No livro “Trancending the levels of consciousness“ do David R. Hawkins – ele também comenta mais especificamente sobre o passo a passo de como deixar ir sentimentos negativos. Os passos são os seguintes:
1-)Fique com o sentimento e permaneça focado inabalavelmente nele. Perceba que toda a dor é devido a resistência. O sofrimento vem do apego.
2-)Esteja disposto a tornar-se imerso no sentimento e render-se totalmente a ele, sem evitá-lo. Note que estes sentimentos chegam em ondas e que o desapego/rendição as ondas mais intensas diminui a carga emocional dos sentimentos
3-) Peça a Deus por ajuda e renuncie a sua vontade pessoal e controle a Deus. Uma oração que ele mesmo recomenda (que você pode ir dizendo enquanto sente o seu sofrimento emocional) é “Deus, esteja comigo. Me Ajude a lidar e a render essa experiência”
4-)Esteja disposto a suportar e aguentar o sofrimento no processo. Se não for resistido, irá ser processado e chegará ao fim.
No livro “The six pillars of self esteem” de Nathaniel Branden, ele também comenta um pouco sobre esse processo de liberação emocional.
“Quando nos permitimos experienciar nossas emoções e aceita-las, as vezes de nega-las e resisti-las, isto permite nos movermos a níveis maiores de consciência.“
Nathaniel Branden
Ele diz que o ato de sentir e aceitar nossas emoções se dá por essas etapas:
- Focar no sentimento ou emoção.
- Respirar gentilmente e profundamente permitindo os músculos relaxarem e os sentimentos serem sentidos.
- Assumir a realidade de que este é o meu sentimento
E, contraste nós negamos nossas emoções quando:
- Evitar a consciência de sua realidade
- Apertar nossa respiração e contrair nossos músculos
- Se desassociar de sua própria experiência
Lester Levenson, o criador do Método Sedona, também ensina esse processo de liberar bloqueis energéticos e emoções negativas suprimidas a partir desses 5 passos:
- Tome consciência da emoção que está sentindo e aceite que ela está ali em você.
- Veja onde a emoção se localiza no seu corpo e sinta-a. A raiva é geralmente sentida no estomago ou no peito por exemplo. Localize o ponto de maior desconforto emocional e sinta a emoção neste local. Não vai demorar pra você perceber que quanto mais você se concentrar e não desviar sua atenção de sua raiva, por exemplo, mais fraca ela ficará (a energia por trás da emoção começa a se dissipar).
- Identifique o desejo que está por trás da emoção. Ela vem de você querer aprovação, querer controlar ou querer segurança? E você poderia soltar esse desejo por aprovação/controle/segurança?
- Relaxe na emoção. Não pense. Apenas sintas as sensações.
- Solte a emoção. Conforme você mantem sua atenção no sentimento, você pode se perguntar: “Eu poderia soltar esse sentimento? Se eu pudesse soltar esse sentimento, eu soltaria? Quando?
- Repita, Tente sentir o mesmo sentimento novamente. Imagine aquela mesma situação ou evento que fez você se sentir com raiva ou com medo (dessa forma você está convidando mais desses ocultos a virem para cima para serem liberados).
Deixe um comentário