Você é um ser ilimitado. Você sempre foi e sempre será e você não tem escolha quanto a isso. Sua única escolha é se identificar com o seu ser ilimitado ou se identificar suas limitações autoimpostas.
Nós somos seres ilimitados, limitados apenas pelos conceitos de limitação que seguramos em mente.
Lester Levenson
Reuni nesse post, alguns dos principais ensinamentos espirituais do livro “Keys to Ultimate Freedom” de Lester Levenson. Esse livro é muito foda! Lá tem muitas pérolas de sabedoria que nos ajudam a entender o caminho para a realização do Ser e descoberta de nossa Felicidade/Abundância Interior.
Então, vou colocar em forma de lista, pra você captar a essência desses ensinamentos com maior facilidade! Espero que seja útil em sua jornada!
- Além dos círculos de prazer e dor, satisfação e sofrimento, existe um estado de felicidade sem arrependimentos.
- Todos estão procurando pela mesma coisa, um estado contínuo de felicidade sem tristeza. Esse estado é chamado de Ser (beingness). Essa felicidade imperturbável é a nossa própria natureza. É uma liberdade total para fazer ou não fazer o que quiser! Esse é o nosso estado natural, que existe antes de o encobrirmos com limitações.
- Muitas pessoas em tradições espirituais e outros tipos de disciplina acreditam que elas devem trabalha duro para atingirem o estado de Ser. Porém, o Ser já é completo e perfeito, aqui e agora. O único caminho é deixar ir os conceitos e limitações.
- As crenças de que você tem limitações que você tem problemas estão apenas na sua mente. Tudo o que você olha, escuta, interpreta está na sua mente. É lá que está tudo. Então, se você mudar os seus pensamentos, você muda o mundo.
- O único propósito de estarmos aqui na terra então, é aprendermos ou nos relembrarmos de nossa verdadeira natureza, nosso estado natural de ser, um estado de felicidade imperturbável, com liberdade total e sem limitações. Quando compreendemos que esse é o nosso estado natural, então podemos começar a deixar ir todas as limitações.
- Então, o caminho para a liberdade é muito simples. O que não é tão simples é o método de desfazer as limitações, e é difícil por causa da força do hábito. Para nos desfazermos desses hábitos, é necessário um desejo intenso, sem esse desejo forte, não há crescimentos. Esse desejo deve ser até mais forte do que você tentar controlar o seu mundo externo e ganhar validação/aprovação de outras pessoas!
- Porém, mesmo que essa ideia seja aceita, não achamos fácil realizá-la, devido aos hábitos que temos desde tempos imemoriais. Chamamos esses hábitos de comportamentos ditados pelo inconsciente. Nós continuamos e continuamos nos comportando de forma automática, somos vítimas de nossa mente subconsciente.
- A maioria de nós somos vítimas de nossos próprios pensamentos, mente, emoções. Não é o pensamento irá te levar a esse estado supremo de Felicidade!
- A mente subconsciente, ou inconsciente, é a parte da mente que mais temos medo de olhar, porém, quando o nosso desejo pela liberdade é forte o bastante, nós teremos a coragem de escavar esses hábitos inconscientes, olhar para eles, e deixá-los ir embora.
- É necessário liberarmos todos os sentimentos limitantes e compulsivos, pois você está sendo escravizado por eles. Quando você os soltar, sua mente se aquietara e você será livre. Temos que deixar ir todos os sentimentos limitantes e compulsivos que estão em nosso subconsciente e esse ser infinito que você é se tornará autoevidente.
- O objetivo de todas as práticas, métodos é o silêncio. Todos os caminhos espirituais levam ao mesmo objetivo – aquietar a mente, de tal forma que consigamos experienciar o ser ilimitado que somos.
- O melhor de todos os métodos é aquietarmos a mente e fazemos isso liberando todos os pensamentos e sentimentos subconscientes, todos os sentimentos de querer aprovação, controle a segurança e o que sobrar será o seu ser original.
- Como todos os caminhos levam ao mesmo objetivo, o de aquietar a mente, porque não ir direto na mente? É o método mais prático e o mais efetivo de todos. Na verdade, se irmos diretamente a mente, podemos descobrir que ela é simplesmente a totalidade de todos os nossos pensamentos, conscientes e subconscientes e que todos os nossos pensamentos antigos em determinados assuntos culminaram-se em sentimentos.
