpretado por Keanu Reeves, é um homem que questiona sua realidade.
Ao longo do filme, ele acaba descobrindo que é, assim como outras pessoas, vítima da Matrix, um sistema desenvolvido por máquinas que manipula a mente das pessoas e que aprisiona suas mentes em uma realidade artificial.
Apesar de ser uma obra cinematográfica, a Matrix representa exatamente a situação normal do ser humano, que é totalmente programado, mecânico, escravo de sua própria mente e inconsciente de sua natureza divina.
Antes de continuar o artigo, quero te convidar a assistir o vídeo que eu fiz sobre esse tema no meu canal no Youtube, ficou show!
O que é a Matrix na vida real?
Basicamente a Matrix é o sistema em que vivemos, que é designado para mantê-lo adormecido, para mantê-lo um escravo de si mesmo e de seu trabalho.
Para mantê-lo vivendo uma vida de medo, afogado em dívidas, sendo um consumidor superficial e compulsivo, procurando sua felicidade em coisas materiais e efêmeras.
Para mantê-lo vivendo uma existência mundana, completamente distraído e inconsciente de sua mente infinita e potencial ilimitado.
Basicamente todo o nosso mundo, a tecnologia, consumismo, a mídia e outros aspectos da civilização “moderna” distraem os humanos de alcançar seu pleno potencial.
A maioria das coisas que existem na nossa sociedade foi desenvolvida com o intuito de te distrair, de te manipular e fazer com que você desenvolva uma mentalidade propicia ao funcionamento do sistema, de te tornar uma mera bateria.
Você faz parte de um sistema feito para te destruir como ser, como alma, como criatura e aprendiz. Muitos lutam para continuar dormindo, mas sim, você pode despertar!
Ninguém quer que você descubra a verdade de quem você é, que você é uma consciência livre, abundante e que a Felicidade e o Amor são a sua verdadeira natureza.
“A última coisa que a força estabelecida quer é uma coletividade consciente e informada que seja capaz de ter pensamento crítico. É por isso que um estilo de vida desonesto é patrocinado pela religião, pela mídia de massa, e pelo sistema educacional. É do interesse deles que você se mantenha distraído na sua bolha de ingenuidade. E eles estão fazendo um trabalho impecável para isso.“
Peter Joseph, Zeitgeist (2007)
Esse vídeo demonstra muito bem o funcionamento da Matrix, de como ela nos manipula e tenta a todo o momento, nos fazer sentir indignos, com uma mentalidade de escassez e nos distrair com coisas inúteis.
Matrix e o significado espiritual
Uma das primeiras cenas do filme Matrix apresenta o personagem principal, Neo, adormecido perto de uma tela de computador onde se lê a mensagem “Acorde, Neo…”.
Esta é a primeira pista sobre a natureza do mundo em que Neo se encontra, uma realidade material construída do zero por uma inteligência artificial.
Esse é um conceito fundamental encontrado em muitas religiões, o do homem prisioneiro de sua própria ignorância.
Apesar de termos diferentes religiões e tradições espirituais, por baixo de grande parte das diferenças superficiais que elas apresentam, há duas ideias centrais com as quais a maioria delas concorda.
A primeira é que o estado mental “normal” de quase todos os seres humanos contém um forte elemento do que podemos chamar de distúrbio, ou disfunção, e até mesmo de loucura.
Os Hinduístas chamam esse estado de Maya, o véu da ilusão.
O Budismo emprega termos diferentes. De acordo com Buda, a mente humana no seu estado normal produz Dukkha, termo páli que pode ser traduzido como sofrimento, insatisfação ou tristeza.
De acordo com os ensinamentos cristãos, o estado coletivo normal da humanidade é de “Pecado original“.
A palavra “pecado” tem sido incompreendida ao longo dos séculos. Traduzida de forma literal do grego antigo, idioma em que o Novo Testamento foi escrito originalmente, ela significa errar o alvo, de errar o sentido da existência humana.
Corresponde a viver de maneira desorientada, cega e, portanto, sofrer e causar sofrimento.
