O principal erro que vejo as pessoas cometerem ao tentarem aplicar a técnica de Deixar Ir ensinada por David R. Hawkins é você usar essa técnica com a intenção de se livrar, modificar, mudar os sentimentos que não gosta em si mesmo.
Por que isso é um erro? Isso é um erro pois o desejo de livramento, o desejo de querer mudar o que está acontecendo é APEGO, é resistência, e tudo aquilo que resistimos, acaba persistindo.
O oposto de resistir aos nossos sentimentos, é aceitá-los, é permiti-los, é acolhe-los. É com esse tipo de intenção interna que temos que nos relacionar com nossos sentimentos negativos – em uma estado de não resistência, acolhimento e não julgamento.
Como é explicado no livro “Deixar ir: O caminho do desapego” de David R. Hawkins:
“Um grande sabotador é o de confundir a prática de deixar ir um sentimento com desejar se livrar do sentimento. Desejo de livramento é sinonimo de apego. É sofrimento. Desejar se livrar de algo é querer que as coisas saiam do seu jeito. É deixar de confiar que a vida está te entregando a mehor experiencia para que você amadureça e cresça perante esse desafio que o fará se sentir ainda mais feliz e aliviado após você render seus apegos e birras de sua criança interior sobre ele. Desejo de livramento é falta de fé. Deixar ir é fé pura. Desejo de livramento não tem lógica, pois se o sentimento está lá, é porque ele tem alguma função a cumprir. Deixar ir é a lógica de aprender o que o sentimento está querendo te ensinar e então, deixar ele livre para ir, a hora que ele tiver que ir.”
“Sempre que você estiver sentindo o desejo de se livrar de um sentimento ou emoção negativa, aplique a técnica de deixar ir também com esse desejo de livramento. Entenda o que ele está querendo te dizer. Qual é o medo por trás desse desejo?“
“Para deixar ir é necessário deixar vir. Sofremos por não deixarmos nossos sentimentos virem para cima, acreditando que temos como evita-los. Porém essa prática é apenas uma ilusão, pois o sentimento já esta lá, te corroendo por dentro, enquanto fingimos que não estamos vendo.“
David R. Hawkins
Portanto, quando estiver sentindo que você quer se livrar de um sentimento, aplique a técnica de deixar ir em cima desse desejo de querer mudar.
Para se conectar com esse desejo de livramento, você pode se perguntar em meditação: “Eu estou querendo mudar o que estou sentindo?”. Você verá que muitas das vezes a resposta é sim. Em seguida, pergunte-se: “Eu poderia deixar ir de querer mudar o que estou sentindo?” ou “Eu poderia me permitir sentir exatamente o que estou sentindo agora?”.
Não deixe de aplicar essa técnica e de comentar aqui embaixo se esse conhecimento foi útil para você. Caso tenha dúvidas no processo de deixar ir, recomendo que assista esse vídeo:
Deixe um comentário