- Esses sentimentos, agora, motivam pensamentos adicionais. Então, se nossos pensamentos são motivados por nossos sentimentos, tudo o que precisamos fazer para nos relembrar de nosso ser infinito é liberarmos nossos sentimentos, que são o motivador dos pensamentos. Então, nossa mente ficará quieta, e o ser infinito que somos ficará autoevidente.
- A coisa mais difícil, porém, mais importante, que devemos fazer, é deixar ir a mente. Ela é uma compilação, um acumulo de todos os pensamentos de limitação. E como podemos deixar ir a mente? Aquietando-a. Quando aquietamos a mente, descobrimos o nosso ser. Desfazer os hábitos de pensamentos subconscientes, esses hábitos mentais. Esses milhares de pensamentos culminaram-se em tendências (sentimentos). O que temos que fazer, então, é deixar ir essas tendências e todos esses pensamentos serão dissolvidos.
- Karma não é nada mais nada menos do que hábitos antigos de pensamentos que acumulamos que estão ocorrendo em nosso subconsciente
A verdade não está na mente
- Apesar de eu estar falando sobre esse assunto em termos intelectuais, esse assunto não pode ser aprendido intelectualmente. Apesar de você estar usando sua mente para entender isso, não é possível aprendê-lo com a mente. A Verdade está logo atrás da mente. Nós podemos usar a mente para deixar ir o que é que estiver ocupando a mente, para que ela fique quieta e possamos ver o que se encontra por detrás dela. Se fosse realmente possível percebermos a Verdade através do intelecto, da mente, então bastaria ler um livro e, então, a perceberiamos.
- Você é um criador, enquanto você tiver uma mente e pensar você não tem escolha quanto a isso. Agora, para ir além da criação, devemos ir além da mente. Logo além da mente está o reino da perfeição onde não há necessidade de criar. Existe um estado superior do que a criação. É o estado de SER (Being), às vezes chamado de consciência.
- Esse estado está logo atrás da mente e é além da criação. A mente acha muito difícil imaginar como é além da criação, porque a mente está constantemente criando. Ela é o instrumento de criação do universo e de tudo o que acontece no mundo.
- Então, se você pegar essa coisa chamada mente, que é apenas um instrumento de criação, e tentar imaginar o que está além da criação, é impossível. A mente nunca conhecerá a Deus ou a si mesmo, porque você tem ir logo acima da mente para conhecer a Deus, o seu Eu.
- Para conhecer o Ser infinito que você é, para saber como é além da criação, você deve transcender a mente. O estado final está além da criação. É o estado imutável. Na criação, tudo é mudando constantemente e, portanto, a Verdade não pode estar lá.
A Felicidade Não Está no Mundo
- Não olhe para o mundo como a fonte de sua felicidade, mas olhar para o lugar de onde ela se origina, em nossa própria consciência. A felicidade é nossa condição natural. Porém, por ignorância, acabamos “desfazendo” esse estado de felicidade, ao nos identificarmos com conceitos de limitação: “eu preciso disso”, “eu preciso dela(e).
- O crescimento, portanto, é deixar ir os conceitos de limitação e falta. O único crescimento que há é a eliminação do ego. O objetivo do caminho é eliminar o ego. O que sobrar é a verdade sobre quem você é. Crescimento é transcender a si mesmo, o seu eu habitual, que é justamente o ego. NENHUMA OUTRA PESSOA PODE FAZER ISSO POR NÓS! TEMOS QUE NÓS MESMOS NOS SALVAR.
- A estabilidade de sua paz é um bom indicativo de seu crescimento.
- Se há esforço há ego. Quanto maior o esforço, maior o ego. Para atingirmos o estado de ação/inação, precisamos deixar ir o ego. Conforme você for deixando ir o ego, ele vai se dissolver e você se tornara a testemunha ao invés do fazedor das ações.
- Talvez você até perceba quem você verdadeiramente é mas não tenha conseguido manter isso. O que acaba acontecendo é que, por sermos o eu infinito, nós podemos ter um vislumbre de nosso ser infinito mas logo em seguida perdemos o contato com ele. A razão para isso é que a mente não foi eliminada completamente. O que é requerido é que nós constantemente nos restabeleçamos, entremos em contato com o nosso ser infinito, de novo e de novo, até que isso se torne permanente.
