Nesse post você entenderá algumas diferenças básicas entre o Cristianismo e o pensamento New Age (Nova Era). A imagem abaixo é um resumo dessas diferenças, mas recomendo que leia todo o texto para você entender melhor o porquê do Cristianismo e a Nova era serem diametralmente opostos!
- O movimento da Nova Era é um movimento espiritual/religioso é um reavivamento moderno de uma combinação de religiões/práticas/tradições antigas.
- Tal movimento evoluiu de muitas religiões, movimento e filosofia antigas, especialmente da sociedade teosófica e de Gurdjieff. Também tem suas bases na metafísica, filosofia perene, psicologia de autoajuda e muitos ensinamentos indianos como Budismo, Hinduismo e Yoga.
- A nova era acredita em um Fonte-Última, mas rejeita a visão judaico cristã monoteista e tenta substituí-la por uma religião que combina ciência, o oculto e a espiritualidade. Muita da doutrina da nova era é contrária a teologia Cristã.
- Ela inclui elementos de religiões/tradições antigas que vão desde o monoteismo, panteismo, astrologia, ecologia, a hipótese Gaia, psicologia, ciência e física. As práticas e filosofias da nova era tiram suas inspirações de maiores religiões do mundo, como o Budismo, Taoismo, Zen, Cristianismo, Hinduismo, Sufismo, Kaballah judáica, esoterismo, gnosticismo, hermetismo, idealismo, neopaganismo, espiritualismo, teosofia, universalismo, etc.
- O Cristianismo e a Nova era são diametralmente opostos, você só pode escolher um!
- O movimento da nova era é tudo sobre o homem atingir Deus sem Deus. Então, o núcleo da nova era é a fé a culto do próprio eu.
- A visão de mundo da nova era é o Holismo, a ideia de que tudo na existencia é intrinsicamente conectado e parte de uma fonte Unica.
- Um dos ensinamentos falsos da nova era é o de que o Homem é Deus!
- A nova era alega que seu seu objetivo é trazer uma era de paz através de Aquário.
O Conflito Entre a Nova Era e o Cristianismo
- O movimento da nove era é influenciado por três das maiores religiões globais: O Hinduísmo (cerca de 5000 anos de desenvolvimento), o Budismo (560 a.C) e o Taoísmo (500 a.C). A influencia da nova era é ampla em nossa cultura.
- Embora a nova era aparente ter uma abordagem liberal a todas as religiões, sua filosofia básica mina a fé judaico-cristã e todas suas crenças, pois uma das práticas fundamentais da nova era é o gnosticismo, o princípio luciférico de que a divindade se encontra dentro do homem (rejeitando a visão do Deus Único Soberano do Universo). Eles acreditam que é natural ao homem adorar o próprio homem e a si mesmo, pois o homem é Deus.
- A nova era é um movimento que tem uma intenção de nos confundir e nos levar a um caminho de perdição, oferecendo um mix caótico de praticas e ensinamentos que supostamente nos ajudariam a nos tornarmos Deus, a realizar nossa divindade interior. Ela oferece práticas como: astrologia, bioenergética, chakras, cosmologia esotérica, práticas ocultistas, prajna, reencarnação, técnicas psicoterapeuticas, poder curativo de Cristais, saúde holístia, consciência universal.
- É uma tentativa de descredibilizar a fé Cristã e a manter seus seguidores confusos durante uma vida inteira. O movimento da nova era aponta para tantas direções diferentes que deixa seus seguidores em um estado de inércia, impossibilitando o individuo encontra a única estrada que leva a verdade divina. A verdade de Cristo é simples, mas o homem prefere complicar tudo, se envolvendo em sistemas de crença complexos e duvidosos.
Alguns conceitos do pensamento da nova era
- Nunca existiu o pecado original (Não existe pecado, pois não existe um Deus pessoal para julgar o pecado.)
- O homem é perfeito e divino como ele é
- O Cristo é apenas um nível de consciência e não Deus encarnado. A consciência crística para os new agers implica que Jesus não é o único Cristo, mas que ele foi um humano que atingiu a consciência crística, assim como outros mestres como Buda, Krishna, Maomé.
- Que Jesus Cristo passou cerca de dezoito anos na Índia aprendendo sobre Hinduísmo e Buda.
- O conhecimento do eu é salvação e poder
- A crença das religiões orientais no monismo, de que tudo é UM
- Tudo é Deus (panteísmo). Deus é parte da criação, não sendo separado dela).
- A humanidade é Deus (não há distinção entre homem e Deus)
- Não há necessidade de salvação ou de um salvador
- Todas as religiões são Uma
- Existe um Deus (ou força) impessoal.
