Em relação a felicidade, nós temos 2 opções: podemos persegui-la, ou percebê-la.
Perseguir é o famoso “Eu vou ser feliz quando tal coisa acontecer, e enquanto essa coisa não acontecer, eu não vou me dar permissão para ser feliz, eu vou fazer do meu momento presente um inferno!”.
Perseguir é quando você projeta um estado positivo no futuro, um objetivo e só assim, depois que atingir tal objetivo, você temporariamente se dá a permissão para ser feliz.
E mesmo tendo atingido tal objetivo, depois de algum tempo, a mesma infelicidade que você sentia antes volta em sua vida. Sabe por que? Pois você criou um padrão mental em que você só será feliz no futuro, de que o momento presente nunca é bom o bastante.
Ou seja, o momento presente é totalmente esquecido e negligenciado.
Imagina por exemplo, se magicamente, todos os seus problemas atuais fossem resolvidos em um único instante! Que maravilha não? Pois é. Agora, por quanto tempo essa felicidade realmente durará?
Você realmente acha que a solução das coisas que você tanto reclama hoje vão fazer você ser feliz para sempre? De que adianta toda essa mudança externa, se você mesmo, se a sua própria mente, não mudou?
Sua mente antiga, logo começará a recriar novos problemas. Mesmo que você estivesse no paraíso, sua mente não demoraria a encontrar algum problema.
O que eu quero dizer com tudo isso é que: se você não se tornar mais presente e mais consciente, sua mente continuará criando problemas, infelicidade, como se fosse uma sombra que te segue não importa o lugar em que for.
Enquanto não lidarmos com a disfunção básica da mente – o apego ao passado e ao futuro e a negação do presente -, os problemas apenas mudam de figura.
A verdadeira felicidade é o aqui e o agora
A outra opção é que podemos perceber a felicidade, que está totalmente associada com o aqui e o agora. O agora é o suficiente, o agora é tudo o que existe!
Ninguém encontrará a felicidade através de uma pesquisa, porque algo está errado na própria pesquisa. Nessa busca, você esquece de si mesmo, você começa a procurar a felicidade em todos os lugares, lá fora, em qualquer lugar, no futuro.
Quanto mais você buscar menor é a possibilidade de obtê-la, porque ela está somente dentro de você.
Por que você não recebe a sua felicidade hoje? Ela já está presente. Tudo o que você tem é o suficiente, mais do que o suficiente. Onde está a sua capacidade de apreciar o que já possui?
Você é incapaz de se contentar com tudo o que foi dado até você agora e mesmo assim você esta correndo atrás de mais e mais.
O momento presente é tudo, onde você acha que vai chegar nessa correria, nessa busca pela felicidade? No próprio momento presente!
Fiz um esquema aqui para você entender mais ou menos o que quis dizer:
E sabe o que é o pior, é que quando o tal “futuro chega”, a sua mesma mente mesquinha e infeliz, que não aprendeu a descansar em seu estado natural de consciência, no momento presente, continuará com esse mesmo padrão, achando que a felicidade não esta no agora, que você precisa de mais e de mais!
Eckhart Tolle, no seu livro “O poder do agora” diz:
“A mente não consegue funcionar e permanecer no controle sem que esteja associada ao tempo, tanto passado quanto o futuro, e ela vê o atemporal Agora como ameaçador.
Na verdade, a mente e o tempo são inseparáveis. Para ter certeza que permanece no controle, a mente trabalha o tempo todo para esconder o momento presente com passado e futuro, assim nossa verdadeira natureza é obscurecida pela mente“
Nossa mente sempre diz que precisamos de tempo, que precisamos encontrar, negociar, fazer, conseguir, adquirir, compreender ou nos tornar alguém antes de nos sentirmos livres e satisfeitos.
Vemos o tempo como um meio de salvação quando na verdade ele é o grande obstáculo para a salvação.
Imaginamos que não podemos chegar lá a partir do ponto em que estamos ou de quem somos nesse momento, porque ainda não nos sentimos completos ou bons o bastante.
Mas a verdade é que o aqui e o agora é o único ponto de partida para chegar lá. Chegamos lá ao perceber que já estamos lá.
Eu vi esse texto em algum lugar e anotei, não sei quem é o autor mas vou compartilhar aqui:
“E quando eu deixar de tentar ser feliz ou qualquer outra coisa, quando eu não procurar mais, quando eu não me importar de ir a qualquer lugar, tentar conseguir alguma coisa, então parece que estou chegando a um lugar estranho: eu estou aqui e agora!
Quando eu vejo que não posso fazer nada, que tudo o que eu faço é apenas um sonho, no momento em que eu vejo isso, minha mente de velho sonhador e vagabundo ainda está lá no momento presente.
Neste momento do aqui – agora, o mundo real se mostra, e percebe: aqui – agora já é e sempre foi tudo o que eu tinha procurado e lutado em outro lugar e longe de mim. Mais do que isso: Eu tenho buscado e caçado através das sombras e a realidade esta aqui neste lugar iluminado, neste canto do passarinho do agora.
Foi a minha busca pela realidade que me separou disto, o desejo me ensurdeceu. O pássaro estava cantando aqui o tempo todo”
Ao buscar pela felicidade, deixamos de respeitar o Agora. Ele é reduzido a um mero degrau para o futuro, sem nenhum valor intrínseco. E a felicidade se encontra no agora, no Ser, no eterno presente.
O momento presente é tudo o que você procurou durante a sua vida inteira. É lá que você encontra o seu verdadeiro ser, a eternidade, o infinito, Deus!
Vou terminar esse artigo com essas duas frases:
“Passado e futuro ocultam Deus de nossa vista, ponha fogo em Ambos” “O que impede a luz de nos alcançar é o tempo. Não há maior obstáculo para Deus do que o tempo”
Deixe um comentário