Shadow work (trabalho com a sombra) foi inicialmente concebido por Carl Jung (o fundador da psicologia analítica).
O chamado “Shadow Work” – trabalho com a sombra – trata-se de integrar a nossa sombra (que é composta de memórias traumáticas e sofrimento emocional).
A sombra é um outro nome para o inconsciente, que não é visível e a luz se refere a consciência, que é vista e conhecida.
Carl Jung diz que a “sombra” é o aspecto inconsciente de nossa personalidade, em que o ego consciente não se identifica. Jung concebeu a sombra como todas as partes indesejadas de nós mesmos.
Porém, eu não gosto dessa definição por 2 motivos.
A frase “aspectos inconscientes da personalidade” da a entender de que é algo que precisamos conscientemente e intelectualmente redescobrir sobre nós mesmos. Dá a entender de que é necessário respostas lógicas que precisamos encontrar para que, somente então, possamos ser inteiros de novo.
O maior equívoco em torno da cura emocional e integração da nossa sombra (ou o processo de tornar consciente o inconsciente), que mantém as pessoas andando em círculos por anos ou mesmo décadas é que isso se trata de uma atividade intelectual.
Provavelmente você está tentando resolver seus problemas emocionais procurando a causa raiz, certo? Tentando rastrear o trauma central inicial que aconteceu? Tentando descobrir toda a lógica psicológica por trás de seus padrões nocivos? Isso são tudo atividades intelectuais
A cura interior não é intelectual, é emocional. Shadow Work não se trata de perseguir e rastrear logicamente todos os seus traumas passados. Trata-se de aprender a liberar todas as emoções não resolvidas dentro de você.
Trata-se de construir músculos emocionais e enfrentar os sentimentos desconfortáveis que surgem de uma maneira saudável que nos permite liberá-los. A cura pode ser simples.
É o processo de aprender o que fazer com sentimentos ruins quando você os tem para que eles não fiquem estocados dentro de você e também como aprender a soltar os sentimentos negativos que já estão estocados em você do seu passado. É simplesmente isso.
Shadow work é o processo de aprender a como processar e soltar todas as energias de medo, dúvida, culpa, raiva etc que estão dentro de nós.
Shadow work ,então, é o processo de aprender a o que fazer com as emoções negativas quando elas são ativadas dentro de nós – para que então possamos usar esses momentos para liberar a energia do trauma passado, para finalmente sermos livres daquela energia.
O objetivo de trabalho com a sombra é redescobrirmos a imensidão de quem verdadeiramente somos. Trata-se de soltar as programações negativas de MEDO que construímos ao longo de nossa vida.
Então, a sua sombra é todo pensamento desconfortável, sentimento, crença ou memória em que você nunca esteve disposto a parar e sentar para processar. Toda aquela dor que você segurou e guardou pois você não estava pronto para lidar com ela.
Porém, querer correr ou escapar de sua sombra de nada adianta. Você não pode correr de algo que já está dentro de você, então você terá que enfrentar aquilo, sem ter medo. O único caminho para fora á ATRAVÉS!
Dicas Para Integrar Sua Sombra
- Aceitação é um dos elementos chaves da energia do amor e quando aceitamos a sombra, transmutamos essa energia em outra positiva. Assim que rotulamos partes de nós mesmos como “boas” e outras como “más” criamos uma poderosa divisão interna em nosso ser, o que causa sofrimento e aumenta ainda mais a nossa sombra.
- Faça pazes com sua família: Tendemos a nos comportar de forma inconsciente quando estamos com os nossos pais e você verá que muitos dos padrões de comportamentos que você tem com seus pais se refletem no mundo. Portanto, é fundamental você fazer as pazes com seus pais e família. Aceite os seus pais por quem eles são, não os culpe, não importa o que eles tenham feito, aceite total responsabilidade por quem você é agora. Resolver os nossos relacionamentos com os nossos pais é uma excelente oportunidade de crescimento. A família é ótima para trazer a tona nossos comportamentos inconscientes.
- Toda vez que você estiver triste, ou sentir qualquer outra forma de desconforto emocional, não se envolva com distrações/escapismos. Essa á a pior coisa que você pode fazer, pois dessa forma você nunca conseguirá deixar ir essa infelicidade. Escapar é fazer com que esse mesmo padrão de infelicidade continue se manifestando em sua vida. Resolva de uma vez por todas enfrentá-la agora. Veja momentos de desconforto emocional como oportunidades de você se curar!
Deixe um comentário