- A necessidade da Reencarnação.
- A necessidade de revelações continuas ao longo do tempo (por meio de mensageiros e mestres que virão)
- Praticas ocultas (astrologia, mediunidade)
- Não há fontes externas de autoridade, a autoridade é somente interna (em nossa divindade interior). O individuo é o padrão da Verdade.
- Movimento do novo pensamento (também conhecido como o poder do pensamentos positivo ou new thought), que fala sobre o poder da mente sobre a materia e a capacidade de mente de criar a nossa realidade desejada – a ideia de que a mente tem um poder curativo que pode libertar o individuo de todos os seus problemas e atrair a prosperidade financeira. Foi a base para o surgimento do evangelho da prosperidade. O pecado, a maldade, doenças e a desordem seriam frutos do pensamento negativo e caberia a pessoa mudar seu pensamento para mudar a sua realidade.
“Ensinar a Infinitude do Supremo; a Divindade do Homem e suas Infinitas Possibilidades através do poder criativo do pensamento construtivo e da obediência à voz da Presença residente que é nossa fonte de Inspiração, Poder, Saúde e Prosperidade”
International New Thought Alliance
- Os new agers confundem seu Criador com sua Criação e consideram Deus como parte da Criação (não acima dela). Eles incorporam o monismo das religiões orientais que enxerga que “tudo é um” – que existe somente uma essencia (consciência universal) no universo (todos somos um em diferente formas)
- A crença no monismo é o panteísmo hinduísta. Os new agers enxergam Deus como uma força (energia, consciência) impessoal ao invés de Deus ser uma pessoa. Eles afirmam que a divindade existe dentro de todas as pessoas, pois somos parte dessa essência divina. A nova era é uma religião que pratica a auto-idolatria, que cultua o seu próprio eu ao invés de Deus.
- Para os new agers, Deus não é o ser supremo que os Cristãos acreditam. Ele é parte da Criação, ele é a essência da Criação. Existe somente uma essência no universo e ela é Deus. Eles acreditam no monismo, que significa UM – Deus e a Criação são UM, portanto SOMOS TODOS DEUSES!
- A criação não Criou Deus, Deus quem criou a Criação. Deus, o Criador, é separado da Criação, do contrário ele estaria sujeito a criação e não seria o soberano.
A seguir estão algumas crenças da nova era em relação a Deus:
- Deus é impessoal
- Somos todos Deuses
- Todas as criaturas, até mesmo objetos inanimados, são partes dessa essência divina. Tudo o que existe é parte de Deus.
- Monismo (Unidade) e Panteísmo (a crença de que tudo (pan) é Deus.
Não, nós não somos Deuses.
“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.” –
Isaias 46:9
Bíblia vs Nova Era
Os princípios do movimento da nova era e a Bíblia são diametralmente opostos. Você não pode acreditar no Deus da Bíblia e acreditar, ao mesmo tempo ,na filosofia da nova era, pois se contradizem em muitos pontos essenciais.
Muitas das práticas da nova era, como a astrologia, clarividência, magia e bruxaria, necromancia e espiritismo são condenadas na Bíblia. De acordo com o documento do Vaticano sobre a Nova Era, estados alterados de consciência e de euforia não devem ser confundidas com oração e como sinais da presença de Deus.
Jesus Cristo e a Nova Era
Para os new agers, Cristo é somente um estado espiritual (um nível elevado de consciência) e não Deus encarnado. Eles negam a divindade de Jesus. Para eles, Jesus Cristo foi um homem que obteve a autorrealização. A salvação por Jesus Cristo não significa nada para eles, pois o sacrificio de Jesus na Cruz foi substituido pela consciência crística.
O significa da consciência crística para os new agers é que Jesus não é o único Cristo, mas que ele foi um homem que atingiu a consciência crística, assim como outros grandes “mestres espirituais” como Buda, Krishna.
Os new agers também reescrevem a história de Jesus Cristo, dizendo que ele passou cerca de dezoito anos na Índia aprendendo sobre Hinduísmo e Budismo.
A Bíblia nos revela claramente que Jesus Cristo é Deus encarnado:
Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
1 João 5:7
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
João 8:58
Salvação e a nova era
- No movimento da nova era, o pecado é raramente mencionado, pois o pecado não existe em um mundo em que tudo é Deus. O pecado é visto para eles como uma falta de iluminação espiritual. Então, já que o pecado não existe, não há necessidade de salvação e já que não há necessidade de salvação não há a necessidade de Jesus Cristo. Para eles, a salvação é você atingir a união com a essência divina.
