Se inscreva no meu canal do Youtube e receba mais conteúdos!

Acessar!

Pare de Viver Como Um Espectador: Seja o Protagonista de Sua Vida

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Davi Klein
em dezembro 13, 2021

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Compartilhe agora mesmo:

“Todos os dias que você e eu acordamos, enfrentamos o mesmo desafio universal: superar a mediocridade e viver todo o nosso potencial. É o maior desafio da história da humanidade: superar as nossas desculpas, fazer o que é certo, dar o nosso melhor e criar a vida de nível 10 que realmente queremos. A maioria das pessoas nunca chega nem perto. Aproximadamente 95% da nossa sociedade contentam-se com muito menos do que desejam na vida, desejando ter mais, vivendo com arrependimento e nunca entendendo que poderiam ser, fazer e ter tudo o que querem”

Hal Elrod

A maioria das pessoas perderam a esperança de que elas podem mudar suas vidas e criar a vida que desejam. Elas se tornam espectadoras e adotam um postura passiva perante suas vidas.

O Espectadorismo é uma doença. Você começa a se conformar com sua mediocridade e se contenta em ficar OBSERVANDO os OUTROS terem a a GLÓRIA, os outros construírem a vida de seus sonhos.

Você se contenta em ficar na arquibancada, observando, na sua zona de segurança e conforto, tendo medo se se expor no mundo, como se não fosse possível para você realizar seus sonhos e criar a vida que realmente deseja. Porém, lembre-se sempre dessa frase: “O que um homem consegue fazer, outro homem também consegue fazer”.

Quando vivemos nossas vidas como espectadores, passamos a maior parte do tempo olhando/focando para coisas que não tem nenhum importância ou relação com nossa própria vida.

Olhamos as vidas de pessoas famosas, celebridades, acompanhamos todos os seus movimentos, as últimas novidades, as últimas fofocas, as últimas fotos e viagens que seus ídolos fizeram, o novo relacionamento do momento etc… Principalmente nessa era das mídias sociais, isso se tornou ainda mais agravante.

Porém, olhar e observar os outros não ajuda você a seguir em frente na sua vida. Chega a ser uma coisa prejudicial. Você vira um espectador. Como resultado, você perde o controle de seus próprios objetivos e sonhos.

Quando você é constantemente o líder de torcida, você perde as coisas significativas em sua própria vida porque está sempre parabenizando e aplaudindo os outros por suas grandes conquistas.

É bom aplaudir os outros por suas realizações e sucesso na vida. No entanto, não deixe o que os outros estão fazendo o impeça de viver sua vida. Assuma um papel ativo e participe da sua própria história de vida.

Basicamente somos ensinados a ter uma postura passiva (de espectador) perante a vida e a viver em um modo reativo. Temos que inverter isso e começar a adotar uma postura proativa perante a nossa vida. Lembre-se: se você não tiver um plano para sua vida, alguém terá por você.

A grande pergunta que você deve se perguntar é: “O quanto de sua vida você escolheu conscientemente? O quanto de sua vida é autêntica, criada a partir de seus próprios termos, valores e o quanto dela é inautêntica, em que você está apenas seguindo roteiros, papéis, expectativas e vivendo de acordo com a agenda de outras pessoas (vivendo em reação)?

O problema é que deixamos que nossa vida seja dirigida pelo roteiro/expectativas da sociedade e isso acaba se tornando um hábito: passamos a olhar para as outras pessoas para saber como devemos viver, como se comportar, o que devemos fazer, pensar, escolher, acreditar etc… Nós temos que aprender a pensar por nós mesmos e ter responsabilidade por nossas escolhas, valores e ações que moldam nossas vidas.

Um protagonista é aquele que cria sua vida a partir de seus próprios termos. É aquele que enfrenta seus próprios conflitos internos, que é capaz de tomar suas próprias decisões e não depende de outras pessoas para que lhe digam como ele deve se comportar, pensar ou o que ele deve fazer.

É uma pessoa que sabe quem ela é e vive de acordo com seus próprios valores, que cria proativamente sua vida e não deixa que forças dispersantes tirem sua atenção do que é significativo e prioritário em sua vida.

Como é ser um espectador de sua vida?

A maioria se conforma com uma vida de mediocridade, aceitando de forma passiva o que a vida lhes dá.

