Quando temos medo da desaprovação, evitamos nos expor, perdemos inúmeras oportunidades valiosas por conta desse medo da crítica, julgamento e exposição. Você vira um observador na arquibancada, não o jogador de sua vida. Você vira um espectador, não o protagonista de sua vida.
Olhando para o nosso estado atual do mundão, parece que a cultura que o ser humano vive é movida pelo “o que as outras pessoas pensam de mim?“, essa tensão constante entre o desejo por aprovação e o medo de desaprovação.
Você consegue enxergar o tanto de sua vida que é movida por essa motivação básica de querer agradar, impressionar e ser bem visto nos olhos dos outros? Muito do que fazemos, escolhemos, pensamos é justamente uma forma de tentarmos ganhar essa aprovação das outras pessoas!
Deixamos de ter uma vida autentica, de seguir os nossos próprios valores e sonhos e partirmos numa jornada insana em que comprometemos nossa autenticidade na tentativa de querer agradar os outros, de tentar pertencer ao grupo, de aderir ao pensamento popular coletivo, fazer aquilo que é aceito pela maioria.
É uma sensação de que sua própria existência depende do julgamento de outras pessoas; que você existe apenas como uma imagem mental na mente de outras pessoas.
A boa noticia é que a maior parte desse comportamento de QUERER aprovação/validação de outras pessoas são comportamentos INCONSCIENTES e que podemos nos libertar dessa prisão simplesmente ao tirarmos um tempo para investigarmos as áreas de nossa vida e comportamentos que estamos tendo em que estamos apresentando essa tendência de buscar aprovação.
Quando conseguimos localizar e trazer a tona, para a superfície e para a luz de nossa mente consciente, um padrão que antes era inconsciente, é assim que começamos a nos libertar dessas tendências insanas que nos governam.
Ego e a necessidade por aprovação (e o medo da desaprovação)
A natureza insaciável do ego e seu constante sentimento de insegurança e vazio interior fazem com que ele sempre esteja tentando se proteger e tentando obter aprovação (para ser confirmado e validado).
Então, o ego é essa imagem mental que temos de nós mesmos (que existe somente em nossa mente) e por conta dele não ter uma existência real, ele tenta se autoafirmar por meio da busca por validação e evitação da desaprovação (coisas que possam ameaçar a sua existência).
Então, para você se libertar dessa necessidade por aprovação e o medo da desaprovação, você tem que parar de se identificar com o seu ego. A raiz do problema é que nos identificamos como uma pessoa (ego) temos um enredo e um conjunto de conceitos e associações que pensamos ser nós mesmos.
A outra opção é você não se identificar com a pessoa (ego), dessa forma você está transcendendo o alcance do ego e todos os seus joguinhos.
Assim sendo, a chave para se tornar livre e parar de se importar com a opinião de outras pessoas é simplesmente não se identificar com o ego, não levando as coisas para o lado pessoal, seja elogio ou escárnio.
Dessa forma, a polaridade da aprovação e desaprovação não poderá mais afetá-lo, e você está livre para observar o jogo da vida com desapego.
Como superar o medo da desaprovação
- Deixe ir a necessidade por aprovação. É necessário você deixar ir os dois lados da moeda (tanto o desejo por aprovação quanto o medo da desaprovação – eles existem em conjunto e são inseparáveis um do outro!). Isso porque enquanto houver a mais tênue crença de você QUERER aprovação o medo da desaprovação não o deixará. E este é o maior e mais persistente obstáculo que você enfrentará para se tornar independente do julgamento de outras pessoas, pois vivemos em uma cultura que nos estimula nessa promessa de salvação da aprovação, fama, status, querer ser reconhecido e amado pelos outros. Porém, como vivemos em um mundo de dualidades (cima x baixo, quente x frio, luz x escuridão), quando você anseia por aprovação, você também está convidando a possibilidade por desaprovação, o que gera medo. A solução é você soltar essa necessidade por aprovação e dessa forma, o medo da desaprovação vai se dissipar também!
- Se exponha mais, tome riscos, de novo e de novo. O crescimento é uma consequência de fazer, tentar, arriscar e agir mesmo se estivermos aterrorizados (especialmente nesses momentos em que estamos aterrorizados). Tem uma frase do Carl Jung que diz ” Onde estiver seu medo, ai está a sua tarefa”. Temos que viver nossas vidas sempre em direção ao nossos medos, pois é assim que crescemos. A outra opção é continuarmos nos escondendo, estagnados e escravos do medo. Qual você irá escolher?
- Muitas das vezes, a critica destrutiva que uma pessoa faz a você não tem nenhuma relação com quem você é – são as próprias inseguranças e sofrimento daquela mesma pessoa sendo projetadas em você. Não leve tudo para o pessoal!
Meditação guiada para deixar ir a necessidade por aprovação
Vou deixar aqui embaixo, uma meditação guiada para você começar a soltar/deixar ir essas 3 necessidades básicas que formam o nosso eu menor (ego) – que são a necessidade por controle, aprovação e segurança.
Se você quiser saber mais a respeito dessas 3 necessidades básicas que formam o ego, eu sugiro que você leia esse outro artigo que publiquei aqui no site:
Deixe um comentário