A liberação holística é baseada na premissa que tudo que a mente experiencia, seja real ou imaginado, surge em pares opostos. Vivemos em um mundo de dualidades, ou seja, assim como temos o “certo” temos o “errado”, assim como temos “dor” temos “prazer”, assim como temos “cima” temos “baixo”.
Nós vivemos a maior parte de nossas vidas tentando nos apegar ao que consideramos “bom” e tentando afastar e evitar (aversão) aquilo que julgamos ser “mau”.
Essa liberação holística é muito simples, você simplesmente foca em acolher e dar boas vindas a ambos os lados de uma polaridade, a esses dois pontos de vista diferentes sobre um assunto específico que queira trabalhar e se sentir melhor.
Alguns exemplos de polaridade são: felicidade e infelicidade ou amor e ódio.
Você faz isso repetidas vezes, alternando em acolher uma polaridade e depois a outra. O que você percebe nesse processo é que as polaridades começam a dissolver umas as outras e o que resta é um estado de consciência mais elevado (de neutralidade e unidade) que se encontra além do domínio das polaridades.
A melhor forma de se engajar nesse processo é permanecer aberto, de momento a momento, a quaisquer pensamentos, sentimentos, imagens que surjam em sua consciência durante o processo.
Você não precisa fazer nada, apenas permaneça aberto e reconheça os pensamentos e sentimentos que vierem a tona conforme for se orientando pelas afirmações a seguir. Você não precisa se forçar a deixar ir e soltar, pois as próprias polaridades dissolverão umas as outras.
A lista a seguir contém algumas afirmações/perguntas que você pode utilizar para trabalhar em assuntos que esteja tendo dificuldades em sua vida.
Comece esse exercício trazendo em mente um assunto/problema/pessoa em sua vida que queira se desapegar e se sentir melhor sobre. Com esse assunto em mente, trabalhe com as seguintes polaridades:
- Se permita resistir (…assunto que o incomoda…) o tanto que você resiste
- Se permita aceitar (…assunto que o incomoda…) o tanto que você aceita
Nesse primeiro exemplo, você se dá a permissão de sentir o tanto de resistência e aversão que tem sobre esse assunto/problema/pessoa, acolhendo e dando boas vindas a todos esse sentimentos de resistência, se permitindo vivencia-los totalmente.
Depois, você se dá a permissão de aceitar esse assunto/problema/pessoa o tanto que conseguir nesse momento. Dai, você volta para a outra polaridade e se dá a permissão de resistir esse assunto/problema/pessoa o tanto que você resiste, depois você aceita e assim por diante.
Faça o mesmo processo com as seguintes afirmações:
- Se permita desgostar (…assunto que o incomoda…) o tanto que você desgosta
- Se permita gostar (…assunto que o incomoda…) o tanto que você gosta
- Se permita odiar (…assunto que o incomoda…) o tanto que você odeia
- Se permita amar (…assunto que o incomoda…) o tanto que você ama
Polaridades de sucesso e riqueza
- Se de a permissão de resistir ter dinheiro o tanto que você resiste
- Se de a permissão de merecer ter dinheiro o tanto que você conseguir
- Se de a permissão de sentir o tanto de escassez que você sente
- Se de a permissão de sentir o tanto de abundância que você sente
- Se de a permissão de odiar o dinheiro o tanto que você odeia
- Se de a permissão de amar o dinheiro o tanto que você ama
- O dinheiro é mau
- O dinheiro é bom
- Eu sou uma falha
- Eu sou um sucesso
- Eu nunca tenho o bastante
- Eu sempre tenho o bastante
Polaridades de relacionamentos
- Se permita resistir essa pessoa o tanto que você resiste
- Se permita aceitar essa pessoa o tanto que você aceita
- Se permita desconfiar dessa pessoa o tanto que você desconfia
- Se permita confiar nessa pessoa o tanto que você confia
- Relacionamentos são fáceis
- Relacionamentos são difíceis
- Não existem homens bons
- Só existem homens bons
- Não existem mulheres boas
- Só existem mulheres boas.
Dica adicional
Toda vez que pegar a si mesmo somente preso a um lado de uma polaridade, somente uma possibilidade de ver as coisas, desenvolva o hábito de procurar pela outra alternativa.
Exemplo: Quando estiver preso na tristeza e só conseguir ver tristeza, convide a outra polaridade a vir para cima (alegria). Comece a alternar em acolher essas polaridades que naturalmente elas dissolverão umas as outras e você se sentira mais livre depois disso.
Deixe um comentário