Esse processo que você aprenderá a seguir chama o processo de GOSTOS/DESGOSTOS e ele serve para você mergulhar a fundo na limpeza de crenças e sentimentos que estão causando algum problema especifico que você experiência na sua vida atual. Ele é extremamente útil para você soltar seus apegos e aversões a pessoas, lugar e coisas.
Simplificando, essa técnica solta os apegos e aversões emocionais. O uso dessa técnica prova o seguinte ponto já observado pela maioria dos sábios da humanidade: “Os apegos e aversões são a causa de todo o sofrimento, em todos os níveis.
Nós temos uma tendência de querer nos apegar a coisas, pessoas e situações que julgamos como “positivas” ao mesmo tempo que tentamos ao máximo resistir e evitar aquelas coisas que não gostamos, nos tornamos aversivos a elas.
Toda a vez que soltamos e dissolvemos esses apegos e aversões em um determinado assunto, nos tornamos mais livres.
Uma das grandes áreas de sua vida que pode ser beneficiada tremendamente com o processo a seguir é a área de relacionamentos, isso porque até mesmo nos nossos relacionamentos mais íntimos, todos nós temos certos GOSTOS/DESGOSTOS sobre nosso parceiro(a).
Quando você trabalha com esse processo, você começa a aceitar e amar a outra pessoa do jeito que ela é (ao invés de ficarmos o tempo todo resistindo e ressentindo o nosso cônjuge por ele não ser da forma que gostaríamos).
E além disso, esse processo é muito bom para se aplicar em si mesmo, pois além de mantermos vários GOSTOS/DESGOSTOS sobre outras pessoas, também temos uma enorme lista de certos atributos que gostamos e temos aversão em nós mesmos.
É muito útil de fazer esse processo em certas tendências que você não gosta em si mesmo, como por exemplo: ser muito tímido, não se importar com a própria saúde, não gostar de ficar sozinho, etc.
O valor de fazer esse processo em uma tendência é que você pode descobrir que até mesmo em certas coisas que você não gosta em si mesmo, secretamente existe ali uma recompensa, uma vantagem, um apego, que você está mantendo com aquilo. E, ao você descobrir qual é essa recompensa secreta desse comportamento negativo, você facilmente pode se libertar dele.
O processo de GOSTOS/DESGOSTOS
Comece por trazer um tópico que você queira trabalhar e se sentir mais livre em mente agora. Escolha apenas um por vez.
Com o tópico em mente, se faça a seguinte pergunta:
- O que eu gosto a respeito dessa pessoa, lugar ou coisa?
Tire um momento para você reconhecer e SENTIR qualquer sentimento que tenha surgido em você. Acolha-o totalmente.
- Esse sentimento vem do desejo por aprovação, de querer controlar ou querer segurança/sobrevivência?
- Você poderia soltar esse desejo? (pro aprovação, controle ou segurança)
Agora, pense novamente no seu tópico escolhido. E responda a seguinte pergunta:
- O que eu não gosto a respeito dessa pessoa, lugar ou coisa?
Novamente, tire um momento para você reconhecer e SENTIR qualquer sentimento que tenha surgido em você. Acolha-o totalmente. Você pode permitir que esse sentimento fique aqui?
- Esse sentimento vem do desejo por aprovação, do desejo por controle ou do desejo por segurança e sobrevivência?
- Você pode escolher soltar esse desejo agora?
Repita esse procedimento varias vezes, intercalando entre os aspectos do tópico que você gosta e desgosta, soltando os sentimentos que forem vindo a tona e os desejos (por aprovação, controle e segurança) que estão por detrás desses sentimentos. Depois de ter feito alguns rounds desse processo, perceba como você está se sentindo diferente sobre o assunto em questão.
Não deixe de comentar aqui nos comentários quais foram os resultados que você teve aplicando esse procedimento! TMJ!
Deixe um comentário