Porém, a maioria das religiões e tradições espirituais nos dizem que toda essa ignorância pode ser superada por meio de uma reforma interna, que permite o surgimento de uma nova perspectiva, uma nova maneira subjetiva de ver e entender o mundo.
Elas apontam para a possibilidade de salvação por meio da transformação radical de nossa consciência.
Nas mensagens hinduístas essa mudança é chamada de Iluminação, nos ensinamentos de Jesus de salvação, no budismo do fim do sofrimento. Outros termos usados são o despertar e a liberação.
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.”
João 3:3
O “nascer de novo” significa essa reforma interna, que pode ser alcançada por meio da tranformação de sua própria mente.
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente …”
Romanos 12:2
No filme Matrix existem diversos diálogos interessantes, como o que eu coloquei logo abaixo, que demonstram o estado de ignorância e inconsciência que o homem moderno vive:
Morpheus: Deixe-me dizer por que está aqui. Você está aqui por que sabe de algo, que não consegue explicar. Há algo errado com o mundo. Você não sabe o que, mas há. Como um zumbido na sua cabeça lhe deixando louco. Foi esse sentimento que te trouxe até mim
Neo: O que é a Matrix?
Morpheus: Você quer saber o que é a Matrix? Matrix está em toda parte […] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade.
Neo: Que verdade?
Morpheus: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu em um cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver, cheirar ou tocar. Uma prisão para a sua mente.
A Matrix é a sua própria mente
A Matrix é uma prisão mental, é uma programação que colocam na nossa cabeça para impedir que vejamos a verdade.
O Osho retrata muito bem sobre o que é a mente, sobre como nos tornamos escravos de nossa própria mente e sobre como ela nos impede de enxergar a verdade de quem nós somos:
“A mente em si é o problema, não o seu uso ou abuso. E lembre-se, você não pode usar a mente até que você saiba estar sem a mente. Somente as pessoas que sabem como ficar sem a mente são capazes de usar a mente, caso contrário, é a mente que os usa.
É a mente que está usando você, mas a mente é muito inteligente, ela vai enganar você. Ela continua dizendo: “Você está me usando”.
“É a mente que está usando você. Você está sendo usado, a mente tornou-se o mestre em você, você é um escravo, mas a mente é muito inteligente, ele vai se justapondo em você.
Ela diz: “Eu sou apenas um instrumento, você é o mestre” mas cuidado, olhe para o mecanismo da mente, como ela continua a usar você. Você acha que você a está usando.
Você pode usá-la somente quando você sabe que você está separado dela, caso contrário, como você vai usá-la? Você está identificado com ela.”
“A mente é a parte que tem sido dada a você. Ela não é sua. Mente significa que algo foi emprestado, mente significa algo cultivado, a mente significa o que a sociedade tenha penetrado e imposto a você, não é você.“
“Consciência é a sua natureza, a mente é apenas o invólucro criado pela sociedade ao seu redor, pela cultura, pela sua educação.“
“Mente significa condicionamento. Assim você pode ter uma mente hindu, você não pode ter uma consciência hindu. Você pode ter uma mente cristã, você não pode ter uma consciência cristã. Consciência é uma só, não é divisível.
As mentes são muitas. As sociedades são muitas, as culturas, as religiões são muitas e cada cultura, cada sociedade, cria uma mente diferente. A mente é um subproduto social.
E a menos que essa mente se dissolva, você não pode voltar-se para dentro de si, você não pode saber qual é realmente a sua natureza, o que é sua existência com autenticidade, o que é sua consciência.”
“A mente esta dentro de cada um, mas de fato é uma projeção da sociedade dentro do indivíduo. A mente não pertence a ele. Nenhuma criança nasce com uma mente. Ele nasce com um cérebro. O cérebro é o mecanismo a mente a ideologia.
O cérebro é alimentado pela sociedade e toda a sociedade cria uma mente de acordo com seus próprios condicionamentos. É por isso que há tantas mentes no mundo. A mente hindu, a cristã, comunista, budista.“
“A mente do indivíduo não é a mente dele, isto é fundamental que seja lembrado. Sua mente é um implante da sociedade na qual ele nasceu acidentalmente.
