Primeiramente, o que é o Ho’oponopono? Podemos dizer que é uma oração, meditação ou técnica de cura muito poderosa desenvolvida pelos havaianos, que permite apagarmos memórias e programas inconscientes que nos perturbam.
Para o Ho’oponopono, a causa de termos essa ilusão de separação, de nos sentirmos desconectados do Todo (Deus, Consciência Universal, Universo) e de não reconhecermos a nossa natureza divina é devido a nossas memórias erradas (medos, valores e crenças equivocadas).
Essas memórias erradas (conteúdo do Ego- O falso eu) atuam como uma espécie de véu que nos impede de enxergar e expressar nossa verdadeira natureza.
Ficamos sobrecarregados com o peso de nossas memórias. O objetivo do Ho’oponopono é justamente realizar uma limpeza de todas essas memórias erradas. Só assim podemos descobrir quem realmente somos!
Ao se liberar dessa herança inconveniente, eliminando-as pacientemente, assim como você faria com as camadas de uma cebola, você será levado a descobrir quem realmente é.
Tudo existe dentro de você
Essa poderosa técnica havaiana ficou popularizada por causa de um terapeuta havaiano que curou um grupo inteiro de pacientes criminosos insanos, sem nunca encontrar nenhum deles ou passar um momento na mesma sala. Isso é real, não é uma piada.
O terapeuta era o Dr. Ihaleakala Hew Len. Ele revisou cada um dos arquivos dos pacientes e, em seguida, os curou curando a si mesmo por meio da técnica do Ho’oponopono.
Você pode estar se perguntando: Como isso é possível? Como você pode curar a si mesmo e ao mesmo tempo curar outras pessoas?
A explicação para isso é o seguinte: O que você pensa que está lá fora, não esta lá realmente. O que nos pensamos que esta lá fora está dentro de nós mesmos.
O criador dessa técnica, ao invés de tentar mudar os pacientes, mudou sua própria interpretação e percepção que tinha sobre eles.
Se nós temos uma crença ou julgamento de que alguém é doido, nós estamos criando aquela experiência. Se não concordamos, no entanto, de que eles são doidos, então não afirmamos essa realidade.
Na nossa vida, criamos diferentes experiências com diferentes pessoas de acordo com a interpretação/julgamentos/memórias que temos delas e elas agem de acordo com essa interpretação.
É por isso que a técnica do Ho’oponopono foi utilizada inicialmente pelos havaianos para restabelecer e curar relações familiares que estavam desgastadas. Conforme mudamos nossa percepção sobre tais acontecimentos e pessoas, mudamos a realidade.
Tudo é mental, não existe “fora”. Tudo o que existe é uma projeção do interno.
Se você quiser curar ou mudar algo no lado de fora, primeiro você precisa curar seu conceito, julgamento interno, pensamento (memórias) sobre tal situação e assim o evento externo muda.
Você é o criador de sua realidade
Deixa eu te fazer uma pergunta muito importante:
Quando surge um problema na sua vida, será que a solução dele está fora de você, no mundo exterior? Será que você deve tentar mudar os outros, que segundo você, são as causas do problema e que está o atrapalhando? Ou será que é você que tem que mudar?
A parte mais fundamental do Ho’oponopono é a de você assumir 100% de responsabilidade por tudo o que acontece na sua vida.
Isso vai totalmente contra o que costumamos fazer. Quando acontece algo desagradável na sua vida, o que você faz instintivamente? Provavelmente procura no mundo externo algum culpado, alguém para você acusar.
A todo momento nos colocamos como vítimas. Porém, ao continuar procurando o responsável pelo desagrado fora de você você abre mão do seu próprio poder.
Se você aceitar que é responsável por tudo o que lhe acontece, poderá mudar a sua realidade. A partir desse momento você reconquista o seu poder!
A técnica pressupõe que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado individualmente por nossa mente, portanto, você é responsável por tudo em sua mente (pensamentos e emoções), mesmo que pareça ser culpa dos outros.
A realidade física é uma criação dos seus pensamentos – na verdade o que se dá fora de você não passa da projeção de alguma coisa que vêm de dentro de você, a qual poderíamos chamar de crenças, pensamentos ou memórias.
