Essa é uma maneira poderosa de soltar tudo o que você está sentindo e percebendo como desconfortável em sua vida, revelando a sua quietude natural que está sempre presente (por baixo da turbulência).
Este método que você aprendera agora (chamado de triple welcoming – ou liberação tripla) de acolher vários aspectos de um problema que esteja enfrentando funciona mais rapidamente do que focar em soltar um sentimento de cada vez
Para prosseguir com esse processo, simplesmente pergunte a si mesmo as seguintes perguntas e permita-se responder ‘Sim’ ou ‘Não’ para cada uma delas (ambas são respostas válidas e aceitáveis).
Sua resposta a cada pergunta é simplesmente uma decisão. Assim como você pode decidir se larga ou não um lápis que está segurando, você pode escolher soltar sentimentos e sensações.
Dizer “eu sou triste” é enganoso – eu não sou a tristeza – é realmente mais correto dizer “há tristeza em mim”. À medida que você se torna mais consciente de que os sentimentos são algo que você vivencia, mas que eles não são você, fica mais fácil dizer “Sim” para deixá-los ir.
Durante esse processo, acolha o problema e observe tudo o que for despertado dentro de você na forma de sensações/sentimentos, sons/pensamentos, imagens/memórias. Dê as boas-vindas a tudo o que surgir na consciência.
Visto isso, vamos começar o exercício:
- Pense em algo em sua vida que você gostaria que fosse diferente. Talvez algo que o deixe ansioso ou triste, ou frustrado ou com raiva. Escolha algum problema que você tem de longa data e que até agora não conseguiu solucionar.
- Você poderia acolher (ou perceber) como está se sentindo neste momento ao trazer tal problema em mente? Você também poderia acolher quaisquer imagens, sons ou sensações que venham com isso? Permita-se fazer uma pausa após cada pergunta, para que você perceba e possa acolher totalmente tudo o que surgir.
- Você poderia acolher (ou notar) qualquer desejo de querer mudar, modificar, afastar esse problema? Qualquer desejo de querer consertá-lo ou de querer fazer algo a respeito dele? Acolha também qualquer apego ou aversão, o que significa acolher as energias conflitantes de querer manter o problema por perto ou de querer afastá-lo Nesta etapa você está acolhendo a energia do querer. Observe como é se esforçar, se esforçar, buscar e resistir e acolha, receba isso.
- Você poderia acolher também (ou perceber) qualquer sentimento de identificação com esse problema, de que ele é algo pessoal e que ele represente quem você é? Acolha essa sensação de que isso é pessoal, sobre você ou quem você é… a identificação com tudo isso como quem você é. Permita que esse problema se torne o mais pessoal possível, por um momento.
Após ter acolhido tudo que tiver surgido em sua consciência ao passar por todas essas perguntas, responda mais uma vez as seguintes perguntas:
- Neste momento, você poderia simplesmente deixar ir? (Você provavelmente notará alguma leveza, expansão ou facilidade.)
O que você encontrou? Talvez amplitude ou aceitação. Você poderia se permitir relaxar e descansar assim?
O Processo de vantagens e desvantagens
Pense em uma área que gostaria de aplicar esse processo.
- Qual é a vantagem em você ser dessa forma? (Aceite o primeiro pensamento ou sentimento que vier em sua mente). De uma pausa para perceber e acolher qualquer sentimento que tenha vindo a tona.
- Essa vantagem vem do desejo por aprovação, controle ou segurança? Investigue se o sentimento em questão vem da ânsia por aprovação, controle e segurança.
- Você poderia deixar ir?
- Qual é a desvantagem de você ser dessa forma? (Aceite o primeiro pensamento ou sentimento que vier em sua mente). De uma pausa para perceber e acolher qualquer sentimento que tenha vindo a tona.
- Ela vem do desejo por aprovação, controle ou segurança?
- Você poderia deixar ir?
Faça pelo menos uns 9 rounds desse processo, alternando em deixar ir as vantagens e desvantegens que você tiver sobre esse assunto que quer trabalhar.
Faça esse mesmo processo nos seguintes itens:
- Abundância
- Pobreza
Deixe um comentário