A questão é se a mente é própria do indivíduo ou se é implantada por outros, pois os outros implantam uma mente no indivíduo que não serve a ele, mas serve aos propósitos dos outros.
Essa é uma vida emprestada. E é por isso que há muito sofrimento no mundo: porque ninguém esta vivendo de forma autentica, ninguém está vivendo o seu próprio eu, esta só seguindo ordens que lhe foram dadas. A sociedade quer que sejamos apenas cópias, nunca originais.“
A Matrix nada mais é do que a Mente. Você percebe que quase todas as pessoas na Terra vivem dentro da Matrix (em suas próprias Mentes), incluindo você porque você não está separado.
Não confie em seus pensamentos, porque eles não são seus pensamentos. Eles são da Matrix (Mente), projetada especificamente para você.
Sua atenção e foco que você dedica aos pensamentos e outras atividades mentais é o que mantém a Matrix (Mente) funcionando. Enquanto a Matrix (Mente) está ligada, sua Consciência do Mundo Real está desligada.
Uma Ilusão da Realidade é puxada sobre seus olhos apenas porque você está inconscientemente alimentando a Matrix (Mente).
Eckhart Tolle no seu livro “O poder do agora” diz o seguinte:
“Enquanto estivermos identificados com nossa mente, o que significa dizer, enquanto estivermos inconscientes espiritualmente, o sofrimento será inevitável.
Se nos identificamos com a mente, criamos uma tela opaca de conceitos, rótulos, imagens, palavras, julgamentos e definições que bloqueia todas as relações verdadeiras.
Essa tela se situa entre você e o seu eu interior, entre você e o próximo, entre você e a natureza, entre você e Deus. É a tela de pensamento que cria uma ilusão de separação”
Em seu outro livro “Novo mundo”, ele complementa:
“Na verdade, na essência da nova consciência está a transcendência do pensamento, a recém descoberta capacidade de nos elevarmos ao pensamento, de compreendermos uma dimensão dentro de nós que é infinitamente mais vasta do que ele.
Já não extraimos nossa identidade, o sentimento de quem somos, do fluxo incessante de pensamentos, que na antiga consciência, considerávamos ser nós mesmos.
E para um indivíduo é uma libertação saber que ele não é a voz dentro da cabeça. Quem é ele então? A consciência que é anterior ao pensamento, ao espaço em que este, ou a emoção ou percepção sensorial acontece.“
Esse é o significado do renascimento! A transformação total de nossa consciência!
De percebemos que nós não somos a nossa mente, de que não somos todas as programações que foram colocadas em nós, de que não somos a imagem mental que criamos de nós mesmos!
De perder a densidade de nossas estruturas mentais condicionadas e transcender a prisão de nossa personalidade, reconhecendo nossa natureza divina!
É isso que significa sair da Matrix!
A Pílula Azul e a Pílula Vermelha
Uma das cenas mais icônicas do filme é quando o Neo tem que fazer uma importante escolha entre: Tomar a pilula vermelha ou a a azul.
A azul significa voltar pra Matrix, como se tudo não passasse de um sonho. A vermelha representa sair da caverna e o mundo das sombras na parede e ver o mundo real lá fora.
É melhor liberar sua mente e enxergar a realidade como ela é, mesmo que seja dolorosa (pílula vermelha)?
Ou viver na feliz ignorância, sonhando, confortavelmente (pílula azul)?
O que você escolhe?
Você toma a pílula azul e continua trilhando o caminho da ignorância, do medo, das ilusões e das falsas seguranças?
Ou você toma a pílula vermelha? Que embora, às vezes dolorosa, esta estrada tem o maior potencial de nos guiar ao conhecimento interior, descobrindo a união com nosso divino interior e, finalmente, nos libertando das limitações da mente-corpo.
Essa é uma escolha que você tem que fazer a todo o momento! Ou você está escolhendo o caminho da verdade ou o das ilusões, o da multidão, do conveniente e confortável…
Porém, só existe um caminho que trará a plena realização e a felicidade que tanto buscamos… O caminho da verdade!
Não deixe de comentar o que achou desse artigo e compartilha-lo para pessoas importantes em sua vida! Vamos todos ascender e sair dessa Matrix juntos!
Deixe um comentário