- Para descobrirmos a verdade de quem nós somos, a imensidão de quem nós somos, nós temos que aquietar a mente, deixar ir a mente. Esse é o único caminho. A mente, na verdade, é apenas o subtotal de todos os pensamentos e todos os pensamentos são conceitos de limitação. Se todos nós pudéssemos parar de pensar e permanecer dessa forma, seriamos todos seres ilimitados. É simples assim. o PROBLEMA é que não é tão fácil atingirmos isso.
- O processo de mergulharmos dentro de nós mesmos é o processo de olharmos dentro de nós mesmos e descobrirmos que a mente não é nada mais que pensamentos e que pensamentos não são nada mais nada menos do que conceitos de limitação. Quando aquietamos a mente, deixando ir os pensamentos, nós veremos o nosso eu real. As nuvens que encobrem o nosso eu real se dissipam e o sol brilha.
- Apenas perceber esse ser ilimitado que somos não é o fim do trabalho. Temos que deixar ir os antigos hábitos de pensamento. Então, quando não houverem mais pensamentos, conscientemente e inconscientemente (e são justamente esses pensamentos subconscientes que são os mais difíceis de deixar ir), então esse é o fim de nossa limitação.
- Quantas mentes nós temos? Nós só temos uma mente. O que estamos vendo nesse momento é a mente consciente. A parte da mente que não estamos olhando nesse momento é a mente subconsciente. SUBCONSCIENTE E INCONSCIENTE SÃO A MESMA COISA.
- A mente, que é composta de pensamentos limitantes, encobrem o nosso ser. O obstáculo primário para percebermos esse ser que somos é a mente subconsciente. Ela é cheia de pensamentos de limitação, e tais pensamentos no movem e “controlam” todos os dias.
- Temos que fazer os pensamentos subconscientes conscientes e deixá-los ir. Trazer a tona a negatividade do seu subconsciente a luz de sua consciência e libera-la. A parte subconsciente de sua mente está segurando todos os pensamentos que não estamos conscientes nesse momento. Tais pensamentos são motivados e sustentados pelo ego.
- Para ficarmos conscientes do inconsciente precisamos nos engajar em uma introspecção honesta. Quanto mais direcionamos nossa atenção para dentro, mais ficamos conscientes de nossos pensamentos e programas.
- A dificuldade são os hábitos de pensamento passados, vindos de um mecanismo chamado mente subconsciente. Os pensamentos inconscientes são apenas os pensamentos que não queremos olhar. Esse é o inimigo. Para diminuí-los devemos faze-los conscientes. Quando fazemos eles conscientes podemos deixá-los ir. Isso aquieta a mente subconsciente. Quanto mais pensamentos eliminamos, mais obvio se torna o ser que somos.
- Quanto mais você eliminar a mente, mais paz você sentira. A mente nunca descobrirá o eu (Self), pois a própria mente encobre o ser. É somente quando transcendemos a mente que o ser se revela. Se não há pensamentos, não há mente. A mente e pensamentos são a mesma coisa. Elimine o ego. O ego é a origem de todo o pensamento. A mente é uma coleção de pensamentos de limitação.
Desejo
Existe um jeito fácil para a realização. Nos livrarmos de todos os desejos
Lester Levenson
- O desejo é um distúrbio da paz inerente e natural do nosso ser. O desejo mantém a pessoa envolvida em tentar saciar seus desejos, consequentemente distraindo as pessoa de sua felicidade natural. Na verdade, o desejo é o inimigo da felicidade e a Fonte da miséria.
- O desejo é buscar a alegria do Ser por meio de objetos e pessoas. A mente, inicialmente, cria o pensamento de falta, que acaba agitando a mente e ofuscando o ser. Os pensamentos cobrem o Ser e nos fazem infelizes. Então, procuramos aliviar tal infelicidade procurando conseguir aquilo que desejamos, o que acaba aquietando a mente. Quando o objeto é conseguido, a mente se aquieta e a alegria do ser brilha novamente e a alegria é atribuida ao objeto. E o ciclo se reinicia. Isso é infinito pois a felicidade é erroneamente atribuida ao objeto e pessoa. Preencher o desejo é momentaneamente deixar ir os sentimentos de carência/falta interna. Reconhecer quem você é a realização de todos os desejos. Nós devemos apenas desejar Deus.
