A Psicologia da Vida Cotidiana
É comum ficarmos preocupados, ansiosos, angustiados ou aborrecidos com alguma situação complexa que nos deparamos em determinados momentos da vida. Na realidade estamos expostos, com freqüência, a fatores estressantes, quer seja no ambiente de trabalho, no ambiente social e, mesmo no ambiente familiar.
Deparamo-nos com situações difíceis, conflituosas e as dificuldades podem se tornar ainda mais perturbadoras se forem de encontro às nossas próprias questões subjetivas mal resolvidas – aspectos afetivos e emocionais que por vezes ficam adormecidos até chegada de um elemento acionador para despertá-los e nos deixar incomodados.
O incômodo é um sinal alertando a necessidade de que é preciso conscientizar-se de que algo não está bem em nosso mundo interno e, então, vem a necessidade de buscar formas para lidar com a situação causadora de sofrimento: bate à porta a oportunidade de procurar um atendimento psicológico.
A psicologia é uma ciência que estuda o homem, sua mente, seu mundo interno, sua subjetividade, seu comportamento e dispõe de conhecimento e critérios para conduzir o processo de compreensão e elaboração das questões conflituosas visando aliviar o sofrimento, fortalecendo a autonomia, autoestima para que se possa usufruir de um cotidiano mais leve e harmônico.
Procurar a psicoterapia é um ato de cuidado de si, onde em conjunto, profissional e paciente, poderão olhar as questões internas que se apresentam no processo terapêutico e então encontrar novas formas de lidar e outras maneiras de enxergar.
A psicologia oferece a oportunidade de autoconhecimento para aqueles que querem quebrar o circulo vicioso de padrão de pensamentos e comportamentos que trazem infelicidade. É importante viver bem, ter qualidade de vida, dispor de bem-estar físico e mental.
Sim, a Psicologia também atende pessoas com transtornos psiquiátricos graves, sendo as vezes necessário atuar em conjunto com a psiquiatria, onde o médico avalia a necessidade de uso de medicamentos visando aliviar os sintomas já avançados ou severos.
Nos casos graves, o tratamento psicológico segue em conjunto com o tratamento psiquiátrico para agilizar na melhora do quadro clínico.
Mas, precisamos desmistificar e ressaltar que a Psicologia também dedica-se a auxiliar nas dificuldades cotidianas, no processo de autoconhecimento, nas relações conflituosas, no autodesenvolvimento, viabiliza o contato com os próprios desejos, enfim, atua em prol de uma melhor qualidade de vida.
Quanto mais nos conhecemos, melhor saberemos viver! Use a psicologia em seu dia a dia.
Deixe um comentário