Tem uma frase do Carl Jung que fala exatamente sobre isso:
Basicamente é o seguinte: tudo que não resolvermos dentro de nós mesmos (memórias erradas formadas por meio de traumas, feridas, crenças etc) acabará inevitavelmente chegando a nós como destino.
É por isso que podemos perceber certos padrões cíclicos negativos em nossa vida. Por exemplo: Uma mulher que era agredida pelo pai acaba se envolvendo com outros homens que abusam dela na fase adulta.
Ou uma pessoa que sempre é traída no relacionamento continua a revivenciar a mesma situação com outros parceiros.
Enquanto essas pessoas não corrigirem as suas feridas, traumas e crenças (memórias erradas) que estão no seu inconsciente elas continuarão atraindo os mesmos conflitos idênticos!
O que você não quer saber sobre si mesmo acabará vindo de fora sob a forma de destino. Somente você é o criador da situação em questão e ela é o resultado de uma de suas memórias erradas.
Basta você mudar para a situação mudar. Você não precisa esperar mais os outros mudarem, você não é mais uma vítima. Você é verdadeiramente o dono da sua vida.
E o primeiro passo mais importante é você assumir a responsabilidade por tudo o que acontece na sua vida, e perceber que em toda situação, todo acontecimento e todo o encontro que ocorre na sua vida, esconde-se uma memória.
Tudo o que surge no mundo exterior e que o incomoda, te faz sofrer é uma memória. É o seu inconsciente atraindo situações para que você as resolva internamente. Qualquer situação ou pessoa que desperte sofrimento em você é uma memória errada que está se reativando em você.
A origem de tudo o que acontece com você e o afeta é uma memória
É aí que entra o Ho’oponopono! Ele nos ajudar a limpar todas essas programações inconscientes e memórias erradas que formulamos ao longo de nossa vida.
Chega de culpar os outros e as situações externas! Você é o criador de sua vida!
Como praticar o Ho’oponopono
De maneira resumida, a fórmula do Ho’oponopono é a seguinte: Sinto muito, Perdão, Obrigado, Te amo.
Quando um acontecimento desagradável ocorrer, se alguma coisa estiver incomodando você, pode ser uma qualquer desconforto do cotidiano ou um acontecimento mais grave, basta recitar as 4 pequenas frases várias vezes durante certo tempo.
Você pode recitar essas palavras varias vezes por meio do pensamento (como se fosse um mantra) ou em voz alta.
Com isso, a memória errada, causadora de tal incomodo e situação desagradável, será pouco a pouco, com a aplicação e repetição da técnica, apagada.
Conforme vimos, o processo começa por você assumir 100% da responsabilidade pelo que você está sentindo ou criando.
Em seguida, uma vez que tenha aceitado a situação que você criou, pode-se começar o processo de limpeza das memórias que causam seus desagrados, recitando as 4 frases (Sinto muito, Perdão, Obrigado, Te Amo)
Agora vamos entender melhor o significado por trás dessas 4 pequenas frases:
- Sinto muito: Significa assumir responsabilidade. Não podemos mudar o que não assumimos. Significa você reconhecer que você criou tal situação. Você diz “Sinto muito” por ignorar a memória dentro de você que criou tal situação. Sinto muito pelo que essa memória causou de desagradável, a mim mesmo e aos outros.
- Perdão: Por não saber que tinha isso (essa memória, julgamento, emoção negativa) dentro de mim. “Perdão” porque eu ignorava ser o autor do acontecimento em questão. O perdão libera do passado e proporciona a paz.
- Obrigado: Você diz “Obrigado” ao acontecimento que te fez tomar consciência dessa memória perturbadora e que te deu a oportunidade de limpar esse memória. Não importa a quem ou o que você está agradecendo. Agradeça a si mesmo por ser o melhor que pode ser, a Deus, ao Universo pela oportunidade de limpar suas memórias. Agradeça a pessoa ou a situação que causou tal incomodo em você.
- Te amo: Você pode dizer “Eu te amo” as suas memórias. Você pode dizer “Te amo” ao seu mensageiro (pessoa) que te fez tomar consciência da memória errada. Você pode dizer “Eu te amo” a Deus, ao Universo, ou simplesmente dizer “Eu me amo”!