Hal Elrod

O espectadorismo (ou podemos chamar de viver em reação) é você viver uma vida sem uma noção clara de:

  • Quem você é: Muitos de nós, não estamos consciente das influências que estão nos governando internamente e tem tanta coisa te influenciando que é difícil de você saber quem você realmente é! As pessoas não sabem quem elas são! É como se cada pessoa fosse um conjunto de influências negativas, de paradigmas errados, vícios emocionais, vícios de pensamento, crenças limitantes, percepções erradas sobre a realidade etc. E é exatamente sobre isso que se trata o autoconhecimento: é sobre você acordar e perceber quem você verdadeiramente é (por trás dos seus pensamentos, impulsos biológicos e condicionamentos sociais). É sobre tomar consciência do que foi colocado em você (as influências que estão te governando) e sobre como você pode se mover em direção a uma vida autêntica.
  • Seus valores: Significa saber quais são as coisas que realmente importam para você, quais são as suas prioridades. Significa você escolher e viver de acordo com os seus próprios padrões. Significa você estar consciente dos valores que te movem e guiam, para que não seja guiado por valores adquiridos irracionalmente ou aceito passivamente dos outros.
  • Seu propósito, paixão, objetivos: Saber para onde estamos indo e o que queremos atingir nessa vida, ter sua própria visão do que é ter uma vida de sucesso e bem realizada e se comprometer a conquistá-la.
  • Entender como sua mente funciona (pensamentos e emoções predominantes) e sobre os condicionamentos que estão operando/influenciando você: A amplitude dos nossos pensamentos regulares que temos todos os dias é muito abaixo do nosso potencial. A maior parte do que pensamos é tudo lixo! São pensamento inúteis, incapacitantes e repetitivos. A pergunta mais importante é a seguinte: O que você está fazendo para mudar isso? Você já tomou algum controle proativo dos seus pensamentos e crenças ou nem liga para isso, achando que é pura perda de tempo? 
  • O que você aceita e não aceita em sua vida (Limites pessoais): Você saber dizer não para o que não importa para você, não perdendo seu tempo/energia com coisas, circunstâncias e pessoas que não estão te ajudando a chegar onde você quer chegar.

Audácia, Visão e Comprometimento

“Apenas aqueles que se arriscam a ir longe demais tem a chance de descobrir quão longe podem ir”

T S. Elliot

Para assumirmos o comando de nossa vida, a primeira coisa que precisamos é a audácia. Você precisa ser ousado o suficiente para enfrentar o medo do fracasso e prosseguir de qualquer maneira.

Em segundo lugar, você precisa de uma visão. A vida sem visão é semelhante a um filme sem enredo – ambos são uma perda de tempo inútil. Desenvolva uma visão para a sua vida e deixe-a servir de tema que norteie o seu enredo.

Tenha um plano/visão/roteiro para a sua vida. Deixe o assento do espectador para trás e comece a escrever o roteiro de sua vida ideal. Tenha o objetivo de criar a vida dos seus sonhos, o tipo de vida que te fará feliz e realizado (e não aquele roteiro de “vida feliz” que nos é dado pela sociedade).

Assumir o papel de protagonista de sua vida e criá-la para ser o que você deseja é a única maneira de se tornar verdadeiramente feliz. Seu objetivo não deve ser tentar se encaixar ou fazer o que os outros esperam simplesmente porque “é assim que você deve fazer”.

Você nunca deve definir o que “deveria” fazer com base nos rótulos da sociedade. É você que decide a forma como sua vida vai ser!

Aceitar e abraçar o fato de que você é a estrela de sua própria vida com controle criativo sobre o roteiro é crucial para viver uma vida cheia de propósito e plena, sem arrependimentos. Você deve compreender e aceitar o fato de que sozinho determina o sucesso ou o fracasso geral de sua vida.

Quando você ainda acha que algo externo precisa mudar para que sua vida possa ser melhor (por meio de reformas políticas e religiosas). Entenda o seguinte: VOCÊ É A ÚNICA PESSOA NESSE PLANETA RESPONSÁVEL POR SUAS NECESSIDADES, POR ATINGIR SEUS OBJETIVOS E SER FELIZ.

