Você está vivendo uma vida de acordo com sua própria interpretação. O autoconceito é o seu destino. Podemos dizer que o homem é mestre de seu próprio destino, e que é o seu próprio conceito de si mesmo que determina o mundo onde vive.
Sua realidade é um reflexo da forma como você se vê e define a si mesmo. Somente através de uma mudança de consciência, mudando o seu conceito sobre si mesmo, você será capaz de mudar de vida.
Pense por um minuto, se você tivesse um conceito diferente de si mesmo, tudo seria diferente para você. Você é o que é, e por isso tudo é o que é.
Se você quiser mudar sua vida, você deve começar a mudá-la pela raiz, mudando os seus conceitos básicos de si mesmo. Uma mudança externa, tornar-se membro de organizações, grupos políticos, entidades religiosas não é o suficiente. A principal mudança deve acontecer em você, em seu próprio conceito de si.
Então, alguns pontos importantes para você se atentar:
- Sua realidade é um resultado de quem você é, do seu estado de ser (como você pensa, age e sente).
- Você não pode mudar e criar uma nova realidade sendo a mesma pessoa de sempre, você tem que migrar para um novo estado de ser (nível de consciência)
Os eventos que você observa são determinados pelo conceitos que você tem de si mesmo. Se você mudar o conceito de si mesmo agora, os eventos a sua frente no tempo serão alterados, e quando alterados, eles formam uma nova sequência determinada a partir do momento quando houve a alteração do seu conceito.
EU SOU é a realidade para a qual, aconteça o que acontecer, devemos recorrer para obter uma explicação sobre os fenômenos da vida. É o próprio conceito do EU SOU que determina a forma e o cenário de sua existência.
Tudo depende de sua atitude em relação a si mesmo; o que você não afirmar como verdade sobre si mesmo não poderá ser desperto em seu mundo. Ou seja, os seus conceitos de si mesmo, tais como “EU SOU forte,” “EU SOU seguro,” “EU SOU amado”, determina o mundo em que você vive:
É por isso que lhe foi dito: “… e que diga o fraco, ‘EU SOU forte’. (Jó 3, versículo 10)”, pois, pela sua concepção, a substância original – o EU SOU – é rearranjada, e deve, portanto, manifestar o que afirma o seu condicionamento. Este princípio rege todos os aspectos da sua vida, seja ele social, financeiro, intelectual ou espiritual.
Saúde, riqueza, beleza, e genialidade não são criadas, elas apenas se manifestam através do arranjo de sua mente, isto é, através do seu conceito de si mesmo, e o seu conceito de si mesmo é tudo o que você aceita e acredita como sendo verdade.
ELE, o EU SOU, é glorificado quando você manifesta o seu conceito mais elevado de si mesmo.
Você é livre para escolher o conceito que você aceita sobre si mesmo. Portanto, você possui o poder de intervenção, o poder que lhe permite alterar o curso do seu futuro. O processo de ascensão do seu conceito atual para um conceito mais elevado de si mesmo, é o meio para todo verdadeiro progresso. O seu conceito mais elevado está esperando por você, para que você o encarne no mundo da experiência.
(…) Assim como a Mariposa em seu desejo de conhecer a chama, estava disposta a sacrificar a si mesma, da mesma forma, para se tornar uma nova pessoa, você deve estar disposto a morrer para a sua atual concepção de si mesmo.
Neville Goddard
A maior ilusão do homem é a sua convicção de que existem fatores externos ao seu próprio estado de consciência. Tudo o que sobrevém ao homem – tudo o que é feito por ele – tudo o que vem através dele – acontece como resultado de seu estado de consciência.
A consciência do homem é tudo o que ele pensa, deseja e ama, tudo o que ele acredita e aceita como verdade. É por isso que uma mudança de consciência é necessária antes que você possa mudar o seu mundo exterior. A chuva cai como resultado de uma mudança de temperatura nas regiões superiores da atmosfera, e da mesma forma, uma mudança de circunstância acontece como resultado de uma mudança de um estado de consciência.
O que eu quero dizer aqui é as mudanças ocorrerão em sua vida quando você mudar o conceito de si mesmo. Para alcançar um nível mais elevado na vida, você deve assumir um conceito mais elevado de si mesmo.
No livro “Cartas de Cristo” isso é expresso da seguinte forma:
É tempo de examinar o seu ESQUEMA MENTAL. Temos que compreender a força do nosso “ESQUEMA MENTAL” – que é soma total de toda a programação de sua consciência e do seu subconsciente.
