A ansiedade social que conhecemos tende a ser apenas a ponta do iceberg. Para descobrir o resto dos sentimentos, ajuda perguntar “de onde vem essa ansiedade… de onde essa ansiedade está se originando?” Nós nunca paramos um momento para investigar, com curiosodade, as ORIGENS dessa ansiedade social…
SIM! A ansiedade é apenas um sintoma. Para você começar a se libertar dela, primeiro você tem que chegar a RAIZ de sua ansiedade social, se perguntando: De onde ela está se originando?
Se fizéssemos isso, descobriríamos que por baixo da ansiedade há um desejo de querer “aparecer/aparentar” de uma certa maneira (queremos que as pessoas nos vejam de uma forma positiva).
Se nos aprofundarmos nessa investigação, descobriríamos que estamos ansiosos de como estamos sendo vistos, estamos com medo do que os outros pensam sobre nós (afinal, se não tivéssemos medo de como estamos sendo percebidos pelos outros, não teríamos ansiedade social).
Então, o que está por debaixo dessa ansiedade social? É a preocupação excessiva com nossa autoimagem. Nós queremos ser vistos de uma determinada maneira e quando não correspondemos a tal maneira, isso acaba gerando ansiedade. Então, a ansiedade não é o problema e sim o orgulho. Queremos ser vistos de uma determinada maneira e isso significa que não nos aceitamos por quem nós somos.
Somos preocupados com o que as pessoas pensam sobre nós, temos medo de sermos vistos de uma maneira diferente da que queremos ser vistos.
Começamos a reconhecer, então, que o verdadeiro problema não é a ansiedade social, e sim você se importar com o que os outros pensam sobre você, de você se importar mais com a opinião e os julgamentos dos outros do que a sua própria opinião e julgamento que você tem sobre si mesmo.
A ansiedade social vem da preocupação com sua autoimagem. Porém, a pergunta que te faço é a seguinte: “Por que queremos ter uma imagem de nós mesmos?”; “Por que queremos ser vistos de uma determinada forma?”; “Qual a forma que eu quero ser visto pelos outros?”
Eu recomendo que você tire um tempo, em silêncio e introspecção para responder essas perguntas sinceramente… “Qual é a forma que eu estou querendo aparentar para outros? E por que eu estou precisando adotar essa máscara? Por que eu não me aceito por quem eu sou? Por que eu tenho esse medo de ser visto?
Eu recomendo que você escreva todas as respostas que surgiram quando você fez essa investigação. Talvez tenha surgido que você quer aprovação dos outros, que as outras pessoas te aceitem, ou de você se sentir superior aos outros.
Há, também, certa vergonha e culpa por termos certas qualidades que julgamos “ruins” em nós mesmos. Há uma falta de autoaceitação. E por que nós não nos aceitamos?
Nós não nos aceitamos devido a certos sentimentos de vergonha tóxica e culpa de sermos nós mesmos que temos armazenados em nossa mente subconsciente. Por isso mesmo, ao invés de você acreditar “Eu sou ansioso”, comece a investigar: “De onde essa ansiedade está vindo?”; “Quais foram as experiências e os condicionamentos que me fizeram ter essa ansiedade?”; “Por que eu não me aceito, como eu sou?”.
E isso é só o começo… Você vai perceber que se começarmos a investigar mais a fundo a respeito dessa ansiedade social, começaremos a descobrir coisas mais profundas sobre nós mesmos, sobre nossas inseguranças e partes rejeitadas de nosso ser.
Conforme formos realizando essa investigação, começaremos a entrar em contato com certos sentimentos suprimidos, derivados de certas experiencias traumáticas que vivenciamos em um tempo passado, que foram as CAUSADORAS desse sintoma de ansiedade social que temos hoje (por exemplo: na escola você ter sido zoado e humilhado em uma apresentação que você teve que fazer para a classe, ou seu pai ter brigado com você por você ter expressado sua opinião livremente, etc).
