Se inscreva no meu canal do Youtube e receba mais conteúdos!

Acessar!

Liberte-se de Sua Armadura Enferrujada! (O Cavaleiro Preso na Armadura)

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Davi Klein
em julho 12, 2021

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Compartilhe agora mesmo:

Imagine você ter usado uma armadura por tanto tempo que não consegue mais tirá-la? Ou pior, nem mesmo se lembra de como você realmente era.

O livro “O cavaleiro Preso na Armadura: Uma fábula para quem busca o caminho da verdade” de Robert Fisher mostra a história de um personagem que está em um caminho espiritual de autodescoberta … de se tornar um com sua verdadeira natureza.

O que você testemunha nesta história de aventura é o tipo de “alquimia” interna pela qual todos nós deveríamos passar em algum momento. Não há muitos livros que falem de forma tão simples e profunda sobre essa possibilidade de transformação humana.

Um outro livro que também retrata sobre a jornada espiritual é o “Caminho do Guerreiro Pacífico” de Dan Millman, que também recomendo a leitura!

A história principal do livro apresenta um cavaleiro único. O que você vê é um homem admirável à primeira vista: ele é corajoso, nobre e generoso… Mas não demorará muito para você notar outra coisa: Ele está tão apaixonado pela forma como sua armadura brilha que ele não consegue apreciar mais nada. Observamos isso no seguinte trecho do livro:

“Com o passar do tempo, o cavaleiro tornou-se tão enamorado de sua armadura, que começou a usá-la para jantar e muitas vezes para dormir. Algum tempo depois, ele nem mais se importava em tirá-la. Pouco a pouco, sua família se esqueceu de sua aparência sem a armadura”

Até que um dia, a esposa, que estava se sentindo totalmente infeliz e sozinha, disse para o cavaleiro que se ele não tirasse a sua armadura, ela e o filho iriam abandoná-lo. O cavaleiro, tentando preservar o seu casamento, tenta retirar sua armadura mas não consegue! Ela ficou presa no seu corpo, não saia de forma alguma!

Ele acaba se tornando um prisioneiro de si mesmo.. A partir dai, o cavaleiro parte numa jornada para tentar se libertar do peso e sofrimento que essa armadura estava lhe causando, para se relembrar de quem realmente ele era. Ele parte, então, em uma jornada espiritual de transformação e superação de obstáculos.

Existem algumas pérolas de sabedoria nesse livro que irei comentar logo abaixo, então não deixe de ler até o final!

O que está por baixo de sua armadura?

A maioria de nós está aprisionada no interior de uma armadura — declarou o rei.

O que o senhor quer dizer? — perguntou o cavaleiro. Nós levantamos barreiras para proteger quem pensamos ser. Então um dia ficamos presos atrás das barreiras e não conseguimos mais sair.

A verdade é que, de uma forma ou de outra, todos nós nos levantamos todos os dias com nossa própria armadura enferrujada. Continuamos apegados a muitas coisas que já não servem mais, que são apenas cargas desnecessárias, mas que temos medo de deixá-las ir, pois ficamos com medo de largar o que funcionou até agora, o que nos é familiar, confortável e seguro.

O senso de “eu” que temos é composto majoritariamente de histórias que contamos a nós mesmos, que são derivadas de nossas experiências do passado. Porém, você é o seu passado? Ou ele existe somente no seu psicológico, na forma de memória? Você é apenas uma memória? A totalidade de seu ser é definida apenas por um pensamento? Temos que investigar tais suposições, pois se não, vamos ficar presos a algo que não existe mais, que está apenas na nossa memória e não tem existência real no presente.

“A memória não é a verdade e nunca poderá ser, porque a verdade é sempre viva, a verdade é vida. A memória é a persistência daquilo que não existe mais. É viver em um mundo de fantasmas, mas ele nos contém, é a nossa prisão.”

OSHO

“O agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo hoje que está determinando em quem você está se tornando e quem você está se tornando sempre determinará a qualidade e direção de sua vida”

Hal Elrod

O problema, é que enquanto você não soltar essas histórias, nada de novo pode entrar! Temos que deixar ir todas essas coisas que já não servem mais! Temos que nos perdoar e seguir em frente, na direção que desejarmos!

Uma das passagens desse livro diz o seguinte:

Você não compreende porque tenta compreender com a mente, mas a mente é limitada.
Tenho uma mente muito boa — argumentou o cavaleiro.
Além de muito esperta — acrescentou Merlin. —
 Ela o aprisionou nessa armadura toda.

“O agora é a única realidade, tudo o mais é ou memória ou imaginação.”

OSHO

Isso nos leva ao segundo item que é:

Liberte-se do passado!

Esse trecho do livro a seguir fala exatamente sobre esse processo de soltar/desapegar de coisas que não nos servem mais:

“Embora possua este universo, nada possuo, pois não posso conhecer o desconhecido, se ao conhecido me agarro.

Resumindo: Todos nos temos alguns “conhecidos” que nos agarramos durante toda a nossa vida. Por exemplo, sua identidade — quem você pensa que é e o que não é, suas crenças — tudo aquilo que pensa ser verdadeiro e que pensa ser falso. E seus julgamentos — as coisas que considera boas e as coisas que considera ruins.

Para conhecermos nosso verdadeiro eu, temos que nos libertar do conhecido, das coisas que estamos apegados – que são justamente elas que estão nos limitando, nos restringindo. Temos que soltar! E acreditar!

