O que é Afeto na psicologia?
Normalmente o conceito de afeto é entendido como um sentimento de imenso amor e carinho que se tem por alguém ou por algum animal, ou por algo determinado, mas o afeto vai além disso.
O beijo e abraço são demonstrações de afeto, ações de cuidado com outro são também demonstrações de afeto. O afeto diz respeito a quando sofremos uma ação e somos influenciados por ela – diz respeito a como somos afetados.
Podemos ser afetados de forma positiva e também de forma negativa: alguém ou uma situação que se apresenta com conteúdos agressivos, raivosos nos afetam mudando nossa emoção ou sentimento que também poderão ficar negativos.
Ou, podemos ser afetados com palavras ou gestos agradáveis e carinhosos e somos influenciados de forma positiva, elevando nosso animo, nossa alegria.
Seremos afetados de uma forma ou de outra conforme o modo como as situações nos chegam e nos fazem reagir. Nossa reação dependerá da forma como algo incide sobre nós e como nos sentimos e como experienciamos.
É importante olhar para nós mesmos e perceber como as situações, pessoas, acontecimentos nos afetam para que tenhamos consciência do que sentimos e quais emoções são despertadas.
Muitas vezes, sentimo-nos bem ou mal depois de uma vivencia, mas não temos clareza do porquê. Assim é importante estarmos atentos para saber lidar de forma mais adequada e ter consciência dos motivos que nos alegram ou nos deixam entristecidos.
Faz parte de nosso processo de amadurecimento buscar a consciência dos afetos que incidem sobre nós: O que me faz bem? O que mexe positivamente comigo? O que me faz mal? O que mexe e me toca negativamente?
Lembre-se: somos afetados quando vimos algo, escutamos, tocamos – nossos sentidos são as portas para a entrada dos afetos. Como dissemos anteriormente, é importante nossa auto percepção nestas vivencias para que saibamos nomear o que estamos sentindo: a maneira como somos afetados, a forma como algo mexe com nosso humor e disposição.
Fique atento ao modo como você é afetado para cuidar melhor de seus sentimentos e emoções, buscando lidar de forma adequada e mais assertiva com as situações e encontros que vivencia!
Deixe um comentário