- O propósito da alma humana não é atingir o seu potencial máximo aqui na terra (objetivo do desenvolvimento pessoal e da nova era) e sim nos santificar, nos preparar para a vida eterna no céu. Satanas quer que foquemos somente no aqui e agora, enquanto Deus quer que foquemos no aqui e no depois.
- Então, para atingirmos o máximo de potencial divino aqui na terra, precisamos crescer em humildade, não em orgulho! Precisamos reconhecer que somos falhos e que precisamos de um Salvador.
- Jesus é único dentre todos os outros. Ele foi único em seu nascimento, vida, morte e ressurreição. Ele nasceu de uma virgem.
Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Isaias 7:14
“E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.“
1 João 3:5
“Àquele que não conheceu pecado, fê-lo pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.“
2 Coríntios 5:21
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras“
1 Corintios 15:3-4
O Pecado e a Nova Era
- Não existe algo como o pecado na nova era. Não existe o pecado pois não existe um Deus externo que possa julgar o pecado. O movimento do novo pensamento e do potencial humano (que exerce grande influencia no pensamento new age) diz que nunca houve o pecado original, que o ser humano é divino e perfeito como ele é.
- Já que o homem é Deus, o movimento da nova era acredita que o ser humano possui um potencial ilimitado para a autorrealização. Já que o pecado não existe, não há a necessidade de perdão e jesus não morreu por nossos pecados. Eles acreditam que qualquer falha percebida em alguém é somente uma questão de falta de iluminação espiritual. Outras crenças que eles compartilham são as seguintes:
- A alma é parte do universo e nunca morre, ela reencarna em diferentes corpos físicos. O bom e mau karma adquirido em sua vida atual determinará sua vida futura.
- Os seres humanos devem buscar adquirir estados mais elevados de consciência.
- Não existe um único caminho correto, todos são verdadeiros e todos são válidos para atingirmos a perfeição espiritual.
Tudo isso contradiz a Bíblia e seu principio de salvação pela Graça de Deus através da Fé em Jesus Cristo.
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”
Efésios 2:8-9
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.“
João 14:6
O desenvolvimento pessoal e a nova era
O movimento do potencial humano entre os new agers é baseado na crença falsa de que somos Deuses e que só precisamos atingir um estado de iluminação espiritual para percebermos isso. Eles consideram a meditação como a ferramenta para adquirirmos tal percepção.
A nova era oferece muitos ensinamentos ocultistas, materiais e técnicas para que os indivíduos evoluam para esse estado unitivo de consciência – técnicas que promovem estados alterados de consciência.
Infelizmente, o coração orgulhoso que influencia a nova era é um fator limitante, pois é necessário humildade e sabedoria espiritual do verdadeiro Deus para reconhecermos nossas fraquezas e podermos crescer aqui na terra.
- Já que o homem é intrinsicamente divino e perfeito, seu único problema é a ignorância desse fato.
- A salvação da nova era é através da iluminação espiritual (através de gnose, o conhecimento de sua divindade interior).
O Bem e o Mal na nova era
O bem e o mal são considerados inexistentes na visão de mundo utópica da nova era. Já que tudo é UM, então o Bem e o Mal são a mesma coisa? Os new agers distorcem a distinção entre bem e mal. Eles acreditam que pelo fato de tudo ser um então não há bem e mal. Eles acreditam que a pessoa pode transcender sua consciência e ir além das distinções morais.
Negar que o bem e o mal existem é estar desalinhado com a realidade, ou acreditar na mentira de que o mal é bom. Nós vemos o mal em todo o lugar, até mesmo nesses tempos modernos e iluminados. A Bíblia deixa muito claro de que o bem e o mal existem e que seremos responsabilizados por nossas ações.
Mas o pensamento da Nova Era rejeita a ênfase cristã no pecado e na culpa, acreditando que estes geram medo e, portanto, negatividade, o que apenas atrapalha a sua evolução espiritual. As Escrituras fazem uma distinta separação entre o bem e o mal, luz e trevas.
“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que fazem das trevas luz, e da luz, trevas; e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!“
Isaias 5:20
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. “
Tiago 4:4
“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito no corpo, ou o bem, ou o mal.“
2 Corintios 5:10
Os olhos do Senhor estão em todo o lugar, contemplando os maus e os bons.
Provérbios 15:3
O Feminismo e a Nova Era
O movimento da nova era também traz ideias feministas, que sugerem por exemplo a substituição do Deus Cristã pela Mãe Terra, a Deus Gaia (Contra o patriarcado Cristão)
Lúcifer, Satanás e Nova Era
O movimento da nova era nega que Lucifer é o Satanás ou o Diabo. Na verdade, eles parecem inclusive elevar Lucífer (Satanás) como um ser de luz. A Bíblia claramente diz que Lúcifer é Satanás, o principe das trevas, da mentira.
