Essas são 4 dicas para você superar qualquer emoções negativa (culpa, tristeza, ressentimentos, medo, raiva, ganância, etc…) Teste todas essas dicas e depois veja como você se sentirá muito melhor depois!
1- Pare de tentar se livrar do sentimento e de resisti-lo
Se você fizer isso, você está apenas fazendo com que o sentimento persista e dure por mais tempo ainda! Lembre-se sempre dessa frase: O QUE VOCÊ RESISTE PERSISTE! Toda vez que não nos permitimos sentir os nossos sentimentos autenticamente e tentamos evitá-los (resistência), isso faz com que esses sentimentos fiquem presos em nosso corpo. Ao longo de nossa vida, nós suprimimos MUITAS emoções e a consequência negativa desse excesso de emoções acumuladas são: doenças, pensamentos negativos, hábitos negativos, etc.
2- Pare de rotular seus sentimentos como RUINS ou BONS
Alguns sentimentos são desconfortáveis, mas isso não significa que eles são RUINS e que eles não deveriam estar ali em você em determinado momento. Todo o sentimento tem um propósito único, e quando você começa a se abrir para o que quer que você esteja sentindo no momento, você verá que eles não são tão desconfortáveis assim (são apenas sensações ocorrendo em nosso corpo). Além do mais, quando realmente nos abrimos e damos boas vindas a um sentimento, naturalmente a energia por trás desse sentimento vai se dissolvendo (é a nossa resistência em sentir esses sentimentos que travam eles dentro de nós e nos fazem sofrer!)
3- Comece a ficar consciente do que você está sentindo
Ao longo do dia, comece a trazer mais consciência para o que está acontecendo dentro de você, no seu corpo, no seu mundo interno/emocional. Toda vez que um sentimento negativo começar a surgir em você, tente localizá-lo em seu corpo e apenas o observe, sem julgamentos!
Comece a ganhar mais intimidade com esse sentimento negativo: Quais são as sensações desse sentimento? Onde é a área no seu corpo onde esse sentimento está mais desconfortável? Ele é quente ou frio? É um aperto ou uma vibração?
Você começa a perceber, conforme for trazendo a luz de sua consciência aos seus sentimentos negativos, que naturalmente eles vão começar a se dissipar. A escuridão (sofrimento) é a ausência de luz (consciência). Como São Paulo já disse: Tudo o que é exposto a luz, torna-se a própria luz!
4- Dê boas vindas ao sentimento e se permita senti-lo totalmente
Se você notou um sentimento desconfortável em você, comece a se abrir a ele. Apenas deixe-o vir para cima e se permita senti-lo o máximo que conseguir! Concentre-se nas sensações do sentimento, não fique pensando sobre ele! Não fique perdido nas historinhas que a mente cria a respeito do sentimento, pois elas são apenas distrações! Traga seu foco total de atenção no sentimento e apenas fique presente com esse padrão energético, observando-o, sem julgar. Aceite que esse sentimento está alí. Deixe o sentimento fluir através de você por meio dessa não resistência!
O Dr. David R. Hawkins no seu livro “Deixar ir: O caminho do desapego” ensina como realizar esse procedimento (que descrevi acima) de soltar e se libertar dessas emoções que vão se acumulando em nosso corpo. Ele diz o seguinte:
“Deixar ir envolve estar consciente de um sentimento, deixa-lo vir a tona, permanecer com ele e deixa-lo seguir o seu curso sem querer torná-lo diferente ou fazer qualquer coisa sobre ele. Significa simplesmente estar presente e focar em deixar ir a energia por trás dele.
O primeiro passo é permitir que você tenha esse sentimento sem resisti-lo, expeli-lo, temê-lo, condena-lo ou moraliza-lo. Significa deixar a resistência de lado e ver que é apenas um sentimento.
A técnica é estar com o sentimento e render todos os esforços para modificá-lo de qualquer forma. Deixar ir a vontade de resistir ao sentimento. É essa resistência que mantém o sentimento.
Quando você desiste de resistir ou de tentar modificar o sentimento, ele vai mudar para o próximo sentimento e estará acompanhado de uma sensação mais leve. Um sentimento sem resistência vai desaparecer conforme a energia por trás dele se dissipa.
Conforme você inicia o processo, você vai perceber que existe culpa e sente medo de ter esses sentimentos, haverá resistência. Quando deixar ir, ignore todos os pensamentos. Foque no sentimento e não no pensamento. Pensamentos são infinitos e reforçam-se e apenas trazem mais pensamentos.
São apenas racionalizações da mente para explicar a presença do sentimento. O verdadeiro motivo para o sentimento é a pressão acumulada por trás dele que está o forçando a vir a tona no momento
Conforme vamos nos familiarizando com o deixar ir, notamos que todos os sentimentos negativos estão associados com nosso medo pela sobrevivência e que todos os sentimentos são apenas programações para nossa sobrevivência que a mente acredita ser necessária. O mecanismo de deixar ir desfaz essas programações.”
David R. Hawkins
Se você quiser saber mais a respeito da técnica de deixar ir, vou deixar um vídeo como recomendação para você assistir que lancei no meu canal do Youtube!
Deixe um comentário