- O Medo de sentirmos nossas emoções desconfortáveis e trauma não resolvidos está no núcleo de tudo o que deu de errado nesse planeta. Todos nesse planeta estão com muita dor interna e quase nenhum de nós sabemos como lidar com tal dor, então a projetamos nos outros. Nunca fomos ensinados uma melhor maneira de lidar com nossas emoções que estão presas dentro de nós e que são a raiz de todos o nosso sofrimento. Você nunca aprendeu como processar sua dor emocional e é exatamente isso que eu vou te ensinar aqui.
- Estamos presos em um ciclo de dor e trauma, em que pessoas que estão feridas e machucadas internamente passam toda a sua dor a próxima geração. É a frase “Quem fere está ferido”. Todo mundo que foi cruel com você, na verdade, estava ele próprio com muita dor interna. A história humana consiste de pessoas passando seus traumas não resolvidos umas para as outras. As pessoas mais crueis são aquelas que estão com maior dor. Elas, porém, muitas das vezes nem reconhecem essa dor. Elas estão tão desconectadas de suas emoções que estão totalmente inconscientes de seu estado de podridão interior.
- Se não curarmos essas feridas, nós passaremos essa dor e sofrimento as nossas crianças, por meio do nosso comportamento. Essa é a nossa responsabilidade de acabar com esses ciclos de miséria e sofrimento que estão ocorrendo em nossa família e no mundo.
- Todos nós somos traumatizados. Isso é um produto natural da condição humana. Toda vez que tivemos certas experiencias que desencadearam emoções não desejáveis ou desconfortáveis, em momentos em que não estávamos nos sentindo seguros e que não sabiamos como lidar com tal dor, nós simplesmente reprimimos esse sofrimento. Nos fazemos isso como forma de defesa, pois não era seguro para nós, em tais situações traumáticas, sentir tais sentimentos e processá-los, pois isso poderia nos levar a mais dor e sofrimento.
- Ou seja, existe um reservatório de dor passada que existe dentro de você que não foi resolvida e processada. Essa dor foi originada e foi se acumulando em todos momentos em que você não se sentiu seguro para senti-la, expressá-la e libera-la.
- Passamos, então, a nossa vida inteira num ciclo de supressão de traumas. Vivemos nossa vida inteira dizendo ao nosso corpo emocional “Vou suprimir essa emoção desconfortável e depois eu volto pra lidar com ela blz?” Mas o problema é que não voltamos nunca para lidar com as emoções desconfortáveis que fomos acumulando durante nossa vida inteira.
- Não percebemos que grande parte de nossa dor emocional hoje é resultado de nossa dor emocional do passado, de emoções que não foram devidamente processadas e integradas.
- Toda vez que você experienciou um momento de stress emocional, você produziu dentro de si uma porção de “energia traumática” e todo acumulo de trauma que existe dentro de você precisa agora ser liberado, e para isso você precisa aprender a SENTIR NOVAMENTE. É somente quando você permite que esse sentimento desagradável flua através de você, que ele se transformará.
“Carregamos conosco um grande reservatório acumulado de sentimentos, atitudes e crenças negativas. A pressão acumulada nos torna infelizes e é a base de muito de nossos problemas e doenças. Nós nos conformamos com isso e chamamos de condição humana.“
David R. Hawkins – Livro Deixar Ir
- Shadow work (também chamado de trabalho com a sombra ou cura emocional) é você aprender a se reconectar com suas emoções, quebrando as barreiras de proteção que você colocou para evitar entrar em contato com a sua dor. É o método de aprender como observar, confrontar, curar e liberar todo o trauma emocional não resolvido que existe dentro de você.
- Enquanto você não entrar em contato com o trauma emocional que existe dentro de você, você continuará operando no piloto automático a sua vida inteira, agindo em reação ao seu trauma interior que você nunca tirou tempo para curar e processar.
Até você que você faça consciente o inconsciente, ele irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino – Carl Jung.
- Emoções levam a ações. Ações levam a consequências. Essas consequências criam mais emoções e assim por diante. Portanto, mude suas emoções! Aprenda a ser um mestre de suas emoções, faça disso a prioridade de sua vida!
- O real problema que você está lidando é simplesmente a energia emocional não resolvida que está presa no seu corpo. As emoções que nunca tiveram a oportunidade de serem expressas e liberadas durante um momento de trauma. São essas emoções que você carrega e não os eventos passados que causaram eles, que estão no núcleo de seu sofrimento.
Como curar o corpo emocional?
- MUDE O FOCO DO EXTERNO PARA O INTERNO! A CAUSA DO SEU SOFRIMENTO É INTERNA!
- Você se tornou determinado em encontrar uma razão externa para o seu sofrimento. Seu cérebro quer olhar para fora, procurando por problemas, pois problemas significa que existam soluções externas. É dessa forma que você se condicionou a lidar com sua dor. O problema são suas emoções presas e não resolvidas dentro de você. Então, a abordagem externa não funciona, ela é apenas uma distração.
- Tentamos consertar nossa vida externa para que nos sentimos bem e seguros primeiro, só para então, depois, olharmos para nossa saúde emocional. Você acredita que a razão de você estar sofrendo é externa e, por conta disso, tenta corrigir isso primeiro. Nenhuma quantia de dinheiro poderá te comprar a paz interna, mas a paz interna pode te ajudar a fazer muito dinheiro. A força interna e maestria emocional sempre levarão ao sucesso externo para aqueles que procuram, mas o oposto quase nunca é verdade. O sucesso externo nunca irá te trazer a paz interior.