A prática deve conduzir você a um estado “zero” isto é, um estado vazio na qual a mente dá total controle a sua parte divina. O objetivo é permanecer nesse estado o maximo de tempo possivel. Esvaziar a mente é permitir que a ação divina ocorra por você.
Você pode fazer o Ho’oponopono para tudo, em qualquer lugar em todo momento. Sempre que lhe ocorrer uma situação desagradável, constrangedora, logo de manhã ao acordar, quando não estiver fazendo nada, quando estiver no chuveiro, cozinhando…
Você pode fazer mesmo que nenhuma situação negativa esteja te ocorrendo, pois mesmo assim, você poderá limpar memórias e crenças inconscientes negativas que possa ter.
Toda a vez que vier um pensamento ou emoção negativa use a técnica! Use e abuse!
Uma maneira que eu gosto de realizar essa técnica é colocar uma intenção de curar alguma situação desagradável ou algum ressentimento que eu possa ter com determinada pessoa.
Para isso basta você se concentrar em uma pessoa ou situação específica que o aborreceu – pode ser agora ou no passado e repetir a fórmula mentalmente ou e voz alta “Sinto muito, Perdão, Obrigado, Te amo”.
Conforme repete as frases com a pessoa ou a situação em mente, sinta as emoções no corpo que surgem enquanto realiza o processo! Repita quantas vezes puder!
Ho’oponopono não é um processo mental (lógico)
As nossas memórias e emoções ficam armazenadas no subconsciente, o qual os havaianos chamam de Unihipili ou criança interior.
O processo do Hooponopono incita a pessoa a pedir que a sua criança interior (subconsciente) se desprender de seus medos e liberar as memórias que causaram o problema ou a situação.
A consciência ou Uhane, que quer dizer mãe para os havaianos, é a parte que representa a mente ou o intelecto que tem a escolha entre limpar as memórias ou continuar da mesma forma.
Seu papel é importante, ele requer muita humildade, pois ao optar limpar as memórias, a mente deve soltar as rédeas. Ela deve ter confiança e se retirar diante da “divindade”.
Por fim, a supraconsciencia ou alma ou ainda Eu superior, que é chamado pelos havainos de Aumakua, que quer dizer pai. Essa é a parte que esta com conexão direta com a Divindade interior e a qual pedimos para limpar as memórias.
Portanto, não é necessário procurar de onde vem a memória em questão, nem que acontecimento doloroso ela teve origem. Você não precisa analisar tudo e entender todo o processo intelectualmente, utilizando um raciocínio lógico. Deixe sua mente de lado!
Isso pode ser difícil para a mente, pois ela quer controlar e entender tudo. Você não tem de fazer nada, nem entender, apenas pedir. Temos que desapegar das expectativas, pois ao fazer isso é a mente interferindo de novo.
Você pode aplicar o Ho’oponopono da seguinte forma também: Se dirija a sua criança interior e peça para ela se desprender das memórias, agradecendo e lembrando-lhe que você a ama.
Você pode falar mais ou menos assim:
“Eu sou totalmente criador do que está acontecendo e aceito esta situação. Sei que ela foi produzida por uma memória e vou decidir libera-la. Por isso, peço a minha Criança interior ou subconsciente deixar essa memória ir embora e se desprender dela. Peço a minha alma, que está relacionada a minha Divindade Interior, limpar essa memória, no intuito de purifica-la e transforma-la em luz. “
As palavras Sinto muito, Perdão, Obrigado, Eu te amo, já contém todo esse processo.
E aí? Pronto para começar a aplicar a técnica? Eu recomendo muito, é realmente muito poderosa! Mas ela deve fazer parte de sua rotina para você perceber seus resultados, não adianta você fazer 1 vez só e parar por ai.
Reserve pelo menos de 5min todos os dias (recomendo logo depois que acordar ou antes de dormir) para aplicar e repetir a fórmula: Sinto Muito, Perdão, Obrigado, Te amo.
E tente sempre se lembrar de repeti-la quando alguma situação, emoção, pensamento desagradável ocorrer, para que você possa ir limpando suas memórias erradas.
Essa técnica me ajudou muito a perdoar e deixar ir ressentimentos e emoções negativas que eu tinha em relação a mim mesmo e a outras pessoas que me magoaram de alguma forma no passado.
Não deixe de comentar o que achou! Abraços!
Deixe um comentário