Seu ESQUEMA MENTAL determina o seu mundo, seus relacionamentos, suas experiências, suas conquistas, seus fracassos, suas alegrias e suas tristezas. Ele é mesmo responsável pelas suas doenças e acidentes. Você vive em um mundo feito por você mesmo.
Cartas de Cristo
Dicas para começar a mudar o seu autoconceito
Tome consciência da sua narrativa
Uma pergunta muito importante para você começar a investigar sobre a forma que você define a si mesmo (seu autoconceito) é: Qual a percepção que eu tenho de mim mesmo? Qual é a história que eu conto para mim mesmo a respeito de quem eu sou e de como a vida é?
Começa a observar as formas como você costuma se definir, os rótulos, conceitos e opiniões que você tem sobre si mesmo e o mundo. Será que eles são realmente verdadeiros? Como você tem tanta certeza de tais convicções? E se o que você pensa sobre si mesmo não for realmente verdade? Como você realmente se sente em relação a VIDA? Você acha que é vida é difícil, que o mundo é injusto e que você é uma vítima ou você enxerga oportunidades, possibilidade de crescimento e abundância?
Basicamente, todos os caminhos espirituais verdadeiros possuem como objetivo dissolver esse pequeno senso de eu, para nos abrirmos a algo muito maior do que ele, seja lá como queiramos nomear.
Jetsunma Tenzin Palmo – No coração da vida
Todo o seu progresso nessa jornada de ascenção a níveis maiores de consciencia (estados de ser mais positivos) depende de sua disponibilidade de questionar, de parar por um momento e ter a curiosidade de começar a questionar sua identidade mais profunda. Tenha essa disposição de questionar e abandonar as certezas que você tem sobre si mesmo.
É isso que Jesus quis quando disse “Na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.” – João 3:3
Sim! Você terá que largar totalmente essa identidade limitada que atualmente está identificado e renascer como algo totalmente novo.
Portanto: Questione os seus pensamentos. Questione suas histórias. Questione suas suposições. Questione suas opiniões. Questione suas conclusões. E mais importante, tenha a disposição de questionar e investigar sobre o seu senso de identidade atual.
Viva como se você já fosse o seu eu ideal
O Neville Goddard fala muito sobre isso no seu livro “O poder da consciência”:
Forme uma imagem mental do estado desejado, ou da pessoa que você quer ser. Concentre sua atenção sobre o sentimento de que você já é esta pessoa. Tire sua atenção de todas as ideias destrutivas e desagradáveis e concentre-se no ideal que você deseja alcançar. Assuma que você já é tal pessoa, que você já conquistou tais coisas que deseja, que você já é aquilo que quer ser e que você já tem aquilo que quer ter.
Imagine-se ser o ideal que você sonha e deseja. Mantenha-se atento a esse estado imaginário e tão logo quando você se sentir completamente que você já é esse ideal, ele se manifestará como realidade em seu mundo.
Se você se recusa a assumir a responsabilidade da encarnação de um novo e mais elevado conceito de si mesmo, então, você rejeita, o único meio, pelo qual a sua redenção, ou seja, a realização de seu ideal, pode ser efetuada.
Viva a sua vida com um espírito sublime de confiança e determinação e desconsidere as aparências e as condições, na verdade desconsidere todas as evidências dos sentidos que neguem a realização do seu desejo.
Repouse na concepção de que você já é aquilo que deseja ser.
Neville Goddard
Um desejo intenso pela transformação
Toda transformação começa com um intenso e ardente desejo de ser transformado. Você deve querer ser diferente (e estar disposto a ser) antes de começar a mudar a si mesmo.
Faça disso a sua prioridade máxima! Se comprometa em expandir a sua consciência, se comprometa a se desfazer de suas limitações e bloqueios e de se libertar de tudo aquilo que é pequeno e limitante em você.
Esse desejo pela expansão e liberdade deve nortear toda a sua existência! Sem esse desejo forte não há crescimento. Esse desejo deve ser até mais forte do que você tentar controlar o seu mundo externo e ganhar validação/aprovação de outras pessoas!
Todo o seu progresso será proporcional ao seu desejo de ser livre de suas limitações, do seu desejo de querer saber quem você verdadeiramente é, o desejo de ser um mestre de si mesmo!
Como Adyashanti diz: “O principal requisito para o crescimento espiritual é o desejo de conhecer a si mesmo”
Dissolva o seu passado
Temos que deixar ir o que não nos serve mais para não ficarmos carregando toda esse bagagem desnecessária em nossas costas. Constantemente estamos recriando o passado em nossas vidas e nem percebemos, isso porque ainda estamos nos segurando/apegando a muitas coisas que já nem existem mais!
Deixe um comentário