- O que está te machucando, na verdade, é o fato de você constantemente estar correndo e fugindo de seus sentimentos, o fato de você sempre estar nessa correria insana, se mantendo a todo o momento ocupado com atividades para evitar perceber o que realmente está acontecendo no seu interior. Dessa forma, você evita sentir as emoções que estão dentro de você que querem ser ventiladas e liberadas. As emoções, em si (embora sejam “desconfortáveis ” as vezes) não podem te machucar de forma alguma. Elas são apenas um fenômeno ocorrendo em sua consciência. Emoção significa energia em movimento. Elas quer se movimentar, fluir através de nós e chegar ao seu fim natural, Porém o que fazemos? Ficamos resistindo a todo momento de senti-las e isso impossibilita que a cura aconteça!
- Para que você possa finalmente se curar e viver a sua melhor vida, tudo o que você precisa fazer é deixar as emoções não processadas se moverem através de você. Precisamos limpar todas as emoções não resolvidas que estão presas dentro de nós (pois são exatamente essas coisas que são ativadas dentro de nós que nos levam a reagir pobremente e irracionalmente).
- Shadow work e cura emocional não são uma atividade intelectual! Se trata de sentir, não tem nada a ver com analisar, teorizar, pensar. Pensamentos e teorias não irão curar suas feridas internas.
- Qualquer revelação ou memória que precisamos emergirá por conta própria, e será um subproduto natural de fazermos a cura emocional. Não é nosso objetivo central buscar ativamente por memórias específicas. Nós não precisamos racionalizar e entender sobre todas as coisas que ocorreram conosco. Nenhuma quantia de entendimento ou análise irá te ajudar a verdadeiramente soltar o reservatório de emoções não resolvidas. A dor existe no seu coração, não em sua cabeça.
- O desconforto emocional é um reflexo de sua dor passada que ainda reside dentro de você. Lide com o desconforto e você curará várias feridas internas sem precisar intelectualmente entenda-las. Esse momento de desconforto é uma projeção de múltiplos traumas passados que carregam frequências emocionais parecidas, e, ao confrontar com o desconforto que você sente AGORA, você está curando esses traumas passados, sem precisa saber logicamente quais são os traumas envolvidos.
- Todo o momento de estresse emocional que você experiencia te apresenta uma oportunidade de cura. Enfrente e se cure, ou coloque para baixo de novo e corra dele e adiocione ainda mais emoções não resolvidas e processadas no seu subconsciente.
- Suas emoções presentes são conectadas a seu passado subconsciente. Todo momento do dia, os remanescentes emocionais do trauma passado estão tentando ser ventilados e liberados do seu corpo. A energia não quer ficar presa lá!
- Você não necessariamente precisa “caçar” e “procurar” por emoções desconfortáveis ou traumas passados para se curar, pois essas coisas estão se apresentando a você o tempo todo! Ela vem no seu próprio tempo e quando você precisar! Ela vem na forma de emoções desconfortáveis.
- Então, a próxima vez que algo desconfortavel vier a tona, qual é o problema? Nenhum! Só existe uma oportunidade para a integração emocional
- Você precisa aprender que é completamente OK estar em um nível energético baixo de tempo em tempo, Você não precisa lutar contra isso. Na verdade, se você não resistir, é somente assim que a cura acontece. A cura não acontece por nos FORÇAR a nos sentir bem o tempo todo. A cura acontece ao permitirmos as emoções desconfortáveis dentro de nós de se moverem, sem restrições, através de nós. Quando nos permitimos sentir o desconforto emocional sem adicionar mais medo e resistência a ele, então nó não sofreremos mais da mesma forma e podemos nos curar
- Você tem que se lembrar de que sentir, sem resistência, é exatamente como você se cura. Reconhecendo nos momentos de desconforto emocional que aquilo é para o seu bem, de que eles são uma excelente oportunidade para você parar e integrar essas emoções.
- É isso o que iremos fazer com as nossas emoções e feridas. Ao aprendermos a como nos conectar com nossas emoções, sem escapar e correr delas, colocando a nossa atenção em como a emoção se manifesta em nosso corpo, trazendo também a energia positiva utilizando mantras como “Eu aceito essas sensações” “Obrigado”…
- Então, no momento em que uma emoção negativa vem a tona, essa é a sua oportunidade de se curar.
- Um trigger ou também reatividade emocional exagerada é algo que acontece em sua vida que desencadeia uma frequência emocional que ressoa com suas emoções acumuladas dentro de você que nunca foram liberadas. Por exemplo, alguém fala pra você “Cara, você não entregou o relatório ontem”. Esse simples comentário pode causar uma extrema reação de raiva em você, revelando que existem feridas e traumas não processados dentro de você que você não está consciente.
- O trigger traz a tona uma emoção antiga que você nunca lidou. O seu cérebro acredita que a Raiva intensa que você está sentindo agora é devido ao evento que ocorreu AGORA (não reconhece que é apenas a sua dor passada que foi ativada), e então, você nunca usa essa oportunidade que o seu corpo de deu para se curar. O seu corpo emocional te forneceu uma chance para você se curar ao mostrar uma dor passada.
- Quando você é trigger isso é uma coisa boa! É o seu corpo emocional que está desesperadamente tentando soltar essa energia traumática do passado. A coisa que está te machucando no momento presente é um lembrete para você se atentar ao que você tem guardado dentro de você que nunca foi liberado ou processado. Seu corpo emocional está tentando te ajudar a te conectar com sua dor passada por meio dos triggers superficiais que você experiencia no seu dia a dia.
- Seu subconsciente está te levando em direção a sua dor não precessada, pois ele sabe que é somente assim que você poderá descobrir sua autenticidade e força interior.
“Aqueles que não aprendem nada sobre os fatos desagradáveis de suas vidas forçam a consciência cósmica que os reproduza tantas vezes quanto seja necessário. O que você nega lhe domina. O que você aceita lhe transforma! – Carl Jung“
Deixe um comentário