Nesse post você descobrira como se livrar do medo da rejeição de maneira rápido e fácil, portanto leia até o final pois terá um exercício prático muito eficaz para você dissolver o medo da rejeição (lembre-se que teoria sem prática não significa nada).
Bom primeiramente vamos entender o que é o medo da rejeição e suas origens…
Qual é a causa do medo da rejeição?
O medo da rejeição é consequência de carregarmos internamente o sentimento de querer aprovação (desejo de ser aprovado, reconhecido, aceito, amado, etc).
Porém, aí que mora o problema… Quando queremos aprovação de outras pessoas, estamos dizendo a nós mesmos “Atualmente, eu não tenho minha própria aprovação interna e preciso obtê-la de fontes fora de mim mesmo, de outras pessoas”.
Ou seja, se existe o medo da rejeição, o que isso significa? Significa que estamos querendo aprovação, queremos ser aceitos por outras pessoas. E isso é uma coisa muito importante de entender, pois é a fundação do medo da rejeição e se tal ponto realmente for entendido, o medo da rejeição se dissolve.
E nós podemos soltar/dissolver esse sentimento de querer aprovação. É importante de entender também que você querer aprovação, desejar aprovação não te dá realmente a aprovação que você tanto deseja, pois quando desejamos algo, isso significa que não temos tal coisa no AQUI e AGORA (querer implica FALTA, “Eu não tenho”).
Deixa eu lhe fazer um pergunta: Você consegue perceber na sua vida como essa necessidade por aprovação e aceitação, muitas das vezes te fez sentir rejeitado? O sentimento que você sente de rejeição vem de você querer aprovação!
Você querer aprovação é a própria rejeição, pois você está falando a si mesmo “Eu não tenho aprovação agora” e, por conta disso, se sente rejeitado.
Preste muita atenção na frase a seguir:
SEM QUERER APROVAÇÃO, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE SE SENTIR REJEITADO.
Em outras palavras, quando queremos aprovação, já nos sentimos rejeitados. Então, quando tememos ser rejeitados, na verdade já estamos vivendo como se tivéssemos sido rejeitados.
Então, agora que você entendeu que o medo da rejeição vem de você querer aprovação das outras pessoas, vamos realizar um exercício prático para soltar essa necessidade por aprovação com um exercício simples utilizando o Método Sedona.
Quando nós deixamos ir o sentimento de querer aprovação, nós percebemos que na verdade nós já temos aprovação, aqui e agora. Você não precisa buscá-la fora de si mesmo, pois o seu próprio ser já é completo e autossuficiente.
Exercício Para Se Libertar do Medo da Rejeição
Primeiramente, reconheça o que você está sentindo agora. Tire um momento para você se permitir sentir o que você está sentindo, sem julgar, sem querer mudar ou consertar o seu sentimento de AGORA. Esse é o primeiro passo para soltarmos nossas emoções desconfortáveis, RECONHECER.
E agora também, dê boas vindas e acolha a qualquer sentimento de você se sentir rejeitado, não visto, deixado de fora, ignorado, abandonado. Pode ser que você tenha uma memória específica sobre um momento que isso ocorreu, de uma experiência passada em que você se sentiu rejeitado, não pertencente, sozinho… Ou você pode inclusive ter expectativas de que você vai ser rejeitado. Isso é algo muito comum sabia?
A mente faz isso: ela cria expectativas de que seremos rejeitados pelos outros, ela projeta a rejeição no futuro, ela espera e antecipa a rejeição (é um mecanismo de autodefesa). Porém, quando nós esperamos ser rejeitados, nós vivemos como se já fossemos rejeitados AGORA. Quando tememos ser rejeitados no futuro, é como se já fossemos rejeitados AGORA (mesmo que isso não seja o caso).
Então, o que quer que tenha vindo a tona em você, talvez alguma memória, um trauma passado, um sentimento negativo, você poderia dar boas vindas e acolher esse sentimento? Você poderia permitir que esse sentimento de rejeição fique aqui?
E você poderia deixar ir de qualquer julgamento que você tenha em relação a esse sentimento (de que você não deveria se sentir assim, que é errado você se sentir assim…), você poderia suspender seus julgamentos por um momento? E você poderia acolher o que você está sentindo agora, sem julgar?
E você poderia acolher a dar boas vindas a qualquer vontade que você tenha de querer mudar o sentimento? E você poderia deixar ir qualquer necessidade de querer consertá-lo ou modificá-lo ou de querer fazer algo a respeito dele?
E você poderia acolher e dar boas vindas a qualquer sentimento de que isso seja algo pessoal? Que essa rejeição, que esse sentimento e essa memória represente quem você é? Apenas acolha qualquer identificação que você tenha com esse sentimento.
E você poderia acolher a permitir que o sentimento de querer aprovação, de você querer ser aceito, valorizado, amado pelos outros fique aqui também, sem rejeitá-lo? Apenas permita que o sentimento de você querer pertencer, ser aceito, querer que outras pessoas gostem de você, se importar com a opinião dos outros fique aqui também. Se permita sentir quaisquer sensações que foram reveladas em você.
E agora eu faço 3 perguntas para você, responda espontaneamente (sim ou não) e sem pensar muito (com o coração):
- Você poderia soltar tudo isso que está sentindo?
- Se você pudesse deixar ir, você deixaria ir?
- Quando? (agora ou nunca?)
Repita esse exercício mais algumas vezes até você sentir uma sensação de alívio e tranquilidade ocorrendo em você.
Comente aqui embaixo como que foi sua experiência aplicando esse exercício! Espero que tenha sido útil! Repita mais vezes, pois você estará dissolvendo cada vez mais o medo da rejeição (que é profundamente encravado dentro de nós).
Deixe um comentário