É fácil cairmos na armadilha de ficarmos sobrecarregados e frustrados ao contemplarmos aqueles grandes objetivos assustadores que estabelecemos a nós mesmos.
Quando você tem uma grande meta, é muito fácil cair naquele padrão de pensamento de qualquer coisa menos do que ela significa que você é um fracasso – que se você não conseguiu atingi-la é porque você “não é bom o suficiente” e que você “só será feliz no futuro, quando sua meta for atingida”.
As vezes, ficamos tão presos e fixados em atingir determinados objetivos e metas, que corremos o risco de não perceber os progressos e o amadurecimento que já conquistamos. Ficamos tão obcecados com o “chegar lá” que perdemos o contato com a Vida e a Felicidade, que só estão disponíveis no momento presente.
Não percebemos que a vida, em si, não é sobre “chegar lá”, pois a vida é uma viagem e não um destino.
Por mais incrível e admirável que possa ser atingir nossas metas e objetivos, não cometa o erro de não aproveitar onde você se encontra, no aqui e agora.
A felicidade é uma jornada, não um destino, deve ser encontrada ao longo do caminho, não no fim da estrada, pois então a jornada já vai ter terminado e será tarde demais. A hora da felicidade é hoje não amanhã.
Portanto, o melhor é curtir e se apaixonar pelo processo em si, e não ficar dependente e fixado nos resultados. Não fique constantemente preocupado com o chegar lá! Curta o processo – os objetivos e metas são apenas uma orientação. Ao invés disso, foque no processo e no desenrolar que é a vida, sempre curtindo onde você está, aqui e agora.
“Ame a vida que você em enquanto cria a vida dos seus sonhos. Não pense que precisa esperar pela última para começar a fazer a primeira.”
Hal Elrod
Ao invés de viver com essa preocupação excessiva com o “chegar lá”, concentre-se no que você pode fazer agora para melhorar e para ir em direção a tal objetivo. Saiba aonde você quer chegar, mas dê atenção total ao passo que está tomando nesse momento.
Quando você age dessa forma, com consciência, suas ações e escolhas serão muito mais positivas e, com isso, estará criando um futuro muito melhor (devido a qualidade de suas ações.)
“O agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo hoje que está determinando em quem você está se transformando, e quem você está se tornando sempre determinará a qualidade e a direção de sua vida.“
“Lembre-se, sempre, de que, em quem você está se tornando, é muito mais importante do que o que você está fazendo, mas é o que você está fazendo que determina em quem você está se tornando“
Hal Elrod
É na jornada que crescemos
De certa forma, atingir metas é apenas um subproduto de sua jornada. Se a sua jornada for alegre, se você estiver agindo com consciência, dando atenção ao que você está fazendo no AQUI e AGORA, pois sabe que aquilo que você está fazendo importa muito mais do que o “resultado futuro” e que a qualidade de suas ações que determinarão o tipo de resultado que vai ter, então suas chances de conquistar o que você realmente quer são muito maiores!
Além disso, é na jornada que construímos o nosso caráter, que é moldado conforme caminhamos em direção aos nossos objetivos. Desenvolvemos nosso caráter ao longo da jornada por meio das nossas experiências e lições vividas.
Helen Keller nos lembra da virtude do caráter na seguinte citação:
“O caráter não pode ser desenvolvido com facilidade e tranquilidade. Somente através da experiência de tentativas e sofrimento que a alma pode ser fortalecida, a ambição inspirada e o sucesso alcançado. ”
Não temos o controle sobre os resultados, porém, tudo o que você aprender no processo permanecerá com você, pois aquilo se tornou parte de você, do seu caráter.
Lembre-se sempre: “A vida é uma viagem, e não um destino” – Foque no processo, curtindo momento a momento, apreciando as pequenas conquistas e parando para respirar a ser grato pela vida.
Desapegue-se dos resultados e foque na qualidade de suas ações, no que você pode realizar AGORA que é importante e significativo para você e deixe os resultados virem naturalmente.
Deixe um comentário