“Seja como uma árvore e deixe as folhas mortas caírem”

RUMI

A Importância do Silêncio para o Autoconhecimento

Muitas grandes tradições espirituais honram a prática do silêncio como uma forma de aprofundar a conexão com nosso ser mais íntimo.

Dentro de cada um de nós, há um silêncio, um silêncio tão vasto quanto o universo. E quando experimentamos esse silêncio, nos lembramos de quem somos …”

Gunilla Norris

Você nunca é mais essencialmente você mesmo do que quando está em silêncio.”

Eckhart Tolle

No livro “O cavaleiro preso na armadura” as seguintes passagens mostram a importância do silêncio para o autoconhecimento:

Ficar em silêncio significa mais do que não falar — disse o rei. — Descobri que, quando estava com alguém, mostrava apenas a minha melhor imagem. Não deixava as barreiras cederem e não permitia que nem eu nem a outra pessoa víssemos o que eu estava tentando esconder. É preciso ficar sozinho para deixar a armadura cair

Foi somente quando o cavaleiro ficou em silêncio que ele, pela primeira vez, ouviu a voz do seu verdadeiro eu:

Tenho estado por perto há anos — replicou a voz —, mas esta é a primeira vez que você fica quieto o bastante para me escutar.”

Como podemos nos conhecer se estamos a todo momento rodeados de pessoas nos dizendo quem somos, nos dizendo o que fazer, nos criticando – ou seja, rodeados de todo esse barulho? O autoconhecimento só é possível quando você está em silêncio!

O Caminho da verdade: acordar ou permanecer dormindo

Nessa vida, temos apenas duas opções: acordar ou permanecer dormindo. Para acordarmos, temos que trilhar o caminho da verdade – colocando-a acima de tudo!

O cavaleiro, sabendo que iria enfrentar uma árdua jornada nesse caminho, hesitou por um momento e disse:

“Não sei se vale a pena. O que vou ganhar quando atingir o topo?
É o que você vai perder — Merlin explicou. — A armadura!”

O cavaleiro se viu diante de duas escolhas: Ele poderia voltar ao caminho antigo, continuando preso a armadura e se tornando cada vez mais isolado e infeliz ou prosseguir nesse caminho totalmente novo e desconhecido: o caminho da verdade! O cavalheiro, escolhe então, prosseguir no caminho da verdade – uma escolha que todas as pessoas comprometidas com a verdade também deve realizar

Amar a si mesmo

 Aprender a amar a si mesmo só é possível com o autoconhecimento! Isso envolve você aceitar a totalidade de quem você é, tanto suas qualidades quanto os seus defeitos! Significa reconhecer que você é perfeitamente imperfeito! O amor próprio envolve diversos fatores, como: perdoar a si mesmo, cuidar de si mesmo (fisicamente e mentalmente), estabelecer limites pessoais, ser o seu melhor amigo, não se julgar negativamente etc)

Isso é demonstrado na seguinte passagem do livro:

“Sim — ele concordou —, há uma outra batalha a ser travada no Caminho da Verdade. A luta será aprender a amar a si mesmo.”

Como farei isso? — perguntou o cavaleiro.

Para começar, você tem de aprender a se conhecer — respondeu Merlin. — Essa batalha não pode ser vencida com sua espada, portanto você pode deixá-la aqui.

Se você se amar, vai amar os outros. Se você se odiar, vai odiar os outros. Porque o seu relacionamento com os outros é apenas um reflexo de como você se relaciona consigo mesmo.

OSHO

Liberação de emoções

“Lágrimas de sentimentos reais vão me libertar da minha armadura!”

Reconhecer suas próprias necessidades e se conectar com as emoções reprimidas dentro de você são os primeiros passos para tirar o peso da armadura dos ombros. Quando se trata de se livrar dessa ferrugem, não há nada melhor do que arejar as coisas, liberar a tensão, chorar …

O ego sobrevive e se esconde justamente nessas emoções reprimidas que não nos permitimos sentir e que não trazemos a luz de nossa consciência.

Ao longo de nossa vida, acumulamos uma quantidade gigantesca de sofrimento e dificilmente paramos para reconhecê-lo e processá-lo. Toda essa carga emocional negativa torna-se quase como uma entidade viva dentro de nós, e ela só continua sobrevivendo pois não a reconhecemos e não a tornamos consciente – ao invés disso – continuamos fingindo que essa carga emocional negativa não existe, por meio da repressão, negação, projeção e escapismos.

Expliquei melhor sobre como realizar esse processo de liberação de emoções negativas num outro artigo, na qual comento sobre o mecanismo de Deixar Ir ensinado pelo David R. Hawkins (CLIQUE AQUI PARA VER)

“A tristeza… Ela arranca as raízes podres, para que novas raízes escondidas por baixo tenham espaço suficiente para crescerem. Qualquer que seja a tristeza que sacuda o seu coração, coisas muito melhores tomarão o seu lugar”

Não se perca na sua dor, saiba que um dia a sua dor irá tornar-se a própria cura.”

Rumi

Resumindo

A felicidade, o amor e a paz surgem conforme vamos nos liberando de nossa armadura. Por baixo de nossa armadura está o nosso verdadeiro eu! Toda o trabalho espiritual consiste em nos livrarmos de nossas limitações que nos prendem a pequenez, que nos prendem a um estado de ser limitado para nos relembrarmos de nossa verdadeira natureza ilimitada.

A escuridão é a ausência de luz. O ego é a ausência de consciência.

“A felicidade é a morte do ego”

OSHO

A tarefa não é buscar o amor, mas apenas procurar e desfazer todas as barreiras dentro de si mesmo que você construiu contra ele.

RUMI

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.