“Carregamos conosco um grande reservatório acumulado de sentimentos, atitudes e crenças negativas. A pressão acumulada nos torna infelizes e é a base de muito de nossos problemas e doenças. Nós nos conformamos com isso e chamamos de condição humana.”
David R. Hawkins
A razão real pela qual não estamos experienciando a qualidade de alegria, abundância e saúde no AQUI e AGORA é devido a nossa carga emocional não integrada do passado, vinda de vários sentimentos negativos que fomos suprimindo durante nossa vida inteira (principalmente medo, tristeza e raiva). Ou seja, existe um reservatório de dor passada que existe dentro de você que não foi resolvida e processada.
O que falhamos em perceber é que uma das principais chaves para restaurarmos a harmonia na qualidade de nossa experiência de vida se encontra no desenvolvimento emocional. Como Michael Brown explica no seu livro “The Presence Process”: “O jeito acelerado de realizar mudanças profundas na qualidade de nossa experiência é não perder tempo com abordagens físicas ou mentais e sim focar no corpo emocional. “
Geralmente só estamos familiarizados com a dimensão física e mental de nossas vidas. Quase nunca exploramos o terreno emocional. Toda a vida do ser humano é uma fuga do seu desconforto emocional interno não processado (por meio de escapismos, negação, supressão, projeção).
Ele passa uma vida inteira em REAÇÃO ao seu sofrimento interior, não existe quase nenhuma PROATIVIDADE e AUTENTICIDADE dentro dele. Ele é governado pelos seus traumas emocionais não resolvidos.
O SENTIR é desencorajado pela sociedade. A sociedade te induz a consumir coisas para que você se distraia de seu desconforto emocional interior (tal distração faz com que temporariamente você se sinta bem).
Porém, essa é uma solução precária e ineficiente, pois a causa de nosso desconforto emocional continua lá! Precisamos aprender a estar presentes com nossos sentimentos desconfortáveis para que possamos integrar a nossa dor emocional não resolvida da infância.
Em relação a nossas emoções, tendemos a nos comportar como crianças. Não crescemos quase nada emocionalmente ao longo de nossas vidas. Apesar de fisicamente termos crescido, emocionalmente temos reações emocionais totalmente infantilizadas. Reagimos como crianças a tudo e a todos.
Nossa reatividade é originada de traumas que não foram devidamente integrados/processados. Quando liberamos (soltamos, deixamos ir) emoções bloqueadas, o efeito é automaticamente refletido em nossa experiência física, mental e emocional.
“É necessário liberarmos todos os sentimentos limitantes e compulsivos, pois você está sendo escravizado por eles. Quando você os soltar, sua mente se aquietará e você descobrirá sua liberdade natural” – Lester Levenson
Se você quiser saber em detalhes sobre como realizar esse processo, recomendo que confira uma playlist que produzi no meu canal do Youtube que fala justamente sobre como realizar esse processo de soltar/deixar ir essa carga emocional negativa que estamos carregando de nosso passado:
Qualquer dúvida ou sugestão de conteúdos que você queira ver aqui nesse blog (ou no meu canal do youtube), não deixe de comentar aqui embaixo! Valeu e até a próxima!
Deixe um comentário