Existe uma prática ensinada pelo Dr. David R. Hawkins em seu livro “Cura e recuperação: um guia para curar o corpo, mente e espírito” chamada a técnica do pior cenário possível, uma procedimento muito eficiente para você se libertar dos medos e sentimentos escravizantes/inibitórios que bloqueiam o seu sucesso e felicidade em diferentes áreas de sua vida.
Basicamente a técnica se resume em você trazer em mente aquilo que você mais teme que lhe aconteça, o pior cenário de todos, como se você estivesse vivenciando tal situação no aqui e agora. Você conscientemente e intencionalmente trará esse pior cenário possível (que tem evitado pensar e confrontar) em sua consciência e desapegará de resistir as emoções e sentimentos que vierem a tona durante esse processo.
Já percebeu que a mente não consegue diferenciar um pensamento da realidade? Por exemplo, quando você pensa em algo que lhe dá medo, aquela mesma reação emocional que você tem na situação real daquilo que lhe dá medo também vem a tona. Podemos trazer esse medo em mente e focar em esvaziar a energia da reação emocional, utilizando da técnica de deixar ir/soltar que o David R. Hawkins explica em seu livro “Deixar ir: O Caminho do desapego”
Desapegar do pior cenário possível é extremamente benéfico. Conforme fazemos isso, ficamos conscientes que estávamos mantendo o medo dentro de nós.
Para começar a aplicar essa técnica, uma pessoa pode apenas imaginar algo amedrontador em sua vida, que espera que acontecerá, que já aconteceu ou fantasiar sobre uma experiência de medo.
Após trazer essa situação em mente, comece a acolher a experiência interna das sensações/sentimentos que surgirem no seu corpo (que foram ativado e revelados por esse exercício imaginativo), se permitindo vivenciar esses sentimentos completamente/conscientemente. Dessa forma, você estará dissolvendo a energia reativa que está sustentando esse medo em sua vida.
David R. Hawkins explica esse exercício do pior cenário possível da seguinte forma:
“Olhe para sua vida e pergunte-se “Qual é o pior cenário possível?” Torne-se consciente dos sentimentos que surgirem com isso e deixe de resistir a eles, lidando com as sensações que se manifestarem.
Imaginamos qualquer pior cenário possível e continuamos a praticar. Se olharmos para dentro e continuarmos a desapegar da resistência da experiência interna que está surgindo, muito em breve o medo do pior cenário possível se esgotará. Se mantivermos essa prática tempo o suficiente, eventualmente nos acalmaremos e lideremos com o “grande problema. O que as pessoas realmente experienciam quando imaginam isso e desapegam de resistir aos sentimentos e sensações é algo muito surpreendente.
Vamos por exemplo, dizer que nossos medos financeiros são de que iremos perder todo o nosso dinheiro, não ter onde morar, nenhum dinheiro para comida ou roupas e que terminaremos seminus largados em alguma esquina em algum lugar frio. O que fazemos é continuamente desapegar de resistir ao sentimento disso e imaginar o pior cenário possível que poderia acontecer.
David R. Hawkins
Ou você pode realiza-la da seguinte maneira:
“Existe outra técnica para desapegar do medo que chamo de “o pior cenário possível”. Se seguirmos o medo e perguntarmos “Por que tenho medo disso?”, veremos que isso nos leva a outro medo. Se olharmos para o medo e continuarmos nos perguntado qual medo isso traz e que medo é a base disso, finalmente chegaremos ao pior cenário possível.”
David R. Hawkins
Deixe um comentário