Reencarnação e a Nova Era
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27
Os new agers acreditam no conceito hindu de reencarnação:
- Através de uma longa cadeia de renascimentos, o homem eventualmente atingirá a perfeição espiritual.
- Ensinam o conceito Hindu de Karma, de que o que você colherá na sua próxima vida o que você plantou nessa.
- Se a reencarnação for a realidade, então não haveria necessidade da morte de Jesus na Cruz e na sua ressurreição dos mortos, pois ele morreu por nossos pecados e a reencarnação presume que o homem reencarnará até ele ser perfeito.
A chegada de uma religião mundial e o Apocalipse
- Um pouco antes do apocalipse, uma pessoa carismática surgira e enganará a muitos (oferecendo todas as respostas para os problemas humanos). Será dado a essa pessoa o controle politico, militar e econômico de todo o mundo. Ele estabelecerá uma religião global e forçara a todos para que o adorem.
- Aparentemente uma religião global e liberal se estabelecerá (atraindo as massas) e depois o anticristo assumirá, forçando todos a o adorarem. O capítulo 13 do livro de Apocalipse revela que assim que o anticristo surgir em cana, ela apontara um falso profeta que estabelecerá uma nova religião mundial.
- Qual será a religião mundial? A nova era ou uma mistura da nova era com o Cristianismo? Será o Islã? Qualquer que ela seja, ela será uma abominação. A vinda de uma nova ordem mundial não será criação do homem, mas será do homem sob a influência de forças das trevas. Nesse momento que o Anticristo (o representante de Satanás aqui na terra) surgira.
- Tal religião pode ser uma religião pagã composta de outras religiões. A religião babilonica dos ultimos dias é chamada de prostituta (que adora vários Deuses) – “E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra”
- O líder do governo mundial ira declarar que ele é Deus e ira forçar a marca da besta a todos, martirizando os Cristãos e os Judeus e todos aqueles que recusarem a ter sua marca e adorá-lo.
- A religião mundial será uma que todos aceitarão, exceto aqueles que escolherem adorar o Deus da Bíblia – estes não terão a marca da besta.
“Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo“
Apocalipse 13:8
- A maior parte da humanidade escolhera o príncipe desse mundo (satanás), já que o homem é facilmente enganado por figuras de poder, por líderes carismáticos.
O jardim do Éden e a nova era
Esta é a atitude típica de um new ager:
- “Eu não reconheço a Soberania de Deus, não quero ele interferindo na minha vida e nas minhas escolhas. Eu sou o meu próprio Deus e crio meus próprios padrões do que é certo e errado” A sedução da nova era é que “o homem é Deus”, glorifica o homem pecador e não o divino.
“Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”
Gênesis 3:5
O problema com a espiritualidade nova era
A espiritualidade “Nova era” se tornou muito popular nas últimas décadas.
- Evitação da responsabilidade por sua própria vida e sobre o tipo de pessoal que você é – falta de consciência moral.
- Tudo se baseia no seu “eu”, em você querer se sentir bem o tempo todo, em sua felicidade pessoal. “Não importa o caminho que escolher e o que você fizer, basta que aquilo gere sensações agradáveis.”
- Ela pode levar a uma supressão de sentimentos negativos e a negação da realidade do sofrimento, por meio da chamada “Falsa positividade”. Movimentos como a Lei da atração (que diz que você atrai aquilo que você que pensa, portanto nunca pode direcionar seus pensamentos para a negatividade em sua vida) acabam) acabam gerando uma mentalidade negacionista, passiva e geradora de culpa. Você realmente acredita que com o poder do seu pensamento positivo ira conseguir manipular Deus e distorcer a realidade a seu favor (geralmente para obter alguma coisa material, como um novo parceiro romantico, dinheiro, uma casa nova). Ou seja, o foco ainda continua no “eu”, na obtenção a todo custo dos seus desejos materias. Não há preocupação com o Criador, em querer conhece-lo e estabelecer uma relação com ele. O que importa é a satisfação dos meus desejos pessoais. É importante sentirmos e reconhecermos nosso sofrimento emocional. Além do mais, isso acaba gerando uma mentalidade de que tudo é culpa sua. Se a sua realidade está ruim, é porque você pensou negativamente.
- Perda de interesse nos outros e no mundo a sua volta.
- Esse é um fenômeno chamado Spiritual Bypassing, que significa você utilizar da espiritualidade como uma forma de evitar realidades desconfortaveis de sua vida.
Deixe um comentário