Por isso mesmo, temos que fazer essa investigação profunda em nós mesmos se realmente quisermos ser livres da ansiedade social: “De onde essa ansiedade está vindo?”; “Por que eu estou ansioso?”
Conforme vamos fazendo essa investigação, veremos que muitos sentimentos ocultos e memorias de certas experiências negativas que tivemos nos passado começaram a brotar em nossa consciência. Isso é uma coisa boa, pois podemos agora soltar esses sentimentos que estavam suprimidos.
Dessa forma, estamos escavando mais profundamente todos aqueles sentimentos mais ocultos (de culpa, vergonha, impotência) que estão gerando essa ansiedade social. Quando tais sentimentos forem descobertos, reconhecidos e aceitos, a ansiedade começa a se dissipar rapidamente, pois esses sentimentos são a CAUSA de sua ansiedade social!
Lembra: a ansiedade social é apenas um sintoma, a superfície. Por baixo dela, por meio dessa investigação, começamos a chegar na CAUSA, na RAIZ da ansiedade social, e quando tomamos consciência essas memórias dolorosas do nosso passado, permitindo que esses sentimento venham para cima e sejam sentido (sem rejeitá-los ou empurrá-los para baixo novamente) – a ansiedade social vai se desfazendo.
Exercício Para Se Libertar da Ansiedade Social
Coloque-se em situações que você sente ansiedade social e se permita senti-la. Foque nas sensações e continuamente se permita sentir o que você estiver sentindo, deixando os sentimentos fluírem e se moverem através de você.
Se permita sentir aquela ansiedade e medo totalmente, sem tentar modificá-lo, controlá-lo, se livrar ou fazer algo a respeito desse sentimentos. Apenas permita esses sentimentos de medo e ansiedade virem para cima e permaneça com eles, rendendo qualquer tentativa de modificá-lo ou mudá-lo.
Você pode estar se perguntando “De onde está vindo esses sentimentos?” Eles estavam acumulados dentro de você!
Toda vez no passado que nós empurramos os nossos sentimentos para baixo ou tentamos nos livrar deles, eles foram para a nossa mente subconsciente, que está lotado agora de todas aquelas emoções que não foram aceitas e enfrentadas. Esses sentimentos continuam lá em nós, e eles continuarão presos até que os deixemos ir!
Da próxima vez que a ansiedade social se manifestar em você, não veja ela como um inimigo, e sim como uma amiga, uma mensageira do seu subconsciente, que quer lhe revelar certas coisas que você não entrou em contato ainda.
Então, você poderia ficar feliz com essa ansiedade social? Você poderia acolhê-la e dar boas vindas a ela? Você poderia permitir ela? Você poderia se permitir sentir totalmente essa ansiedade social? Se você realizar esse procedimento que estou falando aqui, deixando a ansiedade social VIR PARA CIMA e PERMANECENDO COM ELA (ACEITANDO-A), a energia que estava presa em você vai se mover!
É dessa forma que você deixa ir aqueles sentimentos negativos que estavam armazenados em sua mente subconsciente!
Mude sua atitude interna; Ao invés de dizer “Não” ao que você está sentindo, diga “Sim” ao que está se apresentando em você. Escolha experienciar o que está sendo apresentado. A natureza dos sentimentos é mudar, eles vem e vão. Pensamentos e sentimentos mudam se não resistirmos a eles.
Comece a aplicar isso na sua vida, toda vez que a ansiedade social surgir em você (ou outro sentimento negativo)! Não empurre seu sentimentos para baixo, nem tente evitá-los. Permite eles virem para a sua consciência e aceite-os. Dessa forma, a energia por trás do sentimento vai se dissipando! É assim que você se liberta desses padrões negativos!
Vou deixar aqui embaixo um vídeo do OSHO que ele fala sobre esse processo que acabei de ensinar aqui, sobre como transformar suas tendência mentais negativas por meio da consciência e aceitação, não deixe de assistir!
Deixe um comentário