Pensar positivamente não é a solução para os problemas da vida!
É comum ouvirmos que afirmações positivas e pensamentos positivos tem o poder de “enterrar” nossos medos e nos ajudar a construir autoconfiança.
Porém, muitas pessoas utilizam de pensamentos negativos como forma de se alienarem e se distraírem de seus sentimentos negativos e pensamentos negativos que estão fortemente enraizados em partes mais profundas de suas mentes.
E isso faz as pessoas ficarem obcecadas pelo chamado FOCO POSITIVO. Elas começam a ler afirmações positivas todos os dias, fazem exercícios de visualização, possuem até mesmo um quadro de visualizações, etc.
Elas só FOCAM no positivo e evitam trazer consciência (escapam e fogem) para qualquer tendência negativa que possa estar operando em sua mente.
A maioria de seus pensamentos e sentimentos estão ocorrendo abaixo de sua percepção consciente, em seu subconsciente. Basicamente, inconscientemente vivemos regidos por um conjunto de comportamentos, pensamentos e reações emocionais, todos operando como programas de computador nos bastidores de nossa percepção consciente.
Por isso que ficar recitando pensamentos positivos não adianta, pois a maior parte do que somos pode residir subconscientemente como negatividade. Na verdade, pensar positivamente não funciona se não deixarmos ir (soltarmos) as emoções negativas que estão acumuladas em nosso subconsciente.
Existem 2 mundo dentro de você (CONSCIENTE VS SUBCONSCIENTE)
Podemos dizer que sua mente consciente consiste em tudo aquilo que você está percebendo nesse momento. Ela constitui cerca de 10% de sua mente.
Sua mente subconsciente é tudo aquilo que está fora de sua percepção consciente. Ela constitui cerca de 90% de sua mente.
Se você tivesse que estar consciente de tudo o que experienciou na sua vida, você não conseguiria funcionar de maneira adequada e provavelmente morreria. Por isso, é natural que tenhamos essa divisão dentro de nós.
Tudo o que está no nosso subconsciente é ATIVO E OPERANTE. Não é porque algo não esteja em sua percepção consciente nesse momento que tal coisa não esteja ativa.
Porém, o que acabamos fazendo é suprimindo/reprimindo diversas emoções negativas derivadas de experiência emocionais desgastantes que vivenciamos ao longo de nossa vida. Nossa mente subconsciente é como se fosse uma fossa de lixo, repleta de negatividade emocional.
Pelo fato de não sabermos o que fazer com nosso sofrimento emocional do passado e nem como lidar adequadamente com as emoções negativas que surgem em nós, durante o nosso dia a dia, qual a alternativa que recorremos? Pensar positivamente!
Achamos que por meio de nossos pensamento positivos conseguiremos transformar a nossa dor emocional. Porém, isso é apenas uma forma de você evitar entrar em contato com suas feridas, com a dor do seu passado.
O erro que as pessoas cometem é focar no positivo como forma de escapar e evitar o negativo. Porém, o que você resiste persiste e o que você evita piora! São justamente as coisas que você mais evita que você tem que olhar.
É como se você tivesse uma enorme ferida dentro de você e você tentasse pensar positivamente “eu sou positivo, eu som bom o suficiente e mereço coisas boas!”
Você tem que começar a trazer consciência ao seu sofrimento e negatividade para processá-lo. É por isso que o foco em pensamento positivos pode mais atrapalhar do que ajudar, pois para remover e esvaziarmos toda esse negatividade do nosso subconsciente, temos que estar dispostos a OLHAR para ele e ver tudo o que tem lá.
Se você quiser o processo prático de como realizar essa limpeza emocional em sua mente subconsciente, de todas aquelas programações negativas que você adquiriu ao longo de sua vida, eu recomendo que você assista o vídeo a seguir que postei em meu canal no youtube. Lá eu entro em detalhes sobre essa técnica de soltar e deixar ir seus sentimentos limitantes e traumas passados.
Deixe um comentário