Liberar/soltar uma emoção pode ser tão simples como realizar uma inspiração, convidando e dando boas vindas ao que quer você esteja sentindo e, na expiração, apenas soltar – visualizando a energia indo embora. Então, vamos fazer isso agora:
Respire fundo, agora. Faça com que sua expiração seja mais longa que sua inspiração. Deixe a inspiração fluir pelo nariz, permita que a expiração saia por sua boca. Deixe a expiração ser acompanhada pelo som de “Aaaaaaah”.
Na inspiração, dê as boas-vindas a tudo o que você está percebendo, sentindo, vendo e ouvindo em seu campo imediato de percepção, em seu imediato aqui e agora. Abandone qualquer resistência ou tensão e apenas de boas vindas ao que está acontecendo nesse momento. Deixe tudo estar do jeito que está.
E na expiração deixe tudo ir, solte tudo, relaxe tudo. E na inspiração foco novamente em dar boas vindas a tudo o que estiver percebendo, sentindo, pensando nesse momento. E na expiração mais longa, apenas deixe tudo ir. Repita isso pelo menos 10 vezes.
Então, por um momento, dê boas-vindas e aceite totalmente o que você estiver sentindo agora. Simplesmente tome um momento para perceber o que você está sentindo. Respire profundamente. Reconheça o que é. Libere qualquer tipo de aversão ou resistência em relação ao que você está sentindo, ou se for um estado agradável, libere qualquer apego que você tenha. Apenas deixe tudo estar.
Muitas das vezes, tudo o que precisamos para deixar ir um sentimento indesejável é deixarmos ir a vontade de querer mudá-lo/consertá-lo. Apenas deixe ir a vontade de mudar o que você está sentindo nesse momento.
Você poderia deixar ir a vontade de querer mudar o que você está sentindo? Você poderia? Quando? Você poderia se dar a permissão de sentir o que você está sentindo nesse momento? Você poderia dar boas vindas a esse sentimento? Se você estiver sentindo resistência eu te pergunto: Você prefere ter esse sentimento ou ser livre?
Comece a tomar consciência do hábito de querer mudar o que você está sentindo. Muitas das vezes, isso é o bastante para começarmos a deixar ir nossos sentimentos negativos, pois é a nossa resistência em senti-los que nos mantem presos em nós.
Não deixe de comentar aqui em baixo se esse exercício foi útil! Abraços e até o próximo post!
Deixe um comentário