Texto da meditação guiada para soltar ansiedade social
Traga a sua consciência as diferentes sensações que surgem quando você pensa em ansiedade social. Apenas escute minha voz e comece a tomar consciência do que vem a tona quando eu digo ansiedade social. Quando você pensa em você falando com pessoas desconhecidas, de você ser o centro das atenções, de você se expressar no meio de todo mundo, de você dizer algo e todas as pessoas olharem e te julgarem. Quais são as sensação que surge em você quando as pessoas te olham e te julgam? Quando você escuta alguém falando sobre você?
O que surge em você, em termos de sensações, quando você escuta: ser exposto – você estar preso em uma situação que não pode sair, se sentindo preso, vulnerável, com medo, inseguro e ansioso? E se você falhar ou errar? E se você fizer papel de bobo e todo mundo olhar e começar a rir de você? E se as pessoas forem más com você? E se você cometer um erro? E se você as pessoas pensarem coisas ruins de você? E se você realmente passar vergonha e se sentir constrangido? Como você se sentiria?
Você poderia amar e abraçar todas essas sensações de vergonha, constrangimento, insegurança? Apenas dê boas vindas a essas sensações. Deixe elas ficarem aqui, sem julgá-las, sem evitá-las, sem querer modificá-las. Apenas se permita sentí-las! Você tem que se permitir sentir essas sensações totalmente para que você possa deixar elas irem embora de seu sistema.
E quando você pensa na sua infância, na época da escola por exemplo – naqueles momentos em que você se sentiu envergonhado, culpado e constrangido, seja por algo que um amigo seu disse, seja uma bronca que recebeu dos seus pais e professores.
Pense naqueles momentos em que te falaram que você não era bom o bastante, que as pessoas brigaram com você e te corrigiram pelo seu comportamento errado e falho, que as pessoas fizeram você se sentir culpado e inadequado, como se tivesse algo de errado com você.
Pense em todos esses momentos e dê boas vindas a todas as sensações que forem surgindo enquanto eu guio vocês nesse meditação. Apenas permita elas se manifestarem e dê boas vindas a todas elas.
Pense naquelas situações onde você sentiu aquela pressão das pessoas te julgando, fazendo comentários sobre você, talvez falando mal sobre você e te criticando, desaprovando você. Apenas continue reconhecendo as sensações que vierem a tona e vá respirando conscientemente com elas.
E quando você pensa em sair de casa e começar a interagir com pessoas desconhecidas, que você não conhece? O que vem a tona quando você pensa em expressar sua opinião, seu ponto de vista, com convicção e assertividade, na frente de pessoas que não concordam com você e que pensam diferente de você? Existe algum medo? Alguma resistência a isso? E se alguém discordar de você? E se alguém ignorar a sua opinião e dizer que você está errado? E se essa pessoa te desaprovar e não gostar do que você disse e de você? Apenas dê boas vindas a todas essas sensações.
Agora, apenas note a tendência que existe em você de se julgar e ser crítico consigo mesmo quando você tem ansiedade social. Traga esses sentimento a superfície de sua consciência.
Eu quero que você visualize, agora, um baú, uma caixa fechada com bastante espaço dentro. Visualize você abrindo essa caixa e enquanto faz isso, eu quero que você pense em todos os sentimentos que você têm quando está em um evento social, rodeado por pessoas. Como você se sente quando tem ansiedade social?
Existem muitas razões que nos fazem sentir ansiosos ao redor dos outros, talvez medo e preocupações sobre o que as pessoas pensam de você, medo de não gostarem de você. Agora, pense nesse sentimento de ansiedade e medo social e comece a ver todas as razões que te fazem te sentir dessa forma.
Apenas pegue todos esses medos e dúvidas, todas as percepções e crenças que você tem sobre a maneira como você acha que as pessoas te enxergam, sobre o que você acredita que as pessoas pensam sobre você.. apenas pegue tudo isso e coloque nessa caixa, dentro desse baú.
Pegue todos os sentimentos e sentimentos limitantes e veja tudo isso indo para a caixa. Visualize as sensações de ansiedade social e medo sendo derramadas e transferidas para a caixa. Vá derramando todas isso dentro de caixa. Veja que ela está se enchendo de toda a sua ansiedade social e crenças limitantes que você possa ter sobre socializar.
Vá colocando todos os seus medos, tudo aquilo que você teme que lhe aconteça, tudo aquilo que você está se apegando de limitante que cria esse sentimento de ansiedade dentro de você – coloque tudo isso nessa caixa. Coloque a ansiedade social na caixa.
Feito isso, eu quero que você feche essa caixa. Tranque ela com um cadeado. E agora, visualize você queimando essa caixa, com tudo aquilo que tem dentro dela. Ou você pode imaginar uma luz branca e purificadora saindo do céu e dissolvendo toda essa caixa. Deixe tudo ir embora.
Então, apenas reconheça e coloque sua atenção a todas as sensações que vieram a tona relacionadas a ansiedade social.
Deixe um comentário