A última coisa que você precisa é perseverança. O tempo é apenas mais um obstáculo que você coloca em seu caminho. Tudo o que você precisa é acreditar que irá acontecer. Desapegue-se do quando!

Tem um provérbio chinês que diz o seguinte: “Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo de ficar parado

Portanto, mova-se com propósito, todos os dias. Sempre esteja alinhado com sua visão. A jornada é em direção ao sucesso, em direção a sua visão. A fé cega é seu principal instrumento! Mantenha a fé!

O mundo é daqueles que se atrevem e ousam!

O espectadorismo ocorre quando evitamos tomar riscos, evitamos ousar sonhar grande e trazer nossa mensagem ao mundo. Estar vivo é estar envolvido com o mundo. Afinal, é muito mais fácil “se esconder na sua cabeça”, e há muitos motivos para fazer isso … a vida pode ser desconfortável, você pode se sentir inseguro ou com medo, pode ficar com vergonha de se relacionar com outras pessoas, etc.

“A maior aventura que pode ter é viver a vida dos seus sonhos”

Hal Elrod

Você Só Tem Essa Vida!

Você só tem essa vida: Cada um de nós só tem uma vida. Não haverá uma segunda chance para isso. Você não terá outra oportunidade de vivê-la. Por isso, esse é o momento, AQUI e AGORA para você subir no palco e assumir o seu papel de protagonista de sua vida.

Chega de ficar olhando e invejando a vida dos outros, chega de se contentar com a mediocridade, chega de viver como um espectador. Portanto, vá reivindicar seu lugar no palco. Faça hoje. Crie a vida mais linda que você possa imaginar. Assuma a responsabilidade pelas coisas que estão acontecendo. Crie suas próprias oportunidades. Seja feliz.

“Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar – caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.”

Steve Jobs

Não Deixe Para Depois!

A pior coisa que você pode fazer é não tentar! Errar não é o problema, e sim ficar na espera, procrastinando. Nossa propensão a correr riscos se correlaciona diretamente com nosso potencial de fortuna e possibilidades.

Não espera mais! Faça a coisa que você esta esperando, enrolando para fazer. Não acredite no mito de que algum dia tudo será diferente. Faça o que você ama fazer, o que você está esperando fazer, o que você nasceu para fazer agora.

Guarde pelo menos 1 hora do seu dia fazendo o que você gosta de fazer, o que você profundamente sente que tem que fazer, no fundo do seu coração, mesmo se tiver muitas obrigações que parecem constringir você. Então, você dormirá a noite sabendo que não poderia ter sido mais corajoso, confiante do que foi hoje.

“Uma jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo”

Provérbio Chinês

Sempre ficamos adiando as coisas que sabemos ser importantes, as coisas nos levariam para o próximo nível, pois elas nos assustam, nossa possibilidade de grandeza nos assusta. Por isso, comece pequeno, mas não deixe de fazer! E comece AGORA! Não adie mais porque esse é um ciclo interminável. Diga BASTA e comece a fazer o que você quer fazer!

Cuidado com o excesso de distrações e prazeres

Somos viciados em gratificações instantâneas, como pornografia, uso excessivo de mídias sociais, tentando se sentir bem criando um “avatar online”, excesso de tv e entretenimento, distração por meio de alimentos nada saudáveis etc.

Todas essas coisas funcionam como amortecedores, que temporariamente te distraem do seu senso de insuficiência e miséria interior, que te distraem do fato de que você está operando abaixo do seu potencial.

Se você viveu o suficiente para reconhecer a inutilidade de acumular prazeres superficiais e aprovação pública, isso realmente deveria provocar um confronto com o que é realmente importante e significativo para você.

Seja a CAUSA e não o EFEITO.

Aprendemos a ser passivos e não ativos. Aprendemos a ser reativos e não proativos. Aprenda a pensar por conta própria e não cair no conformismo coletivo. Crie oportunidades, não espere por elas. Aprenda a pense por conta própria, a confiar em sua mente, a tomar suas própria decisões (sem deixar que outras pessoas ditem como sua vida deve ser) – não deixe que forças dispersantes te afastem do que é importante e significativo para você.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Transforme sua vida com o melhor canal de autoconhecimento e expansão de consciência do Brasil

Se inscreva no meu canal do Youtube!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.