“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” – Efésios 4.14
“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida“
Sócrates
Quando nos afastamos da Verdade, enganamos a nós mesmos – e finalmente acreditaremos em qualquer coisa. Nossa proteção contra o engano é um compromisso com a Verdade. Como podemos evitar ser enganados? Jesus adverte contra três formas de engano espiritual:
1- Confiar na maioria quando se trata de assuntos espirituais
Jesus diz que há um grande perigo em deixar de pensar por nós mesmos, de não utilizarmos de nossa razão para discernirmos o que é verdadeiro e falso e entregarmos o controle de nossas crenças espirituais a opinião da maioria – Isso porque a maioria geralmente está errada sobre a natureza da verdade espiritual. Portanto, aqueles que realmente estão no caminho certo geralmente são minoria e se movem contra o rebanho.
Este princípio foi ensinado pelo Salvador, ao dizer: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”
Mateus 7:13–14
A primeira forma de engano espiritual contra a qual Jesus nos adverte é ser uma maria vai com as outras – a tendência de seguir acriticamente o rebanho do qual fazemos parte. As pessoas tendem a chegar às suas crenças espirituais não tanto por meio de um exame cuidadoso e de uma escolha deliberada, mas por osmose daqueles que as rodeiam.
Você pode ver isso muito claramente no ministério público de Jesus. A opinião da maioria sobre como alcançar a salvação centrava-se em duas crenças: ser judeu e realizar boas obras.
Porém, não são os seus bons trabalhos ou sua etnia que te salvarão, somente a aceitação da graça de Deus, quando você possuir humildade e se render ao Deus da Bíblia, admitindo que precisa de seu perdão e colocando sua confiança em Deus-Filho, Jesus Cristo, para te limpar de todos os pecados.
Por causa desta mensagem, Jesus e os seus seguidores foram condenados ao ostracismo, marginalizados e perseguidos – mas eles estavam certos! No mundo pós moderno em que vivemos, a opinião da maioria é o materialismo filosófico (materialismo é a crença de que não existe nada além da materia, nada de sobrenatural e matafísico – Deus não existe).
Outra corrente de pensamentos que acreditamos é o relativismo religioso – a visão de que a verdade espiritual é relativa ao indivíduo, que todas as crenças espirituais são caminhos válidos para Deus e que a noção de que existe apenas um caminho correto para Deus é arrogante, intolerante e preconceituosa. Essa pode ser apenas uma desculpa que faz com que a pessoa não investigue mais profundamente as verdades espirituais que são afirmadas em cada religião.
Jesus, no entanto, diz que ele é o caminho estreito – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6) – porque só ele viveu a vida perfeita que devemos a Deus, só ele morreu uma morte substitutiva que paga pelos nossos pecados contra Deus, somente ele cumpriu as muitas profecias do Antigo Testamento a respeito do Salvador/Messias de Deus.
O que você vai fazer? Você vai investigar as alegações dele e as evidências delas – ou vai permanecer no rebanho?
2- Ouvir e acreditar em qualquer um que afirma falar em nome de Cristo
Satanas é o mentiroso que tenta fazer com que acreditamos em suas mentiras disfarçadas de verdades. Ao longo de nossas vidas, se não conhecermos firmemente a palavra de Deus, somos sujeitos a assimilação de um sistema de pensamentos baseados na falsidade e no engano.
Em que se baseia o engano? Erro! Mentiras! Suposições falsas! Como você combate uma mentira? Com a verdade! Onde você encontra a verdade? Na Palavra de Deus!
Como identificar ensinamentos falsos: O conteúdo do seu ensino está em conformidade com a doutrina bíblica? Afirmam eles a plena divindade de Jesus – ou rebaixam-no a um sábi, um professor humano ou apenas um dos muitos avatares que já existiram etc.? Eles afirmam que a salvação é somente através de Jesus – ou que ele é um dos muitos caminhos possíveis para Deus?
Há falsos ensinamentos baseados na mitologização da Bíblia, que afirmam que o corpo bíblico são simplesmente literatura apocalíptica; é tudo simbólico, que nada do que está escrito na Bíblia é literal (apesar de os quatro evangelhos serem claramente do estilo literário de narrativa histórica).
3- Meramente concordar com Jesus em vez de agir de acordo com as Suas Palavras (ser um simpatizante do Evangelho mas não praticá-lo).
Uma das formas de acabarmos avançando em um caminho de perdição e engano é pensando que apenas compreender e concordar com Jesus Cristo é suficiente.
Existe mais há mais um passo que você precisa dar – o passo de agir de acordo com suas palavras.
Isto exige permanecer na palavra de Deus todos os dias de nossas vidas e não olhar para a esquerda ou para a direita dela. Significa “Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12:2). Não precisamos de novas doutrinas, práticas ou experiências, apenas de um olhar fixo em Cristo.
Deixe um comentário