- Não suprima o desejo, apenas deixe ir a energia por trás dele! A pior coisa que você pode fazer é tentar suprimir o desejo, pois ele voltará de uma outra forma. Se nós achamos que precisamos de algo, estamos nos considerando limitados. Todo o desejo, com exceção do desejo por liberação, causa miséria. Diminua o desejo pelo mundo e aumente o desejo pelo Self.
- A coisa estranha sobre o desejo é que quanto mais você tenta satisfazê-lo, mais forte ele se torna. Quanto mais as pessoas tentam satisfazer o seu desejo por ter mais coisas, mais forte o desejo se torna. As pessoas tem mais coisas hoje do que nunca e ainda assim são as mais infelizes.
- Você deve ter apenas um desejo. Um desejo pela completa realização e liberdade. Todo o outro desejo vai te manter preso. Você deve deixar ir todos os desejos. Nós não devemos tentar preencher nossos desejos, pois cada vez que realizarmos isso, mais forte ele se torna
Sobre a Felicidade
- O que é a felicidade? A maioria das pessoas a chama de prazer, mas o prazer é apenas um escape da dor. A maioria das pessoas chama a Felicidade quando escapam de sua dor através de socialização e entretenimento, mas isso é só um escape. Incapazes de estarem consigo mesmas, com seus próprios pensamentos, elas vão ver um filme, vão na discoteca, visitar alguém, para que elas não fiquem ocupadas com os seus próprios pensamentos. Quando conseguem escapar de seus pensamentos, elas se sentem bem e chamam isso de felicidade. A maioria de todo o entretenimento é um escape. Um homem feliz não precisa de entretenimento ou socializar, ele é contente.
- A felicidade que eu estou falando não é um escape de qualquer tipo. É a alegria natural que surge quando somos nosso verdadeiro eu. Quanto mais somos nosso verdadeiro eu, mais feliz somos. Quanto mais a mente se aquieta, mais podemos ser. Toda vez que você sente alegria, você não estava pensando -são nesses momentos em que você é feliz. Ao ver isso, você vai deixar ir de querer buscar sua felicidade em pessoas e situações. A única alegria é habitar o seu próprio ser. Então, você não vai mais procurar a alegria onde ela não está. Toda a vez que você se sente feliz, sua mente está quieta e serena, e o que você atribuiu como sendo causada por algo fora de você na verdade é algo acontecendo dentro de você
- Primeiro temos que reconhecer que a Felicidade não é a coisa externa ou a pessoa, mas sim o aquietar dos pensamentos sobre tal pessoa ou coisa. Quando a mente está voltada para fora, você não consegue simplesmente ser. O ponto é você perceber que a felicidade é a aquietação da mente. Você tem que deixar ir todos os seus pensamentos. Todos os pensamentos tem limitações neles. Deixe ir todos os pensamentos e o que sobrar é o seu ser.
A Necessidade por Aprovação
- Todos nós queremos aprovação (amor), lutamos desesperadamente por isso, e passamos quase nossa vida inteira tentando obter essa validação. Quando crianças, acreditamos que nossos pais não tomariam conta de nós se eles não nos aprovassem e então nós morreríamos. Então, nós desenvolvemos esses hábitos de suprimir nossos desejos e necessidades para ganhar a aprovação de nossos pais, pois dessa forma estariamos seguros. Esses padrões estão profundamente enraizados no nosso subconsciente, pois forma formados nos nossos primeiros anos de vida.
- Sua felicidade é igual a sua capacidade de amar, e não o tanto que você é amado.
Família
- Você se comporta mais automaticamente com os seus pais e você verá que muitos dos padrões de comportamentos que você tem com seus pais se refletem no mundo. Normatize o comportamento com seus pais e família. Aceite os seus pais por quem eles são, não os culpe, não importa o que eles tenham feito, aceite total responsabilidade por quem você é agora. Resolver os nossos relacionamentos com os nossos pais é uma excelente oportunidade de crescimento. A família é ótima para trazer a tona nossos comportamentos inconscientes.
Deixe um comentário